domingo, 2 de junho de 2024

Oratória 11 e 12


Compreender a argumentação como estratégia de abordagem do assunto central de um discurso. 
Categorizar argumentos.

Argumentação no assunto central do discurso

Refutação no assunto central do texto


Jorge é gerente de uma empresa e a diretoria pediu que ele se aperfeiçoasse em inteligência artificial (IA) e, depois, repassasse esse conhecimento ao time. Na cidade onde Jorge mora estão acontecendo palestras sobre o assunto em um evento de informática. Ele foi a duas delas, porém percebeu que os palestrantes abordaram o assunto de formas diferentes. Então, ele decidiu elaborar um pequeno relatório comparativo para decidir qual das duas palestras levará em consideração para reportar aos colegas. Veja o relatório de Jorge:

Palestrante A 

Palestrante engraçado e que falou sobre diversos assuntos relacionados à inteligência artificial. Usou uma linguagem bem informal, tentando parecer mais natural ao falar. Disse quando surgiu a IA, deu exemplos de empresas que ficaram ricas usando essa tecnologia e falou que precisamos ter cuidado porque, no futuro, ela irá roubar nossos empregos.

Palestrante B


Palestrante enérgico e motivado, que falou apenas a respeito de um tema relacionado à inteligência artificial: “Práticas administrativas inovadoras com o uso de IA”. Usou linguagem formal, porém a palestra fluiu naturalmente. Contou histórias para exemplificar os conceitos, usou dados de pesquisas e mencionou hipóteses de como as pessoas podem se beneficiar dessa tecnologia.


Em duplas, reflitam: 
• Analisando as informações que Jorge coletou, qual das duas palestras ele deve repassar para os colegas? 
• O que faz vocês pensarem assim?


Para que a etapa de desenvolvimento de uma apresentação seja bem-sucedida, é fundamental saber argumentar. O indivíduo que sabe argumentar: • É mais respeitado. • É ouvido com mais atenção. • Consegue ser mais persuasivo.



Alguns recursos podem ser utilizados para destacar argumentos: • Pausas expressivas: o Antes da fala – promova sensação de suspense; o Depois da fala – promova reflexão. • Elementos de transição: o “Preste atenção nessa questão importantíssima...” o “Quem poderia resistir a essa verdade?” • Pronúncia das palavras: o Fale com intensidade; o Fale pausadamente.


Argumentação é persuasão e convencimento. É muito difícil convencer alguém sem apresentar organização e clareza nas informações. Portanto, é muito importante organizar um fluxo de pensamento, ou seja, construir uma ordem lógica para estruturar os argumentos, do início ao fim da apresentação.

Agora, leiam as frases abaixo sobre argumentação e preencham corretamente as lacunas.


1. A melhor decisão é a de começar com um ____ argumento, não o melhor, mas um ____ argumento para chamar a atenção, criar expectativa e ______ os ouvintes a acompanhar sua mensagem. 

A. péssimo, triste e motivar. 
B. excelente, péssimo e desmotivar. 
C. extenso, longo e chamar. 
D. bom, bom e motivar.

2. À medida que for crescendo com o peso dos argumentos, destaque a _______ deles usando mais ou menos ______ da voz. Faça pausas antes e depois das palavras que caracterizam a essência do argumento, ou pronuncie _______ as sílabas dessas palavras.

A. irrelevância, tom e pausadamente. 
B. importância, volume e pausadamente. 
C. relevância, volume e rapidamente. 
D. importância, tom e rapidamente.

3. Lembre-se de que cabe a você, pela maneira como se expressa, mostrar o _____ e a _______de cada um de seus argumentos. Se você não se empenhar em realçar o peso de cada um, talvez os transmita como se fossem informações ______, sem nenhum atrativo especial. 

A. conteúdo, irrelevância e raras. 
B. valor, competência e pertinentes. 
C. valor, importância e comuns. 
D. sentimento, leveza e comuns.

d-b, c


Agora que vocês já conhecem a importância de ter argumentos sólidos e fontes confiáveis para construir o desenvolvimento de uma apresentação, produzam, em grupos, dois parágrafos de desenvolvimento para uma palestra com o tema: “Qualidade da educação e crescimento econômico”. Para isso, assistam ao vídeo que o(a) professor(a) irá passar, produzido pelo instituto Todos Pela Educação. Ele apresenta dados que podem ser usados como argumentos. Escrevam o texto no caderno. Depois, compartilhem com a turma conforme as orientações do(a) professor(a).



Aula 12

Compreender a refutação como estratégia de abordagem do assunto central de um discurso; 
Diferenciar os tipos de refutação.

Após assistir ao vídeo, compartilhe com o colega suas impressões sobre os movimentos argumentativos, principalmente no que se refere ao processo de refutação. 


O assunto central é a parte mais importante do discurso, pois todo o movimento argumentativo é desenvolvido por causa dele. Todas as outras partes – introdução, preparação e conclusão –, dependendo das circunstâncias, poderão até mesmo ser dispensadas, fato que não ocorrerá com o assunto central, porque ele é a própria razão da existência do discurso. São elementos do assunto central: a confirmação e a refutação.

Confirmação Trata-se do segmento do assunto central que atenderá às indicações anunciadas na introdução e na preparação do discurso. Se foi uma proposição, agora ela será cumprida. É nesta parte do discurso que você deverá reunir todos os seus esforços e utilizar toda a sua capacidade para convencer ou persuadir os ouvintes.

Para confirmar, relacione todos os argumentos que puder encontrar, como o uso de exemplos, comparações, pesquisas, testemunhos, entre outros.


Refutação É o segmento do assunto central que serve para defender a confirmação das objeções colocadas expressamente pelos adversários ou até mesmo percebidas no silêncio do auditório. A refutação deverá ocorrer conforme a circunstância, ou seja, se a objeção for contra um argumento usado, deverá se dar imediatamente; se for contra uma grande parte ou todos os argumentos, poderá ocorrer após a confirmação.

Movimento de refutação: apresenta-se uma tese em desacordo com a ideia (opinião) exposta ou com a sua sustentação. Nesse sentido, os argumentos apresentados funcionarão como contra-argumentos, ou seja, argumentos contrários à ideia discutida. Alguns de seus principais marcadores são: 
• verbos: refutar, discordar, contestar, opor-se etc.; 
• expressões metalinguísticas: é falso que..., não é verdadeiro que... etc.; 
• operadores argumentativos: ao contrário, mesmo assim etc.

Em duplas, preencham o quadro a seguir, elaborando uma refutação para a sustentação apresentada em relação à ideia discutida: A privatização do ensino público é necessária. Vocês devem contra-argumentar, buscando negar o que está sendo apresentado e propondo uma visão diferente sobre o assunto. O professor vai solicitar a alguns de vocês que compartilhem com a turma seus escritos. 




 


 

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