quinta-feira, 2 de maio de 2024

Oratória - 03 e 04 - Conhecendo o público: peculiaridades

Conhecendo o público: peculiaridades

Habilidades de oratória: saudações, apresentações e despedidas



Oratória

Aula 3

Objetivo: Adaptar as condições de produção, circulação e recepção de discursos de acordo com as peculiaridades de cada público.

1 - Já aconteceu de você tentar comunicar algo e, na mesma hora, ser interrompido por alguma coisa ou alguém e a mensagem ficar distorcida? O que fazer nessas situações?

Como reconhecer cada tipo de público?





Assistam ao vídeo com dicas do autor Reinaldo Polito para falar bem e ser agradável. Em seguida, respondam às questões.

1.     



De acordo com a definição do autor, o que é fundamental para saber conversar bem?


2. Como fazer com que o interlocutor preste atenção ao que você está dizendo?


3. Quais recursos um orador pode considerar para conquistar o público e tornar a comunicação mais fluida e natural?


4. Há, de acordo com o autor, algum tipo de fala que deve ser feita com cautela? Qual?




Aula 4


Objetivo: Conhecer habilidades que fazem parte de uma boa comunicação.


No seu ponto de vista, é fácil prender a atenção do público quando se está falando?

De que maneira você chamaria a atenção das pessoas para um assunto sério, no caso de uma plateia dispersa, por exemplo?

Na prática “Virem e conversem”, vocês propuseram hipóteses de como chamar a atenção de uma plateia dispersa para um assunto sério.

Assistam a um vídeo que traz uma explicação do especialista Reinaldo Polito sobre isso. Depois, respondam às perguntas.





VÍDEO
De acordo com o especialista, qual recurso o orador pode utilizar para chamar a atenção de um público muito sério, a fim de tornar a apresentação mais agradável?
E, no caso de apresentações muito descontraídas, como fazer com que o público foque em informações estratégicas, como dados e números?
No ponto de vista de vocês, o que o especialista quer dizer com “contar histórias”?

Saudações, apresentações e despedidas

• A emoção do orador tem influência determinante no processo de conquista dos ouvintes;

• A boa comunicação deve ser a conjugação bem dosada de conteúdo e espetáculo;

• Utilizar elementos da narrativa, como storytelling, facilita a abordagem do público e promove maior empatia entre orador e plateia.


Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente, e recursos audiovisuais. A técnica, cujo caráter é persuasivo, ajuda a promover o seu negócio e a vender seus serviços de forma indireta. Pode ser aplicada na produção de conteúdo, em vendas e em consultorias.


Introdução da apresentação

• Deve ocupar cerca de 20% do tempo de apresentação;

• Estabelecimento de vínculo entre orador e plateia;

• A não ser que precise atender a um protocolo muito rígido, como quando há autoridades, o orador deve cumprimentar a plateia de forma geral e com cordialidade.

Exemplos:

• “Senhoras e senhores, boa tarde a todos.” – formalidade

• “Boa tarde, pessoal. Tudo bem com vocês?” – informalidade


Desenvolvimento do assunto


• Cerca de 60% do tempo da apresentação;

• Deve ocorrer em três etapas:
Introdução da fala por meio de recursos que promovam empatia e identificação por parte da plateia;
Apresentação da tese/revelação do tema;
Argumentos que demonstrem a relevância de falar sobre o tema.



Conclusão

• Deve ocupar cerca de 20% do tempo de apresentação;

• Retoma a história ou do recurso usado na introdução para estabelecer o vínculo com a plateia.

É imprescindível:

• Sinalizar o público de que a apresentação está chegando ao final;

• Reforçar a compreensão do público sobre o que foi apresentado;

• Despedida cordial, com agradecimento e disponibilizando-se para esclarecer dúvidas, se for o caso.




Redija um roteiro de palestra para uma das duas situações a seguir, propondo estratégias relacionadas a cada etapa: introdução, desenvolvimento e conclusão. Observação: você não precisa redigir a palestra, mas apontar que tipo de informação você colocaria em cada etapa. Siga o modelo.

Situação 1: palestra formal em uma empresa, sobre esgotamento mental.

Situação 2: palestra informal para adolescentes, sobre a importância da prática de esportes no combate às drogas.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aulas 13 e 14

 Elementos da conclusão do discurso Reconhecer os elementos da conclusão de um discurso;  Delimitar a conclusão de um discurso. “A primeira ...