(EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.
quinta-feira, 26 de setembro de 2024
quarta-feira, 18 de setembro de 2024
A oratória da brevidade - Aula 11
A concisão é uma habilidade vital na comunicação eficaz. Ao ser breve e direto, você garante que sua mensagem seja clara, memorável, e impactante, respeitando o tempo do público e facilitando a compreensão e a tomada de decisões. Desenvolver essa habilidade pode significativamente melhorar sua capacidade de defender ideias e persuadir audiências. Seguindo essa linha de raciocínio, especialistas em negociação e vendas criaram um conceito para facilitar uma abordagem mais direta: o pitch.
Há quem defenda o princípio de que qualquer ideia pode ser compartilhada em uma viagem de elevador, ou seja, para convencer alguém do que você acredita, basta um pequeno texto.
Tome nota
Um pitch é uma apresentação concisa e persuasiva de uma ideia, produto, ou projeto, geralmente feita com o objetivo de captar a atenção de um público específico, como investidores, clientes ou parceiros.
Exemplos de pitch Antes de vermos as características de um bom pitch, vamos ver alguns exemplos. Enquanto assiste, observe o uso das técnicas de oratória que você já aprendeu. Será que você acerta qual é o melhor pitch?
terça-feira, 10 de setembro de 2024
Oratória na entrevista de emprego
Estratégias da oratória numa entrevista de emprego Oratória na entrevista de emprego
Aula 9
Oratória - 2ª e 3ª série
Objetivos da Aula
Identificar elementos da oratória aplicáveis ao momento de entrevista de emprego.
Habilidade
(EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica. Objetivos da Aula Recursos Didáticos
Um mundo em constante evolução e transformação requer inovações. Soluções originais para novos problemas só podem vir de uma mente capaz de fazer conexões. Os profissionais mais bem-sucedidos em suas funções têm uma característica em comum: eles pensam fora da caixa. O que você entende por pensar fora da caixa? Como podemos nos preparar para um futuro trabalho em atividades que ainda não foram inventadas?
Em um mundo de mudanças... Novas invenções têm transformado o mundo de maneiras inimagináveis, desde a automação de processos industriais até avanços na inteligência artificial que revolucionam a forma como interagimos com o mundo digital. Essas inovações facilitam a vida cotidiana e criam novas oportunidades no mercado de trabalho, exigindo que os profissionais se adaptem e adquiram novas habilidades. As empresas estão buscando candidatos com soft skills e privilegiam as pessoas que conseguem se destacar em um cenário de rápida evolução; para isso, estão reformulando suas estratégias de recrutamento. A capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças se tornou essencial durante o processo seletivo.
Exemplos de soft skills
domingo, 1 de setembro de 2024
Rapport: o que é, e como utilizar na sua empresa
- O rapport é o conjunto de técnicas, conscientes ou não, que as pessoas podem aplicar para gerar entrosamento imediato com qualquer outra pessoa.
- Para podermos aplicar bem as técnicas de rapport, é imprescindível treinar; fazer isso com alguém que também entenda do assunto dá oportunidade de receber feedbacks.
- O anti-rapport é um conjunto de dicas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa para sinalizar a alguém que você não tem interesse em estabelecer contato. Muitas dessas dicas já são feitas naturalmente.
Rapport é um termo em francês “rapporter” e significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”. É importante, seja para sua relação profissional ou pessoal. Nos termos de marketing, é uma técnica que os representantes de vendas usam para criar afinidade com os leads e passar uma sensação de confiança. Construir um relacionamento forte e fluido com o seu cliente lhe dará mais influência, fazendo com que ele venha a se tornar seu cliente a longo prazo. As técnicas de rapport são baseadas em prol da psicologia comportamental.
Para isso, vamos citar exemplos dessas técnicas e aprender a colocar em prática.
Espelhamento: pessoas são mais propensas a gostarem de pessoas que são semelhantes a si mesmas. Você pode adotar um posicionamento de linguagem corporal inspirado no seu cliente para tentar criar uma conexão, mostrando que você está sintonizado com os sentimentos e pensamentos dele, fazendo com que o inconsciente da outra pessoa entenda que vocês são parecidos, consequentemente fazendo seu cliente se sentir mais confortável e tranquilo.
