quarta-feira, 24 de abril de 2024

Revisão e retomada: Oratória e Comunicação - 01 e 02

Revisão e retomada: oratória e comunicação

Conhecendo o público: espaços e expectativas

Aula 01 - 2º bimestre

 Conceito de oratória; 

 Técnicas de oratória.

Objetivos: Conhecer o conceito de oratória; 

● Relembrar os conceitos de comunicação verbal e não verbal; 

● Identificar técnicas de oratória adequadas a cada situação comunicativa.

Vamos iniciar esta aula de forma bem dinâmica. 

Leia atentamente os dois discursos a seguir e, com base no seu repertório, tente identificar em qual tipo de situação comunicacional eles aconteceram. Realize esta atividade em dupla, com um colega.




ARTIGO


Oratória é a arte de falar em público de forma eficaz e persuasiva. Envolve habilidades como a capacidade de expressar ideias de forma clara e coerente, manter a atenção da audiência, utilizar técnicas de comunicação não verbal, como gestos e expressões faciais, e adaptar o discurso ao público-alvo.

A oratória é frequentemente associada a campos como política, advocacia, ensino e qualquer outra área do conhecimento em que a comunicação eficaz seja fundamental para o sucesso. ● O processo de oratória envolve tanto o domínio da palavra falada (comunicação verbal) quanto a habilidade de usar a linguagem corporal e/ou imagética (comunicação não verbal). O quadro a seguir traz um comparativo de características entre comunicação verbal e comunicação não verbal:


A escolha entre linguagem formal e informal é uma decisão estratégica, considerando-se o público-alvo, o propósito da comunicação e o contexto. 
● Não existe jeito certo ou errado de falar; existem formas mais ou menos adequadas a cada situação comunicacional. 
● Variações linguísticas são inerentes à natureza dinâmica e diversificada das línguas. 
● O sucesso na comunicação envolve uma escuta ativa e empática.


Para cada situação, uma estratégia de comunicação

Elaborem uma estratégia de comunicação adequada para as situações apresentadas, considerando o tipo de linguagem (formal ou informal), o meio em que a mensagem seria transmitida (por exemplo, e-mail, palestra, vídeo na internet, rede social, entre outros) e outro recurso complementar que poderia ser utilizado como apoio. Realizem as anotações nos cadernos.



1.O(A) representante de um grêmio estudantil discursará para toda a comunidade escolar e falará sobre as propostas idealizadas pela sua chapa para auxiliar na gestão da escola.
2. A vizinhança está insatisfeita com a quantidade de problemas do bairro, como ruas esburacadas, bueiros entupidos e coleta seletiva insuficiente. Para completar, chuvas recentes causaram alagamentos na região e muitos moradores perderam tudo. José é líder comunitário e precisa comunicar esses problemas para a subprefeitura. A questão é que isso já foi feito por e-mail, mas ele não obteve resposta até agora.


1.Sugestão de resposta: Discurso presencial para a comunidade escolar em linguagem formal, para que alcance todas as pessoas presentes; slides contendo as propostas da chapa; postagens nas redes sociais em linguagem informal, direcionadas apenas aos alunos. 
2. Sugestão de resposta: Postagens assertivas em redes sociais, acompanhadas das imagens dos problemas relatados e marcando-se o @ dos órgãos responsáveis; comunicação formal, novamente, por meio de canais oficiais.



Aula 02 
Objetivos: 
      Adaptar condições de produção, circulação e recepção de discursos de acordo com o espaço e as expectativas de cada público.


       Qual era a intenção comunicacional da pessoa que estava falando com a Roberta?

       Ele conseguiu ser claro na maneira de se expressar?

       Qual é a principal evidência de que a linguagem escolhida pelo emissor está inadequada?

Oratória, orador e discurso

O emissor (orador) é o responsável por transmitir a mensagem; o receptor (audiência) recebe e interpreta essa mensagem; o canal de comunicação é o meio pelo qual a mensagem é transmitida (como a fala, gestos, expressões faciais, entre outros); e o contexto engloba o ambiente e as circunstâncias em que a comunicação ocorre.

A eficácia da comunicação oral não depende apenas do orador e do discurso, mas também das condições de recepção do texto. O contexto de fala, por exemplo, diz sobre qual é o ambiente em que a comunicação ocorre, o interesse e a disposição da audiência, o contexto cultural, político e social, o local e o momento da apresentação, bem como as expectativas e as intenções do orador.



Qual foi a maior surpresa de Suassuna ao ser questionado se ele já havia viajado para a Disney? O que ele pensava sobre isso?

       Ao dizer que os professores não tinham “nível” para conversar com os alunos, o que a mulher quis dizer? E como Ariano Suassuna reagiu?

Na situação em que contava esse “causo”, Ariano Suassuna estava em uma palestra. Do ponto de vista de vocês, ele conseguiu cativar o público? Quais evidências são fundamentais para perceber que o orador conseguiu alcançar todos as pessoas da plateia?







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