Reconhecer os elementos
da conclusão de um
discurso;
Delimitar a conclusão de um
discurso.
“A primeira impressão é a que fica.”
Certamente você já ouviu esse ditado. Mas e a
última impressão? Será que não é tão importante
quanto a primeira?
Já aconteceu de você assistir a um filme que
começa super “parado”, sem emoção, mas no
qual você insiste e o final é surpreendente? Você
se lembra de alguma situação como essa?
Etapa de conclusão:
• Recapitular a essência da mensagem.
• Concluir uma reflexão ou deixar uma questão em aberto para que o
público reflita.
• Finalizar com agradecimentos.
• Abrir para perguntas.
Assistam ao discurso de Amina J.
Mohammed, vice-secretária geral da
ONU, sobre os objetivos globais do
milênio.
Em grupos, identifiquem o trecho em que
ela faz a transição do desenvolvimento
para a conclusão e, depois, a conclusão
propriamente dita. Façam registros da
atividade em seus cadernos.
Aula 14
Diferenciar elementos que
compõem a conclusão de
um discurso;
Elaborar conclusão de
discurso sobre tema de
seu interesse.
Vocês assistirão a um trecho da
fala da educadora Taly Szwarcfiter
sobre o tema: “Construindo
caminhos com propósito”. Sabendo
que para desenvolver o assunto
central é importante confirmar o
que foi anunciado na introdução e
na preparação, converse com o
colega ao lado e identifiquem os
argumentos que ela utiliza para
confirmar a sua proposição de que
“existem caminhos e eu posso
fazer eles darem certo”.
Conclusão
É a última oportunidade para
convencer a plateia. Para tanto,
deve-se falar com mais vibração,
imprimir um ritmo mais acentuado na
pronúncia das palavras e aumentar a
intensidade da voz (sem exagero),
um pouco mais alto que o volume
utilizado nas partes anteriores.
A recapitulação refere-se ao resumo
dos principais aspectos abordados no
assunto central. Ela deve ser curta,
normalmente uma ou duas frases e, se
os elementos abordados na
confirmação forem poucos ou simples,
poderá ser dispensada.
No epílogo, você recorre aos conceitos
éticos e usa uma fala mais envolvente.
Em cada afirmação é possível observar
uma eloquência mais comovida,
conquistando o público definitivamente.
Assista ao fim da palestra da
educadora Taly Szwarcfiter e
avalie a conclusão que ela
escolheu para o seu
discurso.
Para isso, você irá usar uma
tabela para avaliação, que
consta no próximo slide,
respondendo sim ou não
para cada item.
Pense em um tema de seu interesse. Se você fosse palestrar sobre
esse tema, como seria sua conclusão? Escreva rapidamente como
seria sua introdução e desenvolvimento, mas enfatize a parte da
conclusão.
Pense que você precisaria convencer alguém sobre sua opinião em
menos de 1 minuto.
O professor irá solicitar que alguns de vocês compartilhem com a
turma seus escritos.
Compreender a
argumentação como
estratégia de abordagem do
assunto central de um
discurso.
Categorizar argumentos.
Argumentação no assunto central do discurso
Refutação no assunto central do texto
Jorge é gerente de uma empresa e a diretoria pediu que ele se aperfeiçoasse em inteligência artificial (IA) e, depois, repassasse esse conhecimento ao time. Na cidade onde Jorge mora estão acontecendo palestras sobre o assunto em um evento de informática. Ele foi a duas delas, porém percebeu que os palestrantes abordaram o assunto de formas diferentes. Então, ele decidiu elaborar um pequeno relatório comparativo para decidir qual das duas palestras levará em consideração para reportar aos colegas. Veja o relatório de Jorge:
Palestrante A
Palestrante engraçado e que falou sobre diversos assuntos relacionados à inteligência artificial. Usou uma linguagem bem informal, tentando parecer mais natural ao falar. Disse quando surgiu a IA, deu exemplos de empresas que ficaram ricas usando essa tecnologia e falou que precisamos ter cuidado porque, no futuro, ela irá roubar nossos empregos.
Palestrante B
Palestrante enérgico e motivado,
que falou apenas a respeito de um
tema relacionado à inteligência
artificial: “Práticas administrativas
inovadoras com o uso de IA”. Usou
linguagem formal, porém a
palestra fluiu naturalmente. Contou
histórias para exemplificar os
conceitos, usou dados de
pesquisas e mencionou hipóteses
de como as pessoas podem se
beneficiar dessa tecnologia.
Em duplas, reflitam:
• Analisando as informações
que Jorge coletou, qual das
duas palestras ele deve
repassar para os colegas?
• O que faz vocês pensarem
assim?
Para que a etapa de
desenvolvimento de uma
apresentação seja bem-sucedida, é
fundamental saber argumentar.
O indivíduo que sabe argumentar:
• É mais respeitado.
• É ouvido com mais atenção.
• Consegue ser mais persuasivo.
Alguns recursos podem ser utilizados para destacar argumentos:
• Pausas expressivas:
o Antes da fala – promova sensação de suspense;
o Depois da fala – promova reflexão.
• Elementos de transição:
o “Preste atenção nessa questão importantíssima...”
o “Quem poderia resistir a essa verdade?”
• Pronúncia das palavras:
o Fale com intensidade;
o Fale pausadamente.
Argumentação é persuasão e convencimento.
É muito difícil convencer alguém sem apresentar
organização e clareza nas informações. Portanto, é
muito importante organizar um fluxo de pensamento,
ou seja, construir uma ordem lógica para estruturar
os argumentos, do início ao fim da apresentação.
Agora, leiam as frases abaixo sobre argumentação e preencham corretamente
as lacunas.
1. A melhor decisão é a de começar com um ____ argumento, não o
melhor, mas um ____ argumento para chamar a atenção, criar
expectativa e ______ os ouvintes a acompanhar sua mensagem.
A. péssimo, triste e motivar.
B. excelente, péssimo e desmotivar.
C. extenso, longo e chamar.
D. bom, bom e motivar.
2. À medida que for crescendo com o peso dos argumentos,
destaque a _______ deles usando mais ou menos ______ da voz.
Faça pausas antes e depois das palavras que caracterizam a
essência do argumento, ou pronuncie _______ as sílabas dessas
palavras.
A. irrelevância, tom e pausadamente.
B. importância, volume e pausadamente.
C. relevância, volume e rapidamente.
D. importância, tom e rapidamente.
3. Lembre-se de que cabe a você, pela maneira como se expressa,
mostrar o _____ e a _______de cada um de seus argumentos. Se
você não se empenhar em realçar o peso de cada um, talvez os
transmita como se fossem informações ______, sem nenhum
atrativo especial.
A. conteúdo, irrelevância e raras.
B. valor, competência e pertinentes.
C. valor, importância e comuns.
D. sentimento, leveza e comuns.
d-b, c
Agora que vocês já conhecem a importância de ter argumentos sólidos e
fontes confiáveis para construir o desenvolvimento de uma apresentação,
produzam, em grupos, dois parágrafos de desenvolvimento para uma
palestra com o tema: “Qualidade da educação e crescimento
econômico”. Para isso, assistam ao vídeo que o(a) professor(a) irá
passar, produzido pelo instituto Todos Pela Educação. Ele apresenta
dados que podem ser usados como argumentos.
Escrevam o texto no caderno. Depois, compartilhem com a turma
conforme as orientações do(a) professor(a).
Aula 12
Compreender a refutação
como estratégia de
abordagem do assunto
central de um discurso;
Diferenciar os tipos de
refutação.
Após assistir ao vídeo,
compartilhe com o colega
suas impressões sobre os
movimentos
argumentativos,
principalmente no que se
refere ao processo de
refutação.
O assunto central é a parte mais importante
do discurso, pois todo o movimento
argumentativo é desenvolvido por causa dele.
Todas as outras partes – introdução,
preparação e conclusão –, dependendo das
circunstâncias, poderão até mesmo ser
dispensadas, fato que não ocorrerá com o
assunto central, porque ele é a própria razão
da existência do discurso.
São elementos do assunto central: a
confirmação e a refutação.
Confirmação
Trata-se do segmento do assunto
central que atenderá às indicações
anunciadas na introdução e na
preparação do discurso. Se foi uma
proposição, agora ela será
cumprida.
É nesta parte do discurso que você
deverá reunir todos os seus esforços
e utilizar toda a sua capacidade para
convencer ou persuadir os ouvintes.
Para confirmar, relacione todos os
argumentos que puder encontrar,
como o uso de exemplos,
comparações, pesquisas,
testemunhos, entre outros.
Refutação
É o segmento do assunto central que serve para
defender a confirmação das objeções colocadas
expressamente pelos adversários ou até mesmo
percebidas no silêncio do auditório.
A refutação deverá ocorrer conforme a
circunstância, ou seja, se a objeção for contra um
argumento usado, deverá se dar imediatamente; se
for contra uma grande parte ou todos os
argumentos, poderá ocorrer após a confirmação.
Movimento de refutação: apresenta-se uma tese em desacordo com
a ideia (opinião) exposta ou com a sua sustentação.
Nesse sentido, os argumentos apresentados funcionarão como
contra-argumentos, ou seja, argumentos contrários à ideia discutida.
Alguns de seus principais marcadores são:
• expressões metalinguísticas: é falso que..., não é verdadeiro que...
etc.;
• operadores argumentativos: ao contrário, mesmo assim etc.
Em duplas, preencham o quadro a seguir, elaborando uma refutação
para a sustentação apresentada em relação à ideia discutida:
A privatização do ensino público é necessária.
Vocês devem contra-argumentar, buscando negar o que está sendo
apresentado e propondo uma visão diferente sobre o assunto.
O professor vai solicitar a alguns de vocês que compartilhem com a
turma seus escritos.
Formas de abordar o assunto central de um discurso
Reconhecer e diferenciar formas de abordar o assunto central de um discurso;
Elaborar assunto central de um discurso.
Pertinência ao tema Trata-se da associação do repertório legitimado, ao menos, a um dos elementos do tema. Essa associação pode se dar por sinônimos, hiperônimos ou hipônimos, na citação direta ou no uso do repertório. Uso produtivo ocorre o uso produtivo de repertório legitimado e pertinente ao tema quando o participante vincula esse repertório à discussão proposta. Espera-se que esse repertório seja mobilizado no texto com o intuito de construir uma comparação ou um contraponto ou uma exemplificação entre ele e a discussão proposta pelo participante, ainda que de forma pontual.
Repertório não legitimado
Trata-se de repertório em que se utilizam informações, fatos, situações e experiências vividas SEM respaldo nas Áreas do Conhecimento (científicas ou culturais).
Repertório legitimado
Trata-se de repertório em que se utilizam informações, fatos, situações e experiências vividas COM respaldo nas Áreas do Conhecimento.
1. Conceitos e suas definições – para essa ocorrência, o conceito deve necessariamente estar acompanhado de sua definição. Ex.: “A cidadania – complexo de direitos e deveres atribuídos aos indivíduos que integram uma nação e que abrange direitos políticos, sociais e civis – garante que toda pessoa deve ter direito à saúde.” REPERTÓRIO LEGITIMADO No exemplo acima, nota-se que o conceito “cidadania” é acompanhado de sua definição, o que configura repertório legitimado.
Ex.: “É urgente pensarmos nos avanços e impasses em torno da cidadania da pessoa com transtorno mental.” REPERTÓRIO NÃO LEGITIMADO Nesse exemplo, porém, o conceito de cidadania, embora ligado a uma Área do Conhecimento, não configura repertório legitimado, porque não está diretamente acompanhado de sua definição.
2. Informações/citações/fatos acompanhados de referência a uma área do conhecimento – para essa ocorrência, é preciso considerar algumas possibilidades, a saber:
a. Referência direta a áreas do conhecimento (Sociologia, Filosofia, Literatura, Educação, Direito, Medicina, Linguística etc.), desde que elas sejam mobilizadas como a fonte de uma informação, indicando que são responsáveis pela produção e/ou divulgação do conhecimento. As nomenclaturas aqui exemplificadas estão diretamente ligadas às disciplinas de uma área do conhecimento; por isso, não é necessário especificar o estudo a que se referem.
Ex.: “Para a Antropologia, o indivíduo consiste num ser individual, conhecido pela sua existência única e indivisível, por isso não pode ser vítima de estigmas”.
REPERTÓRIO LEGITIMADO Nesse exemplo, a Antropologia, além de ser uma disciplina diretamente ligada a uma área do conhecimento, é utilizada como fonte da informação apresentada no período, o que configura repertório legitimado. Ex.: “Há pessoas que não acreditam que a Psicologia contribua para a saúde do indivíduo”.
REPERTÓRIO NÃO LEGITIMADO O excerto acima faz referência a uma área do conhecimento. No entanto, a menção à Psicologia não é utilizada como uma fonte de informação e, por isso, configura-se apenas como repertório não legitimado.
b. Referência a um estudo ou a um produto resultante de uma Área do Conhecimento (livros, obras, peças, filmes, esculturas, músicas, estudos, pesquisas etc.). Ex. 1: “O filme Melhor é impossível mostra um indivíduo com transtorno mental que aprende a conviver e amar outras pessoas”. Ex. 2: “A obra O alienista discute a loucura de modo bastante interessante”.
REPERTÓRIO LEGITIMADO Nos dois exemplos acima, há especificação de um produto ligado a uma área do conhecimento, o que configura repertório legitimado.
c. Referência a personalidades, celebridades, figuras, personagens diretamente ligados a uma área do conhecimento. Ex. 1: “Erasmo de Roterdã discutiu a loucura em uma obra bastante conhecida”. Ex. 2: “Vincent van Gogh é conhecido como um artista genial e louco”.
REPERTÓRIO LEGITIMADO Nos exemplos anteriores, nota-se que a especificação de uma personalidade diretamente ligada a uma área do conhecimento respalda as informações apresentadas em cada período, o que configura repertório legitimado.
d. Referência aos meios de comunicação conhecidos, como redes sociais, mídia e jornais desde que eles sejam mobilizados como a fonte de uma informação (Facebook, Portal G1, Revista ISTOÉ, Bandnews, Bahia Notícias, Gazeta do Povo (PR), Tribuna de Petrópolis, Estado de Minas, Diário Catarinense, Gazeta de Alagoas, Diário do Pará etc.). Ex.: “Recentemente, a revista Carta Capital publicou um artigo sobre como as transformações no mundo do trabalho e na família acabam afetando a saúde mental dos universitários”.
REPERTÓRIO LEGITIMADO Ex.: “A CNN Brasil noticiou que muitos atletas de alto rendimento têm dificuldades para lidar psicologicamente com o estresse e as expectativas por resultados”. REPERTÓRIO LEGITIMADO Nos dois exemplos anteriores, a referência à revista Carta Capital e à CNN Brasil, meios de comunicação, funciona como fonte para a informação apresentada em cada período, o que configura repertório legitimado.
Ex.: “O Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental dos jovens”. REPERTÓRIO NÃO LEGITIMADO Já nesse exemplo, o Instagram, embora seja reconhecido como um meio de comunicação, não é utilizado como a fonte para a informação apresentada. Trata-se, portanto, de uma afirmação sem respaldo das áreas do conhecimento e configura-se apenas como repertório não legitimado.
Analisem se os textos abaixo podem ser considerados argumentos legitimados ou não legitimados.
Objetivo: Diferenciar elementos que compõem a
introdução de um discurso;
Elaborar introdução de discurso sobre tema de
seu interesse.
Alguma vez você
já teve a oportunidade de assistir à cerimônia do Oscar pela televisão ou pela
internet? Se você ganhasse um prêmio como esse, como seria seu discurso?
Atividade de apresentação: "O discurso do Oscar"
Assista ao
vídeo que contém o discurso emocionado de Ke Huy Quan, ator que ganhou o prêmio
de melhor coadjuvante na cerimônia do Oscar 2023.
Reconhecer
os elementos da preparação do assunto central de um discurso;
Delimitar
a preparação do assunto central de um discurso.
Assistam à reportagem com um pequeno trecho do discurso de Barack
Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, no aniversário de 10 anos do discurso
“Eu tenho um sonho”, de Martin Luther King. Nela, o discurso é editado e se
inicia justamente na parte do desenvolvimento. Reúnam-se em duplas e, em seus
cadernos, respondam à proposta da atividade.
Escrevam o que vocês observaram no discurso de Barack Obama com relação
aos itens abaixo. A. Expressão corporal: B. Imposição da voz: C. Ele domina o
assunto? O que faz você pensar assim? D. Aparenta ter planejamento do discurso?
Comente. E. Ele se posiciona sobre o assunto?
Em 12 de julho de 2013, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai fez
seu primeiro discurso público desde o atentado que sofreu do Talibã em 2012. O
discurso ocorreu durante a reunião dos jovens líderes na Assembleia Geral da
ONU, em Nova York. A data coincidiu com o seu aniversário de 16 anos e foi
oficializada pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, como o “Dia Malala”, em
homenagem aos seus esforços para garantir educação para todos. Leiam o texto
que traz a introdução do discurso de Malala. Depois, identifiquem trechos que
remetem à saudação e à preparação e transcrevam-nos em seus cadernos.
Identificar
e diferenciar as partes que compõem um discurso.
As
pessoas se comunicam o tempo todo: seja pela fala, seja por gestos ou mesmo por
imagens.
Mas
se o ato comunicacional é tão comum e natural, por que algumas pessoas se
sentem desconfortáveis ao falar em púbico?
Em
que sentido uma conversa informal com amigos é tão diferente de um discurso,
quando se trata de um assunto que a pessoa domina?
Um discurso é dividido em 4 partes:
• Introdução, que compreende a saudação e a preparação da tese;
• Desenvolvimento, que compreende tese e argumentação;
• Conclusão, que compreende recapitulação da tese (e proposta de intervenção, se for o caso) e despedida.
Introdução
•Indispensável
para o efeito persuasivo do discurso, pois garante as condições prévias para a
argumentação.
•A
depender de condições situacionais que envolvem o receptor da mensagem, o
contexto ou mesmo interferências, pode ser adaptada às circunstâncias
(improvisação).
•Uma
vez que o objetivo é captar a atenção e a identificação da plateia até o fim do
discurso, é na introdução que o orador deve valer-se de falar empáticas que
promovam a identificação por parte da plateia.
Desenvolvimento
•Exposição dos fatos referentes à tese.
•Argumentação sólida para sustentar a
tese.
•O orador pode valer-se de muitas
estratégias para sustentar a tese, como narração de fatos de sua vida pessoal, exemplificação,
comparações, dados estatísticos, pesquisas científicas, testemunhos, entre
outros.
Conclusão
Divide-se em duas partes:
1. Recapitulação da tese e chamada para ação, convidando o público a adotar ações ou comportamentos.
2. Despedida, que inclui agradecimento ao público e abertura a perguntas.
Assista ao discurso proferido pelo
secretário-geral da ONU, António Guterres, para o Dia dos Direitos Humanos,
assinalado em 9 de dezembro. O discurso foi gravado e publicado na página
oficial da Organização das Nações Unidas.
Depois,
desenvolva a atividade proposta. RESPONDER NO CADERNO
1. Qual é o tema (tese) do discurso do
secretário-geral da ONU?
2. O secretário-geral da ONU não inicia
o discurso com uma saudação trivial. Por que, no seu ponto de vista, isso
acontece?
3. Extraia do vídeo o trecho que exprime
a transição entre a introdução e o tema.
4. Que tipo de estratégia ele utiliza
para confirmar a tese apresentada?
5. De que maneira o orador sai da etapa
de argumentação, do discurso, para a etapa de conclusão? Escreva com suas
palavras o trecho que demonstra esse momento.
6. O discurso conclama os ouvintes à
ação? Se sim, que ação é essa?
Aula
6
●Reconhecer os elementos
da introdução de um discurso;
●Delimitar a introdução
de um discurso.
O vídeo a seguir traz um ensinamento do
especialista em oratória Reinaldo Polito sobre como iniciar uma apresentação e
conquistar o público. Assistam e, com base no que ele explica, respondam
coletivamente às perguntas.
1.Por que precisamos conquistar a plateia
logo no início?
2.Qual técnica o especialista menciona que
certamente fará com que o ouvinte preste atenção à fala do orador?
3.O que seriam os “elogios sinceros”, que
devem ser feitos à plateia?
Todo mundo escreve...
Imagine que você está criando um roteiro
de uma apresentação sobre um assunto do qual gosta muito para uma plateia que
não tem nenhum conhecimento sobre ele.
Escreva um parágrafo curto, elaborando
uma introdução (saudação e preparação) sobre o tema que abordará
na apresentação.
Habilidades de oratória: saudações, apresentações e despedidas
Oratória
Aula 3
Objetivo: Adaptar as condições de produção, circulação e recepção de discursos de acordo com as peculiaridades de cada público.
1 - Já aconteceu de você tentar comunicar algo e, na mesma hora, ser interrompido por alguma coisa ou alguém e a mensagem ficar distorcida? O que fazer nessas situações?
