Reconhecer os elementos
da conclusão de um
discurso;
Delimitar a conclusão de um
discurso.
“A primeira impressão é a que fica.”
Certamente você já ouviu esse ditado. Mas e a
última impressão? Será que não é tão importante
quanto a primeira?
Já aconteceu de você assistir a um filme que
começa super “parado”, sem emoção, mas no
qual você insiste e o final é surpreendente? Você
se lembra de alguma situação como essa?
Etapa de conclusão:
• Recapitular a essência da mensagem.
• Concluir uma reflexão ou deixar uma questão em aberto para que o
público reflita.
• Finalizar com agradecimentos.
• Abrir para perguntas.
Assistam ao discurso de Amina J.
Mohammed, vice-secretária geral da
ONU, sobre os objetivos globais do
milênio.
Em grupos, identifiquem o trecho em que
ela faz a transição do desenvolvimento
para a conclusão e, depois, a conclusão
propriamente dita. Façam registros da
atividade em seus cadernos.
Aula 14
Diferenciar elementos que
compõem a conclusão de
um discurso;
Elaborar conclusão de
discurso sobre tema de
seu interesse.
Vocês assistirão a um trecho da
fala da educadora Taly Szwarcfiter
sobre o tema: “Construindo
caminhos com propósito”. Sabendo
que para desenvolver o assunto
central é importante confirmar o
que foi anunciado na introdução e
na preparação, converse com o
colega ao lado e identifiquem os
argumentos que ela utiliza para
confirmar a sua proposição de que
“existem caminhos e eu posso
fazer eles darem certo”.
Conclusão
É a última oportunidade para
convencer a plateia. Para tanto,
deve-se falar com mais vibração,
imprimir um ritmo mais acentuado na
pronúncia das palavras e aumentar a
intensidade da voz (sem exagero),
um pouco mais alto que o volume
utilizado nas partes anteriores.
A recapitulação refere-se ao resumo
dos principais aspectos abordados no
assunto central. Ela deve ser curta,
normalmente uma ou duas frases e, se
os elementos abordados na
confirmação forem poucos ou simples,
poderá ser dispensada.
No epílogo, você recorre aos conceitos
éticos e usa uma fala mais envolvente.
Em cada afirmação é possível observar
uma eloquência mais comovida,
conquistando o público definitivamente.
Assista ao fim da palestra da
educadora Taly Szwarcfiter e
avalie a conclusão que ela
escolheu para o seu
discurso.
Para isso, você irá usar uma
tabela para avaliação, que
consta no próximo slide,
respondendo sim ou não
para cada item.
Pense em um tema de seu interesse. Se você fosse palestrar sobre
esse tema, como seria sua conclusão? Escreva rapidamente como
seria sua introdução e desenvolvimento, mas enfatize a parte da
conclusão.
Pense que você precisaria convencer alguém sobre sua opinião em
menos de 1 minuto.
O professor irá solicitar que alguns de vocês compartilhem com a
turma seus escritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário