quinta-feira, 29 de agosto de 2024

O que é rapport?

 

Objetivos da Aula

• Compreender o conceito de rapport.

Habilidades

• (EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

Mister M é o pseudônimo do mágico Val Valentino, que ficou famoso por revelar os truques de mágica mais comuns para o mundo. Considerando a revelação do truque que você viu anteriormente, discuta com sua turma: 

 Você gosta de saber como os truques de mágica são feitos? Por quê?

 Você considera a mágica apresentada bem elaborada?


Existem pessoas que acreditam em mágica. Há muitas outras, entretanto, que sabem que se trata apenas de truques. Não é porque a pessoa sabe como é feito o truque que ela vai conseguir necessariamente reproduzir. Todavia, em Oratória, existem alguns truques que, quando a gente descobre como eles são feitos, basta um pouco de treinamento e uma atenção redobrada para conseguir reproduzi-los. 

 • De todas as temáticas estudadas até agora, houve alguma que você não conseguiu reproduzir?

 • Compartilhe com seus colegas quais têm sido os seus maiores desafios em relação à Oratória. 

 Nesta aula, vamos apresentar mais uma técnica que pode te ajudar em momentos que você precisar discursar, mas que pode também ser bastante útil nas suas interações sociais e diárias. A técnica tem nome estrangeiro: 

rapport. Você vai perceber que não é necessário conhecer outra língua para aplicá-la.

O que é rapport?

Hábitos de atenção

 O rapport é uma técnica estudada no ramo da Psicologia e diz respeito a encontrar formas de fazer uma ligação com a pessoa com quem você está falando sem ser necessariamente pela linguagem verbal. Ela é utilizada em diversas áreas, como psicologia clínica, entrevistas investigativas, processos de seleção de pessoas, vendas, política e negociações diversas. Esses “truques” sociais ainda não têm completo embasamento científico, mas são bastante comuns de serem utilizados, a fim de estabelecer uma relação pessoal, especialmente com pessoas a quem não se conhece ou se conhece há pouco tempo. Estudar o rapport é útil não somente para aplicá-lo, mas também para saber como se “defender” dele.

 

Rapport do dia a dia

Escuta atenta

Ouvir é apenas um processo natural do corpo humano. Escutar vai além; diz respeito a prestar atenção no que está sendo dito.

Toques eventuais

Tocar o antebraço ou o ombro da pessoa é uma forma de demonstrar estar presente naquele momento, dedicando a sua atenção para ela. © Getty Images

Contato visual

Em tempos de atenção contínua aos nossos celulares, manter o olhar no olho da pessoa com quem você fala também é uma forma de se mostrar presente.

 

Rapport do dia a dia

Nome verbalizado

O nome da pessoa é a sua definição mais básica. Dizer o nome dela é uma forma de valorizá-la.

 Reações adequadas

Ao escutar atentamente, sua reação precisa condizer com o que está sendo falado: sorrir para coisas alegres é um exemplo.

Perguntas constantes

Para manter o diálogo, não basta apenas concordar com o que está sendo dito; é importante fazer perguntas para evoluir a conversa.




Quando aplicam rapport comigo

Existem muitas pessoas que conhecem as técnicas de rapport e as aplicam continuamente, às vezes de forma tão automática que parece ser natural. Uma das situações mais comuns é em interações entre comprador e vendedor. Comumente, os vendedores tentam nos oferecer produtos e serviços dos quais não precisamos e/ou não queremos, mas podemos ser persuadidos a partir de um vínculo pessoal que foi criado quase que instantaneamente, embora tenha sido artificial e passageiro.



CONSTRUINDO O CONCEITO - PUXE MAIS!!!

O que pode dar errado?
 Agora que você conheceu as principais técnicas de rapport,

assista ao vídeo a seguir e tente identificar o que não foi feito adequadamente




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 (EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materiali...