Compreender a
argumentação como
estratégia de abordagem do
assunto central de um
discurso.
Categorizar argumentos.
Argumentação no assunto central do discurso
Refutação no assunto central do texto
Jorge é gerente de uma empresa e a diretoria pediu que ele se aperfeiçoasse em inteligência artificial (IA) e, depois, repassasse esse conhecimento ao time. Na cidade onde Jorge mora estão acontecendo palestras sobre o assunto em um evento de informática. Ele foi a duas delas, porém percebeu que os palestrantes abordaram o assunto de formas diferentes. Então, ele decidiu elaborar um pequeno relatório comparativo para decidir qual das duas palestras levará em consideração para reportar aos colegas. Veja o relatório de Jorge:
Palestrante A
Palestrante engraçado e que falou sobre diversos assuntos relacionados à inteligência artificial. Usou uma linguagem bem informal, tentando parecer mais natural ao falar. Disse quando surgiu a IA, deu exemplos de empresas que ficaram ricas usando essa tecnologia e falou que precisamos ter cuidado porque, no futuro, ela irá roubar nossos empregos.
Palestrante B
Palestrante enérgico e motivado, que falou apenas a respeito de um tema relacionado à inteligência artificial: “Práticas administrativas inovadoras com o uso de IA”. Usou linguagem formal, porém a palestra fluiu naturalmente. Contou histórias para exemplificar os conceitos, usou dados de pesquisas e mencionou hipóteses de como as pessoas podem se beneficiar dessa tecnologia.
Em duplas, reflitam:
• Analisando as informações
que Jorge coletou, qual das
duas palestras ele deve
repassar para os colegas?
• O que faz vocês pensarem
assim?
Para que a etapa de
desenvolvimento de uma
apresentação seja bem-sucedida, é
fundamental saber argumentar.
O indivíduo que sabe argumentar:
• É mais respeitado.
• É ouvido com mais atenção.
• Consegue ser mais persuasivo.
Alguns recursos podem ser utilizados para destacar argumentos:
• Pausas expressivas:
o Antes da fala – promova sensação de suspense;
o Depois da fala – promova reflexão.
• Elementos de transição:
o “Preste atenção nessa questão importantíssima...”
o “Quem poderia resistir a essa verdade?”
• Pronúncia das palavras:
o Fale com intensidade;
o Fale pausadamente.
Argumentação é persuasão e convencimento.
É muito difícil convencer alguém sem apresentar
organização e clareza nas informações. Portanto, é
muito importante organizar um fluxo de pensamento,
ou seja, construir uma ordem lógica para estruturar
os argumentos, do início ao fim da apresentação.
Agora, leiam as frases abaixo sobre argumentação e preencham corretamente
as lacunas.
1. A melhor decisão é a de começar com um ____ argumento, não o
melhor, mas um ____ argumento para chamar a atenção, criar
expectativa e ______ os ouvintes a acompanhar sua mensagem.
A. péssimo, triste e motivar.
B. excelente, péssimo e desmotivar.
C. extenso, longo e chamar.
D. bom, bom e motivar.
2. À medida que for crescendo com o peso dos argumentos,
destaque a _______ deles usando mais ou menos ______ da voz.
Faça pausas antes e depois das palavras que caracterizam a
essência do argumento, ou pronuncie _______ as sílabas dessas
palavras.
A. irrelevância, tom e pausadamente.
B. importância, volume e pausadamente.
C. relevância, volume e rapidamente.
D. importância, tom e rapidamente.
3. Lembre-se de que cabe a você, pela maneira como se expressa,
mostrar o _____ e a _______de cada um de seus argumentos. Se
você não se empenhar em realçar o peso de cada um, talvez os
transmita como se fossem informações ______, sem nenhum
atrativo especial.
A. conteúdo, irrelevância e raras.
B. valor, competência e pertinentes.
C. valor, importância e comuns.
D. sentimento, leveza e comuns.
d-b, c
Agora que vocês já conhecem a importância de ter argumentos sólidos e
fontes confiáveis para construir o desenvolvimento de uma apresentação,
produzam, em grupos, dois parágrafos de desenvolvimento para uma
palestra com o tema: “Qualidade da educação e crescimento
econômico”. Para isso, assistam ao vídeo que o(a) professor(a) irá
passar, produzido pelo instituto Todos Pela Educação. Ele apresenta
dados que podem ser usados como argumentos.
Escrevam o texto no caderno. Depois, compartilhem com a turma
conforme as orientações do(a) professor(a).
Compreender a refutação
como estratégia de
abordagem do assunto
central de um discurso;
Diferenciar os tipos de
refutação.
Após assistir ao vídeo,
compartilhe com o colega
suas impressões sobre os
movimentos
argumentativos,
principalmente no que se
refere ao processo de
refutação.
O assunto central é a parte mais importante
do discurso, pois todo o movimento
argumentativo é desenvolvido por causa dele.
Todas as outras partes – introdução,
preparação e conclusão –, dependendo das
circunstâncias, poderão até mesmo ser
dispensadas, fato que não ocorrerá com o
assunto central, porque ele é a própria razão
da existência do discurso.
São elementos do assunto central: a
confirmação e a refutação.
Confirmação
Trata-se do segmento do assunto
central que atenderá às indicações
anunciadas na introdução e na
preparação do discurso. Se foi uma
proposição, agora ela será
cumprida.
É nesta parte do discurso que você
deverá reunir todos os seus esforços
e utilizar toda a sua capacidade para
convencer ou persuadir os ouvintes.
Para confirmar, relacione todos os
argumentos que puder encontrar,
como o uso de exemplos,
comparações, pesquisas,
testemunhos, entre outros.
Refutação
É o segmento do assunto central que serve para
defender a confirmação das objeções colocadas
expressamente pelos adversários ou até mesmo
percebidas no silêncio do auditório.
A refutação deverá ocorrer conforme a
circunstância, ou seja, se a objeção for contra um
argumento usado, deverá se dar imediatamente; se
for contra uma grande parte ou todos os
argumentos, poderá ocorrer após a confirmação.
Movimento de refutação: apresenta-se uma tese em desacordo com
a ideia (opinião) exposta ou com a sua sustentação.
Nesse sentido, os argumentos apresentados funcionarão como
contra-argumentos, ou seja, argumentos contrários à ideia discutida.
Alguns de seus principais marcadores são:
• verbos: refutar, discordar, contestar, opor-se etc.;
• expressões metalinguísticas: é falso que..., não é verdadeiro que...
etc.;
• operadores argumentativos: ao contrário, mesmo assim etc.
Em duplas, preencham o quadro a seguir, elaborando uma refutação
para a sustentação apresentada em relação à ideia discutida:
A privatização do ensino público é necessária.
Vocês devem contra-argumentar, buscando negar o que está sendo
apresentado e propondo uma visão diferente sobre o assunto.
O professor vai solicitar a alguns de vocês que compartilhem com a
turma seus escritos.
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