Mostrar interesse: as pessoas são naturalmente focadas em si mesmas. Um vendedor terá dificuldade em construir um relacionamento se focar apenas em fechar o negócio. Mostrar interesse, ouvir suas necessidades e criar soluções ajudará a estabelecer uma conexão e relação amigável com o consumidor.
Bom ouvinte: significa dar toda a sua atenção a alguém que está falando. É uma habilidade de comunicação importante, para entender suas dores e, além de dar abertura ao próximo e envolver honestidade, ajuda a criar um contato mais íntimo com o cliente.
Faça perguntas: após aprender um pouco da linguagem corporal e conhecer mais o seu cliente, é hora de agir e quebrar o gelo. Escute sobre o que ele gosta e sobre suas dores, depois mostre-se interessado e comece a fazer perguntas (sem ser muito invasivo). Com essas perguntas, vocês vão se engajar em uma conversa e assim descobrir coisas em comum; arrancando informações e transformando elas em uma chave importante para seu relacionamento geral entre funcionário e cliente.
Ser positivo: uma pessoa positiva é cativante, independente do contexto. Mesmo se a pessoa não estiver na mesma sintonia que a sua, manter a postura provavelmente a fará baixar um pouco a guarda, fazendo-a entender que você está ali por ela. Construir uma comunicação/relacionamento com profissionalismo e de maneira educada vai lhe fazer ganhar pontos.
Construir essa conexão com o cliente é essencial para concretizar a venda com maior sucesso e fluidez, além de manter um contato mais intenso, amigável, honesto e confortável. Vale lembrar que usar a psicologia do rapport também serve para uso pessoal, além do profissional. Gostou da dica?
https://unifor.br/web/empreender/rapport-o-que-e-e-como-utilizar-na-sua-empresa
Atividade prática
quinta-feira, 29 de agosto de 2024
O que é rapport?
Objetivos
da Aula
•
Compreender o conceito de rapport.
Habilidades
•
(EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento
e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas
diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música;
linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de
um ou mais campos de atuação social e utilizando procedimentos e linguagens
adequados à investigação científica.
Mister M é o pseudônimo do mágico Val Valentino, que ficou famoso por revelar os truques de mágica mais comuns para o mundo. Considerando a revelação do truque que você viu anteriormente, discuta com sua turma:
Você gosta de saber como os truques de mágica são feitos? Por quê?
Você considera a mágica apresentada bem elaborada?
Existem pessoas que acreditam em mágica. Há muitas outras, entretanto, que sabem que se trata apenas de truques. Não é porque a pessoa sabe como é feito o truque que ela vai conseguir necessariamente reproduzir. Todavia, em Oratória, existem alguns truques que, quando a gente descobre como eles são feitos, basta um pouco de treinamento e uma atenção redobrada para conseguir reproduzi-los.
• De todas as temáticas estudadas até agora, houve alguma que você não conseguiu reproduzir?
• Compartilhe com seus colegas quais têm sido os seus maiores desafios em relação à Oratória.
Nesta aula, vamos apresentar mais uma técnica que pode te ajudar em momentos que você precisar discursar, mas que pode também ser bastante útil nas suas interações sociais e diárias. A técnica tem nome estrangeiro:
rapport. Você vai perceber que não é necessário conhecer outra língua para aplicá-la.
O
que é rapport?
Hábitos
de atenção
O rapport é uma técnica estudada no ramo da
Psicologia e diz respeito a encontrar formas de fazer uma ligação com a pessoa
com quem você está falando sem ser necessariamente pela linguagem verbal. Ela é
utilizada em diversas áreas, como psicologia clínica, entrevistas
investigativas, processos de seleção de pessoas, vendas, política e negociações
diversas. Esses “truques” sociais ainda não têm completo embasamento
científico, mas são bastante comuns de serem utilizados, a fim de estabelecer
uma relação pessoal, especialmente com pessoas a quem não se conhece ou se
conhece há pouco tempo. Estudar o rapport é útil não somente para aplicá-lo,
mas também para saber como se “defender” dele.
Rapport
do dia a dia
Escuta
atenta
Ouvir é apenas um processo natural do corpo
humano. Escutar vai além; diz respeito a prestar atenção no que está sendo
dito.
