quarta-feira, 31 de julho de 2024
Um bom discurso
domingo, 2 de junho de 2024
Aulas 13 e 14
Elementos da conclusão do discurso
Reconhecer os elementos da conclusão de um discurso;
Delimitar a conclusão de um discurso.
“A primeira impressão é a que fica.” Certamente você já ouviu esse ditado. Mas e a última impressão? Será que não é tão importante quanto a primeira? Já aconteceu de você assistir a um filme que começa super “parado”, sem emoção, mas no qual você insiste e o final é surpreendente? Você se lembra de alguma situação como essa?
Etapa de conclusão:
• Recapitular a essência da mensagem.
• Concluir uma reflexão ou deixar uma questão em aberto para que o público reflita.
• Finalizar com agradecimentos.
• Abrir para perguntas.
Assistam ao discurso de Amina J. Mohammed, vice-secretária geral da ONU, sobre os objetivos globais do milênio. Em grupos, identifiquem o trecho em que ela faz a transição do desenvolvimento para a conclusão e, depois, a conclusão propriamente dita. Façam registros da atividade em seus cadernos.
Oratória 11 e 12
Refutação no assunto central do texto
Palestrante B
Palestrante enérgico e motivado, que falou apenas a respeito de um tema relacionado à inteligência artificial: “Práticas administrativas inovadoras com o uso de IA”. Usou linguagem formal, porém a palestra fluiu naturalmente. Contou histórias para exemplificar os conceitos, usou dados de pesquisas e mencionou hipóteses de como as pessoas podem se beneficiar dessa tecnologia.
Oratória 09 e 10
Como deixar o repertório legitimado? Redação ENEM
Formas de abordar o assunto central do texto
Outras formas de abordar assunto central do texto
Aulas 9 e 10
Formas de abordar o assunto central de um discurso
Reconhecer e diferenciar formas de abordar o assunto central de um discurso;
Elaborar assunto central de um discurso.
https://www.youtube.com/watch?v=1sTOU44eAqc
terça-feira, 14 de maio de 2024
Oratória 07 e 08
Introdução de um discurso: características
Preparação do assunto central do discurso
Oratória – 16/05/24
Aula 7
Objetivo: Diferenciar elementos que compõem a
introdução de um discurso;
Elaborar introdução de discurso sobre tema de
seu interesse.
Alguma vez você
já teve a oportunidade de assistir à cerimônia do Oscar pela televisão ou pela
internet? Se você ganhasse um prêmio como esse, como seria seu discurso?
Assista ao
vídeo que contém o discurso emocionado de Ke Huy Quan, ator que ganhou o prêmio
de melhor coadjuvante na cerimônia do Oscar 2023.
https://www.youtube.com/watch?v=4i84OWmWke4
Aula
8
Objetivos:
Reconhecer
os elementos da preparação do assunto central de um discurso;
Delimitar
a preparação do assunto central de um discurso.
Assistam à reportagem com um pequeno trecho do discurso de Barack
Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, no aniversário de 10 anos do discurso
“Eu tenho um sonho”, de Martin Luther King. Nela, o discurso é editado e se
inicia justamente na parte do desenvolvimento. Reúnam-se em duplas e, em seus
cadernos, respondam à proposta da atividade.
https://www.youtube.com/watch?v=m1NXW5XiBS0
Escrevam o que vocês observaram no discurso de Barack Obama com relação
aos itens abaixo. A. Expressão corporal: B. Imposição da voz: C. Ele domina o
assunto? O que faz você pensar assim? D. Aparenta ter planejamento do discurso?
Comente. E. Ele se posiciona sobre o assunto?
Em 12 de julho de 2013, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai fez
seu primeiro discurso público desde o atentado que sofreu do Talibã em 2012. O
discurso ocorreu durante a reunião dos jovens líderes na Assembleia Geral da
ONU, em Nova York. A data coincidiu com o seu aniversário de 16 anos e foi
oficializada pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, como o “Dia Malala”, em
homenagem aos seus esforços para garantir educação para todos. Leiam o texto
que traz a introdução do discurso de Malala. Depois, identifiquem trechos que
remetem à saudação e à preparação e transcrevam-nos em seus cadernos.
terça-feira, 7 de maio de 2024
Oratória 05 e 06
Orador e discurso.