Como reconhecer cada tipo de público?
Assistam ao vídeo com dicas do autor Reinaldo Polito para falar bem e ser agradável. Em seguida, respondam às questões.
1.
De acordo com a definição do autor, o que é fundamental para saber conversar bem?
2. Como fazer com que o interlocutor preste atenção ao que você está dizendo?
3. Quais recursos um orador pode considerar para conquistar o público e tornar a comunicação mais fluida e natural?
4. Há, de acordo com o autor, algum tipo de fala que deve ser feita com cautela? Qual?
Aula 4
Objetivo: Conhecer habilidades que fazem parte de uma boa comunicação.
No seu ponto de vista, é fácil prender a atenção do público quando se está falando?
De que maneira você chamaria a atenção das pessoas para um assunto sério, no caso de uma plateia dispersa, por exemplo?
Na prática “Virem e conversem”, vocês propuseram hipóteses de como chamar a atenção de uma plateia dispersa para um assunto sério.
Assistam a um vídeo que traz uma explicação do especialista Reinaldo Polito sobre isso. Depois, respondam às perguntas.
VÍDEO
De acordo com o especialista, qual recurso o orador pode utilizar para chamar a atenção de um público muito sério, a fim de tornar a apresentação mais agradável?
E, no caso de apresentações muito descontraídas, como fazer com que o público foque em informações estratégicas, como dados e números?
No ponto de vista de vocês, o que o especialista quer dizer com “contar histórias”?
Saudações, apresentações e despedidas
• A emoção do orador tem influência determinante no processo de conquista dos ouvintes;
• A boa comunicação deve ser a conjugação bem dosada de conteúdo e espetáculo;
• Utilizar elementos da narrativa, como storytelling, facilita a abordagem do público e promove maior empatia entre orador e plateia.
Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente, e recursos audiovisuais. A técnica, cujo caráter é persuasivo, ajuda a promover o seu negócio e a vender seus serviços de forma indireta. Pode ser aplicada na produção de conteúdo, em vendas e em consultorias.
Introdução da apresentação
• Deve ocupar cerca de 20% do tempo de apresentação;
• Estabelecimento de vínculo entre orador e plateia;
• A não ser que precise atender a um protocolo muito rígido, como quando há autoridades, o orador deve cumprimentar a plateia de forma geral e com cordialidade.
Exemplos:
• “Senhoras e senhores, boa tarde a todos.” – formalidade
• “Boa tarde, pessoal. Tudo bem com vocês?” – informalidade
Desenvolvimento do assunto
• Cerca de 60% do tempo da apresentação;
• Deve ocorrer em três etapas:
Introdução da fala por meio de recursos que promovam empatia e identificação por parte da plateia;
Apresentação da tese/revelação do tema;
Argumentos que demonstrem a relevância de falar sobre o tema.
Conclusão
• Deve ocupar cerca de 20% do tempo de apresentação;
• Retoma a história ou do recurso usado na introdução para estabelecer o vínculo com a plateia.
É imprescindível:
• Sinalizar o público de que a apresentação está chegando ao final;
• Reforçar a compreensão do público sobre o que foi apresentado;
• Despedida cordial, com agradecimento e disponibilizando-se para esclarecer dúvidas, se for o caso.
Redija
um roteiro de palestra parauma das duas situações a seguir,
propondo estratégias relacionadas a cada etapa: introdução, desenvolvimento e
conclusão. Observação: você não precisa redigir a palestra, mas apontar
que tipo de informação você colocaria em cada etapa. Siga o modelo.
Situação 1:
palestra formal em uma empresa, sobre esgotamento mental.
Situação 2:
palestra informal para adolescentes, sobre a importância da prática de esportes
no combate às drogas.
● Relembrar os conceitos de
comunicação verbal e não
verbal;
● Identificar técnicas de
oratória adequadas a cada
situação comunicativa.
Vamos iniciar esta aula de forma bem dinâmica.
Leia atentamente os
dois discursos a seguir e, com base no seu repertório, tente identificar
em qual tipo de situação comunicacional eles aconteceram. Realize
esta atividade em dupla, com um colega.
Oratória é a arte de falar em público de forma eficaz e persuasiva.