Toques
eventuais
Tocar
o antebraço ou o ombro da pessoa é uma forma de demonstrar estar presente
naquele momento, dedicando a sua atenção para ela. © Getty Images
Contato
visual
Em
tempos de atenção contínua aos nossos celulares, manter o olhar no olho da
pessoa com quem você fala também é uma forma de se mostrar presente.
Rapport
do dia a dia
Nome
verbalizado
O
nome da pessoa é a sua definição mais básica. Dizer o nome dela é uma forma de
valorizá-la.
Reações adequadas
Ao
escutar atentamente, sua reação precisa condizer com o que está sendo falado:
sorrir para coisas alegres é um exemplo.
Perguntas
constantes
Para
manter o diálogo, não basta apenas concordar com o que está sendo dito; é
importante fazer perguntas para evoluir a conversa.
Quando aplicam rapport comigo
Existem
muitas pessoas que conhecem as técnicas de rapport e as aplicam continuamente,
às vezes de forma tão automática que parece ser natural. Uma das situações mais
comuns é em interações entre comprador e vendedor. Comumente, os vendedores
tentam nos oferecer produtos e serviços dos quais não precisamos e/ou não
queremos, mas podemos ser persuadidos a partir de um vínculo pessoal que foi
criado quase que instantaneamente, embora tenha sido artificial e passageiro.
CONSTRUINDO O CONCEITO - PUXE MAIS!!!
quarta-feira, 21 de agosto de 2024
O que é autoapresentação?
Objetivos da aula
Compreender as diferentes técnicas para uma boa autoapresentação;
Identificar formas positivas de apresentar um discurso improvisado.
Afinal, quem é você?
Há quem pense que se definir é se limitar, mas é melhor pensar que se definir é fazer escolhas. Apesar de você ser muitas coisas, a depender do lugar e das pessoas que perguntam, definir-se é escolher o que você quer e/ou precisa mostrar. Entretanto, a jornada de autoconhecimento é necessária e recomendável. O assunto sobre o qual cada pessoa tem mais segurança de falar é ela mesma, mas mesmo esse assunto pode se tornar vago e superficial se o autoconhecimento for assim. Nesta e nas próximas aulas, vamos pensar um pouco sobre quem nós somos para pensar em como nos apresentar para um mundo que, constantemente, questiona: “quem é você?”.
Elízio (2021) define autoapresentação como “um gênero textual-discursivo que tem por finalidade principal apresentar ao interlocutor o enunciador da forma imaginativa que este se vê. É o ‘reflexo’ do apresentador descrito por ele mesmo.” Sendo assim, qualquer momento de autoapresentação será subjetivo, isto é, apenas uma visão interpretativa a respeito de si mesmo. Como dito anteriormente, não é se limitar, mas escolher os elementos que se quer e/ou precisa revelar, a depender de um recorte com base no que a pessoa pensa de si mesma. Para esse momento, pelo menos três elementos indispensáveis precisam ser considerados, conforme descritos no slide a seguir.
Preparando um discurso em segundos
1-Monte um esquema mental
Traçar rapidamente uma linha de raciocínio para a sua fala pode ajudar. Se possível, anote os tópicos.
2- Estabeleça a mensagem central
O que você não pode deixar que as pessoas saiam sem saber?
Qual o principal motivo de você estar ali?
3- Estabeleça a mensagem central
O que você não pode deixar que as pessoas saiam sem saber? Qual o principal motivo de você estar ali?
4- Pergunte
Em vez de monopolizar a fala, faça perguntas e deixe seu público falar enquanto você pensa.
5- Repita
A mesma informação pode ser dita de maneiras diferentes e repetir um dado pode ajudar a ganhar tempo.
6- Permita-se parar
Quando o assunto acabar, não é problema parar. Saber parar é tão importante quanto saber continuar.
Autoconhecimento é um desafio
O equilíbrio adequado de saber quais são os seus limites e quando você pode ir além é um desafio diário. Existem determinados contextos difíceis que a gente deveria enfrentar, pensando em crescer, aprender e se desenvolver. Porém, há muitos outros que vão além dos nossos limites e nós não deveríamos encará-los, porque podem nos prejudicar, não só imediatamente, mas também em longo prazo. Você consegue pensar em um contexto que está além das suas capacidades? Gostaria de compartilhar uma situação com a turma? Como você poderia ter driblado essa situação? Lembre-se de que os desafios indicados para se aprender a ser um bom orador não estão além da sua capacidade. Todos podemos praticar a Oratória no dia a dia.
