terça-feira, 10 de setembro de 2024

Oratória na entrevista de emprego

Estratégias da oratória numa entrevista de emprego Oratória na entrevista de emprego

 Aula 9 

Oratória - 2ª e 3ª série

Objetivos da Aula

Identificar elementos da oratória aplicáveis ao momento de entrevista de emprego.


Habilidade

(EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica. Objetivos da Aula Recursos Didáticos 

Um mundo em constante evolução e transformação requer inovações. Soluções originais para novos problemas só podem vir de uma mente capaz de fazer conexões. Os profissionais mais bem-sucedidos em suas funções têm uma característica em comum: eles pensam fora da caixa. O que você entende por pensar fora da caixa? Como podemos nos preparar para um futuro trabalho em atividades que ainda não foram inventadas?


Em um mundo de mudanças... Novas invenções têm transformado o mundo de maneiras inimagináveis, desde a automação de processos industriais até avanços na inteligência artificial que revolucionam a forma como interagimos com o mundo digital. Essas inovações facilitam a vida cotidiana e criam novas oportunidades no mercado de trabalho, exigindo que os profissionais se adaptem e adquiram novas habilidades. As empresas estão buscando candidatos com soft skills e privilegiam as pessoas que conseguem se destacar em um cenário de rápida evolução; para isso, estão reformulando suas estratégias de recrutamento. A capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças se tornou essencial durante o processo seletivo.

Exemplos de soft skills



No mercado de trabalho, pessoas criativas são agora mais valorizados do que nunca, pois as empresas buscam talentos que possam trazer uma nova perspectiva e impulsionar o progresso. Nesse contexto, as entrevistas de emprego se tornaram uma plataforma para os candidatos demonstrarem não apenas suas habilidades técnicas, mas também sua capacidade de pensar fora da caixa e contribuir para a cultura de inovação da empresa.

Para uma boa entrevista de emprego



ATIVIDADE




Em grupos de até quatro pessoas, elaborem perguntas que avaliem adequadamente as soft skills que vocês julgarem mais relevantes. Lembrem-se de fazer perguntas que exijam criatividade na resposta, para que depois seja possível avaliar essa característica. 

• Evitem perguntas “casca de banana”, ou seja, que tenham uma intenção obscura ou uma resposta esperada, pois estas são construídas apenas com o intuito de prejudicar o candidato.
• Evitem também perguntas cujas respostas sejam apenas “sim” ou “não”. 
Exemplo de pergunta ruim: “você trabalha bem em equipe?”

Exemplo de pergunta boa: “conte uma experiência positiva de um trabalho em equipe de que você participou”.



O humor utiliza o exagero como estratégia para provocar o riso. No vídeo ao lado, é óbvio que existem algumas reações exageradas pelo efeito humorístico. Entretanto, são apresentados alguns comportamentos e reações que podem ser postos em prática por qualquer pessoa no momento de entrevista de emprego. Você consegue identificar? Quais respostas da entrevista poderiam ser minimamente adaptadas para serem colocadas em prática na vida real? Quais não seriam recomendadas?


Análise da entrevista

Antes de analisarem as respostas, façam uma análise coletiva sobre as perguntas. 
Houve alguma pergunta desnecessária? 

Houve alguma pergunta que poderia ter sido mais bem elaborada? 

Alguém improvisou alguma pergunta que se tornou essencial para a conversa? 

Qual pergunta deveria ter aparecido no roteiro?

imagens: pixabay







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 (EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materiali...