Envolve habilidades como a capacidade de expressar ideias de forma
clara e coerente, manter a atenção da audiência, utilizar técnicas de
comunicação não verbal, como gestos e expressões faciais, e adaptar
o discurso ao público-alvo.
A oratória é frequentemente associada a campos como política,
advocacia, ensino e qualquer outra área do conhecimento em que a
comunicação eficaz seja fundamental para o sucesso.
● O processo de oratória envolve tanto o domínio da palavra falada
(comunicação verbal) quanto a habilidade de usar a linguagem
corporal e/ou imagética (comunicação não verbal).
O quadro a seguir traz um comparativo de características entre
comunicação verbal e comunicação não verbal:
A escolha entre linguagem formal e informal é uma decisão
estratégica, considerando-se o público-alvo, o propósito da
comunicação e o contexto.
● Não existe jeito certo ou errado de falar; existem formas mais ou
menos adequadas a cada situação comunicacional.
● Variações linguísticas são inerentes à natureza dinâmica e
diversificada das línguas.
● O sucesso na comunicação envolve uma escuta ativa e empática.
Para cada situação, uma estratégia de comunicação
Elaborem uma estratégia de comunicação adequada para as situações
apresentadas, considerando o tipo de linguagem (formal ou informal), o
meio em que a mensagem seria transmitida (por exemplo, e-mail,
palestra, vídeo na internet, rede social, entre outros) e outro recurso
complementar que poderia ser utilizado como apoio. Realizem as
anotações nos cadernos.
1.O(A) representante de um grêmio estudantil discursará para toda a
comunidade escolar e falará sobre as propostas idealizadas pela
sua chapa para auxiliar na gestão da escola.
2. A vizinhança está insatisfeita com a quantidade de problemas do
bairro, como ruas esburacadas, bueiros entupidos e coleta seletiva
insuficiente. Para completar, chuvas recentes causaram
alagamentos na região e muitos moradores perderam tudo. José é
líder comunitário e precisa comunicar esses problemas para a
subprefeitura. A questão é que isso já foi feito por e-mail, mas ele
não obteve resposta até agora.
1.Sugestão de resposta: Discurso presencial para a comunidade
escolar em linguagem formal, para que alcance todas as
pessoas presentes; slides contendo as propostas da chapa;
postagens nas redes sociais em linguagem informal,
direcionadas apenas aos alunos.
2. Sugestão de resposta: Postagens assertivas em redes sociais,
acompanhadas das imagens dos problemas relatados e
marcando-se o @ dos órgãos responsáveis; comunicação
formal, novamente, por meio de canais oficiais.
Aula 02
Objetivos:
●Adaptar condições de produção, circulação e
recepção de discursos de acordo com o espaço e as expectativas de cada público.
•Qual era a intenção comunicacional da pessoa
que estava falando com a Roberta?
•Ele conseguiu ser claro na maneira de se
expressar?
•Qual é a principal evidência de que a
linguagem escolhida pelo emissor está inadequada?
Oratória, orador e discurso
O emissor (orador) é o
responsável por transmitir a mensagem; o receptor (audiência)
recebe e interpreta essa mensagem; o canal de comunicação é o meio pelo
qual a mensagem é transmitida (como a fala, gestos, expressões faciais, entre
outros); e o contexto engloba o ambiente e as circunstâncias em que a
comunicação ocorre.
A eficácia da comunicação oral
não depende apenas do orador e do discurso, mas também das condições de
recepção do texto. O contexto de fala, por exemplo, diz sobre qual é
o ambiente em que a comunicação ocorre, o interesse e a disposição da
audiência, o contexto cultural, político e social, o local e o momento da
apresentação, bem como as expectativas e as intenções do orador.
Qual foi a maior surpresa de
Suassuna ao ser questionado se ele já havia viajado para a Disney? O que ele
pensava sobre isso?
•Ao
dizer que os professores não tinham “nível” para conversar com os alunos, o que
a mulher quis dizer? E como Ariano Suassuna reagiu?
Na situação em que contava esse “causo”, Ariano Suassuna
estava em uma palestra. Do ponto de vista de vocês, ele conseguiu cativar o
público? Quais evidências são fundamentais para perceber que o orador conseguiu
alcançar todos as pessoas da plateia?