Então, ficamos assim…
1- Falar sobre si mesmo normalmente é o assunto que as pessoas mais dominam. É preciso se conhecer para poder falar sobre si nos mais variados contextos.
2- A segurança para se apresentar passa por entender o ambiente em que se está inserido, o objetivo que se quer atingir e a necessidade de revelar a sua essência.
3- Improvisar discursos, inclusive de autoapresentação, é um desafio que pode ser treinado. A cada vez que se estabelecem etapas claras sobre o que se quer falar, está sendo feita uma etapa de treinamento que se tornará mais fácil a cada vez que a pessoa se vir em momentos em que terá de improvisar a fala.
Objetivos da aula
Experimentar técnicas para uma boa autoapresentação;
Avaliar uso do improviso na autoapresentação.
No vídeo a seguir, o palhaço e improvisador Márcio Ballas fala sobre o olhar do sim, algo que pode ajudar você na sua jornada de desenvolvimento das habilidades ligadas à Oratória, especialmente no que diz respeito aos momentos que nos são apresentados de surpresa. Assista ao vídeo de 09:50 até 11:22 para discutir com seus colegas essa técnica.
quarta-feira, 7 de agosto de 2024
A Importância da Oratória no Cotidiano: Comunicando com Confiança e Eficácia.
Resumo: A oratória desempenha um papel fundamental em nossa vida cotidiana. Este artigo explora a importância da oratória em diversos contextos, desde a comunicação interpessoal até o sucesso profissional, destacando como o domínio dessa habilidade pode melhorar relacionamentos, carreiras e a qualidade geral de vida. Além disso, são oferecidas dicas práticas para aprimorar suas habilidades de comunicação verbal.
Introdução: A Oratória como Habilidade Fundamental na Atualidade
A oratória, que compreende a arte de falar em público com eloquência e eficácia, é uma habilidade essencial em um mundo onde a comunicação desempenha um papel preponderante em todos os aspectos de nossa vida. Não se trata apenas de discursos públicos e apresentações formais, mas de como nos expressamos no dia a dia, seja em uma conversa com amigos, em uma reunião de trabalho, ou em situações que envolvem decisões importantes. O objetivo deste artigo é explorar detalhadamente a importância da oratória no cotidiano, abordando suas aplicações em diversos contextos e fornecendo orientações para seu aprimoramento.
1. Comunicação Interpessoal: Relacionamentos Mais Fortes e Profundos
A oratória desempenha um papel crucial na comunicação interpessoal, ajudando a construir relacionamentos mais fortes e profundos. A seguir, algumas maneiras como ela impacta positivamente as relações pessoais:
Clareza na Expressão de Sentimentos e Pensamentos: A oratória permite que as pessoas expressem seus sentimentos e pensamentos de maneira clara, evitando mal-entendidos e conflitos.
Empatia e Compreensão: Ao falar com empatia e eficácia, podemos criar conexões mais profundas com os outros, demonstrando que valorizamos suas perspectivas e opiniões.
Resolução de Conflitos: Habilidades oratórias bem desenvolvidas facilitam a resolução de conflitos de forma pacífica e construtiva, resultando em relações mais harmoniosas.
2. Vida Profissional: Uma Vantagem Competitiva
No ambiente de trabalho, a oratória é uma habilidade altamente valorizada. Ela desempenha um papel fundamental em diversas áreas:
Apresentações de Negócios: A habilidade de comunicar com confiança e persuasão é crucial para apresentações de negócios eficazes, que podem influenciar investidores, parceiros e clientes.
Negociações Bem-sucedidas: Negociar contratos, acordos e prazos requer habilidades de comunicação que permitam a obtenção de resultados vantajosos.
Liderança Eficaz: Líderes com habilidades oratórias sólidas são capazes de inspirar, motivar e alinhar equipes na busca de objetivos comuns.
Entrevistas e Desenvolvimento de Carreira: Entrevistas de emprego, feedback construtivo e comunicação com colegas são áreas em que a oratória é fundamental para o sucesso profissional.