Identificar
e diferenciar as partes que compõem um discurso.
As
pessoas se comunicam o tempo todo: seja pela fala, seja por gestos ou mesmo por
imagens.
Mas
se o ato comunicacional é tão comum e natural, por que algumas pessoas se
sentem desconfortáveis ao falar em púbico?
Em
que sentido uma conversa informal com amigos é tão diferente de um discurso,
quando se trata de um assunto que a pessoa domina?
Um discurso é dividido em 4 partes:
• Introdução, que compreende a saudação e a preparação da tese;
• Desenvolvimento, que compreende tese e argumentação;
• Conclusão, que compreende recapitulação da tese (e proposta de intervenção, se for o caso) e despedida.
Introdução
•
Indispensável
para o efeito persuasivo do discurso, pois garante as condições prévias para a
argumentação.
•
A
depender de condições situacionais que envolvem o receptor da mensagem, o
contexto ou mesmo interferências, pode ser adaptada às circunstâncias
(improvisação).
•
Uma
vez que o objetivo é captar a atenção e a identificação da plateia até o fim do
discurso, é na introdução que o orador deve valer-se de falar empáticas que
promovam a identificação por parte da plateia.
Desenvolvimento
• Exposição dos fatos referentes à tese.
• Argumentação sólida para sustentar a
tese.
• O orador pode valer-se de muitas
estratégias para sustentar a tese, como narração de fatos de sua vida pessoal, exemplificação,
comparações, dados estatísticos, pesquisas científicas, testemunhos, entre
outros.
Conclusão
Divide-se em duas partes:
1. Recapitulação da tese e chamada para ação, convidando o público a adotar ações ou comportamentos.
2. Despedida, que inclui agradecimento ao público e abertura a perguntas.
Assista ao discurso proferido pelo
secretário-geral da ONU, António Guterres, para o Dia dos Direitos Humanos,
assinalado em 9 de dezembro. O discurso foi gravado e publicado na página
oficial da Organização das Nações Unidas.
https://www.youtube.com/watch?v=biSVL4pIRME
Depois,
desenvolva a atividade proposta. RESPONDER NO CADERNO
1. Qual é o tema (tese) do discurso do
secretário-geral da ONU?
2. O secretário-geral da ONU não inicia
o discurso com uma saudação trivial. Por que, no seu ponto de vista, isso
acontece?
3. Extraia do vídeo o trecho que exprime
a transição entre a introdução e o tema.
4. Que tipo de estratégia ele utiliza
para confirmar a tese apresentada?
5. De que maneira o orador sai da etapa
de argumentação, do discurso, para a etapa de conclusão? Escreva com suas
palavras o trecho que demonstra esse momento.
6. O discurso conclama os ouvintes à
ação? Se sim, que ação é essa?
Aula
6
● Reconhecer os elementos
da introdução de um discurso;
● Delimitar a introdução
de um discurso.
O vídeo a seguir traz um ensinamento do
especialista em oratória Reinaldo Polito sobre como iniciar uma apresentação e
conquistar o público. Assistam e, com base no que ele explica, respondam
coletivamente às perguntas.
Aprenda a encantar a plateia
já no início da apresentação - YouTube
RESPONDER NO CADERNO
1. Por que precisamos conquistar a plateia
logo no início?
2. Qual técnica o especialista menciona que
certamente fará com que o ouvinte preste atenção à fala do orador?
3. O que seriam os “elogios sinceros”, que
devem ser feitos à plateia?
Todo mundo escreve...
Imagine que você está criando um roteiro
de uma apresentação sobre um assunto do qual gosta muito para uma plateia que
não tem nenhum conhecimento sobre ele.
Escreva um parágrafo curto, elaborando
uma introdução (saudação e preparação) sobre o tema que abordará
na apresentação.
quinta-feira, 2 de maio de 2024
Oratória - 03 e 04 - Conhecendo o público: peculiaridades
Conhecendo o público: peculiaridades
Habilidades de oratória: saudações, apresentações e despedidas
Oratória
Aula 3
Objetivo: Adaptar as condições de produção, circulação e recepção de discursos de acordo com as peculiaridades de cada público.