Ouçam a radionovela elaborada
por estudantes do Ensino Médio,
intitulada “Casmurros de Família”,
que teve como inspiração a obra
Dom Casmurro, de Machado de
Assis. Observem, atentamente, as
estratégias usadas para a
adaptação e os usos da voz.
Na adaptação que vocês ouviram, ficam evidentes várias adequações
feitas para transpor um trecho de um romance para um formato próximo
ao de uma radionovela ou de um podcast. Os atores precisaram
preocupar-se com a impostação e a entonação de voz, e os recursos
sonoros contribuíram significativamente para aquilo que pretendiam
comunicar.
O rádio teve grande importância na cultura brasileira no século XX, para
compartilhar informações e entretenimento, já que, antes da
massificação da televisão, era presente em praticamente todas as
residências brasileiras, e as radionovelas obtinham grande popularidade.
Atualmente, muitas plataformas
de compartilhamento de áudio
trazem radionovelas e outras
produções literárias que
resgatam uma tradição na qual os
usos da voz são fundamentais
para garantir a efetiva
comunicação com o público
ouvinte.
Dentre as técnicas necessárias para um bom desempenho ao falar em
público, estão as relacionadas aos usos da voz. Falar em público requer o
desenvolvimento de muitas habilidades por parte do orador. Elementos,
como sentir o momento ideal para mudar a entonação durante a fala,
controlar as expressões faciais e corporais, lembrar-se de um roteiro, do
posicionamento no palco, interagir com o público, fazer rir ou emocionar,
fazem parte de algumas das habilidades encontradas em um bom orador.
O surgimento dos podcasts abriu muitas possibilidades de produzir
conteúdo digital a partir da adaptação de obras literárias de sucesso, por
exemplo. Um dos quesitos para trabalhar a adaptação de uma obra para
qualquer mídia é a capacidade de utilizar a criatividade para adequar o
que for necessário, com o objetivo de produzir uma obra autoral, que
consiga diferenciar-se do original, porém mantendo suas características
principais.
É preciso, ao produzir conteúdo no qual a voz se destaque, lembrar dos
elementos aos quais é necessário se atentar:
Respiração – é importante falar calmamente, fazendo breves pausas de
uma frase para a outra. Para tanto, é fundamental planejar o discurso e o
ritmo e treinar o diafragma (músculo localizado logo abaixo dos
pulmões), dentre outras possibilidades.
Impostação vocal – é o uso da ressonância corporal para projetar os
sons. Ter esse domínio possibilita ser ouvido por toda a plateia, mesmo
sem o uso de microfone, como no teatro.
Entonação – relaciona-se com o volume da voz e com o ritmo com que se
fala, com alternações entre mais alto, mais baixo, ênfase em
determinadas palavras, por exemplo.
A combinação de todos esses elementos contribui para garantir a
progressão lógica daquilo que se pretende comunicar, ou seja, o
desenvolvimento de um mesmo assunto de forma que todos os
subtópicos estejam relacionados e obedeçam a linha de raciocínio
objetivada.
Em 2021, a radionovela faz 80
anos no Brasil e, para celebrar a
data, a EBC regravou uma cena da
primeira obra do gênero e grande
sucesso de público em 1941, o
folhetim "Em Busca da Felicidade".
Ouça atentamente, observando os
usos da voz feitos pelos atores.
Em duplas, façam anotações a partir
dos seguintes itens:
● O tom de voz dos atores foi adequado?
● Eles mantiveram o ritmo ao falar?
● O desenvolvimento das falas promoveram uma progressão lógica da
cena?
● Os recursos sonoros utilizados auxiliaram a criação de um “clima”
para a cena?
Compartilhem com a turma as observações das duplas, na próxima aula.
O desafio aqui é contar um fato vivido ou presenciado por
você, relacionando a sua fala à linguagem corporal, em apenas 1 minuto.
Inspire-se no vídeo assistido e esteja atento aos seus
gestos, à sua movimentação e à sua fisionomia.
Cada um terá 5 minutos para elaborar a fala, 1 minuto para
apresentar ao colega e 2 minutos para fazer anotações sobre o que acredita que
foi bom e o que pode melhorar na apresentação. Depois da primeira fala,
invertam os papéis. O professor escolherá alguns alunos para se apresentarem
para toda a turma. Gravem as apresentações utilizando o celular para que os
colegas possam rever suas performances e verificar os apontamentos feitos pelos
colegas.