3. Tomada de Decisões: Clareza e Assertividade
A oratória contribui significativamente para a tomada de decisões em diversas áreas da vida. Suas implicações incluem:
Clareza de Pensamento: A capacidade de organizar e expressar ideias de forma clara melhora a capacidade de tomar decisões informadas.
Argumentação Eficaz: Uma comunicação persuasiva é útil ao defender opiniões e pontos de vista, o que pode influenciar decisões individuais e coletivas.
4. Empoderamento Pessoal: Confiança e Autoestima
Dominar a oratória pode fortalecer a confiança e a autoestima. Quando se consegue se expressar de maneira convincente, uma sensação de empoderamento se instala:
Autoconfiança: A habilidade de comunicar-se eficazmente gera autoconfiança, que é transferida para outras áreas da vida.
Autoestima: A oratória bem-sucedida pode elevar a autoestima ao proporcionar a sensação de controle sobre a comunicação e o impacto nas relações pessoais.
5. Participação Cívica: Influência e Mudança
A oratória desempenha um papel fundamental na participação cívica e na advocacia por mudanças. Suas implicações incluem:
Debates Políticos: A capacidade de comunicar-se de forma convincente é fundamental para participar em debates políticos e influenciar a opinião pública.
Advocacia e Ativismo: A oratória é uma ferramenta poderosa na defesa de causas, permitindo que indivíduos influenciem positivamente a sociedade.
Dicas para Aprimorar Suas Habilidades de Oratória:
A seguir, algumas dicas práticas para aprimorar suas habilidades de oratória:
Prática Regular: Participe de grupos de discussão, faça apresentações ou pratique discursos regularmente para ganhar confiança e habilidade.
Estudo de Grandes Oradores: Aprenda com os mestres da oratória estudando discursos de grandes líderes e oradores, como Martin Luther King Jr., Winston Churchill e outras figuras históricas.
Linguagem Corporal: A postura, gestos e expressões faciais desempenham um papel crucial na comunicação eficaz. Esteja ciente de sua linguagem corporal.
Organização de Ideias: Estruture suas mensagens de forma clara, com uma introdução, desenvolvimento e conclusão, para que seu público possa acompanhá-lo facilmente.
Ouvir Atentamente: A oratória envolve não apenas falar, mas também ouvir. Esteja disposto a ouvir e a responder de maneira eficaz.
Conclusão: A Importância da Oratória no Cotidiano
Em resumo, a oratória é uma habilidade versátil que influencia positivamente a qualidade de nossa vida cotidiana. Comunicar-se com clareza, confiança e eloquência é fundamental em relacionamentos pessoais, sucesso profissional e na esfera pública. Investir tempo e esforço no aprimoramento de suas habilidades de oratória é um investimento valioso em si mesmo e em seu futuro. Portanto, não subestime a importância da oratória no cotidiano e busque constantemente aprimorar essa habilidade
quarta-feira, 31 de julho de 2024
Um bom discurso
domingo, 2 de junho de 2024
Aulas 13 e 14
Elementos da conclusão do discurso
Reconhecer os elementos da conclusão de um discurso;
Delimitar a conclusão de um discurso.
“A primeira impressão é a que fica.” Certamente você já ouviu esse ditado. Mas e a última impressão? Será que não é tão importante quanto a primeira? Já aconteceu de você assistir a um filme que começa super “parado”, sem emoção, mas no qual você insiste e o final é surpreendente? Você se lembra de alguma situação como essa?
Etapa de conclusão:
• Recapitular a essência da mensagem.
• Concluir uma reflexão ou deixar uma questão em aberto para que o público reflita.
• Finalizar com agradecimentos.
• Abrir para perguntas.
Assistam ao discurso de Amina J. Mohammed, vice-secretária geral da ONU, sobre os objetivos globais do milênio. Em grupos, identifiquem o trecho em que ela faz a transição do desenvolvimento para a conclusão e, depois, a conclusão propriamente dita. Façam registros da atividade em seus cadernos.
Defina os recursos para diferentes cenários:
• Vocês usariam microfone? Por quê? • Qual seria o tom de voz adequado para o cenário? • Que tipo de roupa escolheriam? • Usariam uma aprese...

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