1 - Já aconteceu de você tentar comunicar algo e, na mesma hora, ser interrompido por alguma coisa ou alguém e a mensagem ficar distorcida? O que fazer nessas situações?
Como reconhecer cada tipo de público?
Assistam ao vídeo com dicas do autor Reinaldo Polito para falar bem e ser agradável. Em seguida, respondam às questões.
1.
De acordo com a definição do autor, o que é fundamental para saber conversar bem?
2. Como fazer com que o interlocutor preste atenção ao que você está dizendo?
3. Quais recursos um orador pode considerar para conquistar o público e tornar a comunicação mais fluida e natural?
4. Há, de acordo com o autor, algum tipo de fala que deve ser feita com cautela? Qual?
Aula 4
• Retoma a história ou do recurso usado na introdução para estabelecer o vínculo com a plateia.
É imprescindível:
• Sinalizar o público de que a apresentação está chegando ao final;
• Reforçar a compreensão do público sobre o que foi apresentado;
• Despedida cordial, com agradecimento e disponibilizando-se para esclarecer dúvidas, se for o caso.
Redija
um roteiro de palestra para uma das duas situações a seguir,
propondo estratégias relacionadas a cada etapa: introdução, desenvolvimento e
conclusão. Observação: você não precisa redigir a palestra, mas apontar
que tipo de informação você colocaria em cada etapa. Siga o modelo.
Situação 1:
palestra formal em uma empresa, sobre esgotamento mental.
Situação 2:
palestra informal para adolescentes, sobre a importância da prática de esportes
no combate às drogas.
quarta-feira, 24 de abril de 2024
Revisão e retomada: Oratória e Comunicação - 01 e 02
Revisão e retomada: oratória e comunicação
Conhecendo o público: espaços e expectativas
Aula 01 - 2º bimestre
Conceito de oratória;
Técnicas de oratória.
Objetivos: Conhecer o conceito de oratória;
● Relembrar os conceitos de comunicação verbal e não verbal;
● Identificar técnicas de oratória adequadas a cada situação comunicativa.
Vamos iniciar esta aula de forma bem dinâmica.
Leia atentamente os dois discursos a seguir e, com base no seu repertório, tente identificar em qual tipo de situação comunicacional eles aconteceram. Realize esta atividade em dupla, com um colega.
•
Qual era a intenção comunicacional da pessoa
que estava falando com a Roberta?
•
Ele conseguiu ser claro na maneira de se
expressar?
• Qual é a principal evidência de que a linguagem escolhida pelo emissor está inadequada?
Oratória, orador e discurso
O emissor (orador) é o
responsável por transmitir a mensagem; o receptor (audiência)
recebe e interpreta essa mensagem; o canal de comunicação é o meio pelo
qual a mensagem é transmitida (como a fala, gestos, expressões faciais, entre
outros); e o contexto engloba o ambiente e as circunstâncias em que a
comunicação ocorre.
A eficácia da comunicação oral
não depende apenas do orador e do discurso, mas também das condições de
recepção do texto. O contexto de fala, por exemplo, diz sobre qual é
o ambiente em que a comunicação ocorre, o interesse e a disposição da
audiência, o contexto cultural, político e social, o local e o momento da
apresentação, bem como as expectativas e as intenções do orador.
• Ao
dizer que os professores não tinham “nível” para conversar com os alunos, o que
a mulher quis dizer? E como Ariano Suassuna reagiu?
Na situação em que contava esse “causo”, Ariano Suassuna
estava em uma palestra. Do ponto de vista de vocês, ele conseguiu cativar o
público? Quais evidências são fundamentais para perceber que o orador conseguiu
alcançar todos as pessoas da plateia?
Defina os recursos para diferentes cenários:
• Vocês usariam microfone? Por quê? • Qual seria o tom de voz adequado para o cenário? • Que tipo de roupa escolheriam? • Usariam uma aprese...

-
Diário de um organizado Lucy Carvalhar Domingo: Eu arrumo o meu material, Coloco na mochila Que está limpinha e cheirosinha. Separo tu...
-
Análise de Notícia HABILIDADE(EF69LP03A) – Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrênci...
-
Objetivos da aula Compreender as diferentes técnicas para uma boa autoapresentação; Identificar formas positivas de apresentar um di...