quarta-feira, 18 de setembro de 2024

A oratória da brevidade - Aula 11

A concisão é uma habilidade vital na comunicação eficaz. Ao ser breve e direto, você garante que sua mensagem seja clara, memorável, e impactante, respeitando o tempo do público e facilitando a compreensão e a tomada de decisões. Desenvolver essa habilidade pode significativamente melhorar sua capacidade de defender ideias e persuadir audiências. Seguindo essa linha de raciocínio, especialistas em negociação e vendas criaram um conceito para facilitar uma abordagem mais direta: o pitch.



Há quem defenda o princípio de que qualquer ideia pode ser compartilhada em uma viagem de elevador, ou seja, para convencer alguém do que você acredita, basta um pequeno texto.


Tome nota

Um pitch é uma apresentação concisa e persuasiva de uma ideia, produto, ou projeto, geralmente feita com o objetivo de captar a atenção de um público específico, como investidores, clientes ou parceiros.


Exemplos de pitch Antes de vermos as características de um bom pitch, vamos ver alguns exemplos. Enquanto assiste, observe o uso das técnicas de oratória que você já aprendeu. Será que você acerta qual é o melhor pitch?




Vantagens do pitch – Parte 1

Vantagens do pitch – Parte 2


Exemplos de pitch Quer saber qual foi o pitch vencedor e o porquê? No vídeo a seguir, está a continuação do anterior. Aprenda com os feedbacks do investidor.





Tipos de pitch – Parte 1





Tipos de pitch – Parte 2



Criando um pitch


Agora, vamos treinar a execução de um pitch, e o assunto será aquele que você mais domina: você mesmo. A rigor, você vai recriar a sua autoapresentação. Imagine que você foi convidado para um jantar com reitores de faculdades particulares, dispostos a conceder bolsa integral para alguns alunos. Você sabe que muitas pessoas vão tentar essas vagas, e você tem, no máximo, 1 minuto para convencer esses reitores de que você merece uma delas. 
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

 (EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materiali...