domingo, 2 de junho de 2024

Oratória 09 e 10






Formas de abordar o assunto central do texto


Outras formas de abordar assunto central do texto


Aulas 9 e 10

Formas de abordar o assunto central de um discurso


Reconhecer e diferenciar formas de abordar o assunto central de um discurso;

Elaborar assunto central de um discurso.



Pertinência ao tema Trata-se da associação do repertório legitimado, ao menos, a um dos elementos do tema. Essa associação pode se dar por sinônimos, hiperônimos ou hipônimos, na citação direta ou no uso do repertório. Uso produtivo ocorre o uso produtivo de repertório legitimado e pertinente ao tema quando o participante vincula esse repertório à discussão proposta. Espera-se que esse repertório seja mobilizado no texto com o intuito de construir uma comparação ou um contraponto ou uma exemplificação entre ele e a discussão proposta pelo participante, ainda que de forma pontual.

Repertório não legitimado

Trata-se de repertório em que se utilizam informações, fatos, situações e experiências vividas SEM respaldo nas Áreas do Conhecimento (científicas ou culturais).

Repertório legitimado

Trata-se de repertório em que se utilizam informações, fatos, situações e experiências vividas COM respaldo nas Áreas do Conhecimento.

1. Conceitos e suas definições – para essa ocorrência, o conceito deve necessariamente estar acompanhado de sua definição. Ex.: “A cidadania – complexo de direitos e deveres atribuídos aos indivíduos que integram uma nação e que abrange direitos políticos, sociais e civis – garante que toda pessoa deve ter direito à saúde.” REPERTÓRIO LEGITIMADO No exemplo acima, nota-se que o conceito “cidadania” é acompanhado de sua definição, o que configura repertório legitimado.

Ex.: “É urgente pensarmos nos avanços e impasses em torno da cidadania da pessoa com transtorno mental.” REPERTÓRIO NÃO LEGITIMADO Nesse exemplo, porém, o conceito de cidadania, embora ligado a uma Área do Conhecimento, não configura repertório legitimado, porque não está diretamente acompanhado de sua definição.

2. Informações/citações/fatos acompanhados de referência a uma área do conhecimento – para essa ocorrência, é preciso considerar algumas possibilidades, a saber:

a. Referência direta a áreas do conhecimento (Sociologia, Filosofia, Literatura, Educação, Direito, Medicina, Linguística etc.), desde que elas sejam mobilizadas como a fonte de uma informação, indicando que são responsáveis pela produção e/ou divulgação do conhecimento. As nomenclaturas aqui exemplificadas estão diretamente ligadas às disciplinas de uma área do conhecimento; por isso, não é necessário especificar o estudo a que se referem.

Ex.: “Para a Antropologia, o indivíduo consiste num ser individual, conhecido pela sua existência única e indivisível, por isso não pode ser vítima de estigmas”.

REPERTÓRIO LEGITIMADO Nesse exemplo, a Antropologia, além de ser uma disciplina diretamente ligada a uma área do conhecimento, é utilizada como fonte da informação apresentada no período, o que configura repertório legitimado. Ex.: “Há pessoas que não acreditam que a Psicologia contribua para a saúde do indivíduo”.

REPERTÓRIO NÃO LEGITIMADO O excerto acima faz referência a uma área do conhecimento. No entanto, a menção à Psicologia não é utilizada como uma fonte de informação e, por isso, configura-se apenas como repertório não legitimado.

b. Referência a um estudo ou a um produto resultante de uma Área do Conhecimento (livros, obras, peças, filmes, esculturas, músicas, estudos, pesquisas etc.). Ex. 1: “O filme Melhor é impossível mostra um indivíduo com transtorno mental que aprende a conviver e amar outras pessoas”. Ex. 2: “A obra O alienista discute a loucura de modo bastante interessante”.

REPERTÓRIO LEGITIMADO Nos dois exemplos acima, há especificação de um produto ligado a uma área do conhecimento, o que configura repertório legitimado.

c. Referência a personalidades, celebridades, figuras, personagens diretamente ligados a uma área do conhecimento. Ex. 1: “Erasmo de Roterdã discutiu a loucura em uma obra bastante conhecida”. Ex. 2: “Vincent van Gogh é conhecido como um artista genial e louco”.

REPERTÓRIO LEGITIMADO Nos exemplos anteriores, nota-se que a especificação de uma personalidade diretamente ligada a uma área do conhecimento respalda as informações apresentadas em cada período, o que configura repertório legitimado.

d. Referência aos meios de comunicação conhecidos, como redes sociais, mídia e jornais desde que eles sejam mobilizados como a fonte de uma informação (Facebook, Portal G1, Revista ISTOÉ, Bandnews, Bahia Notícias, Gazeta do Povo (PR), Tribuna de Petrópolis, Estado de Minas, Diário Catarinense, Gazeta de Alagoas, Diário do Pará etc.). Ex.: “Recentemente, a revista Carta Capital publicou um artigo sobre como as transformações no mundo do trabalho e na família acabam afetando a saúde mental dos universitários”.

REPERTÓRIO LEGITIMADO Ex.: “A CNN Brasil noticiou que muitos atletas de alto rendimento têm dificuldades para lidar psicologicamente com o estresse e as expectativas por resultados”. REPERTÓRIO LEGITIMADO Nos dois exemplos anteriores, a referência à revista Carta Capital e à CNN Brasil, meios de comunicação, funciona como fonte para a informação apresentada em cada período, o que configura repertório legitimado.

Ex.: “O Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental dos jovens”. REPERTÓRIO NÃO LEGITIMADO Já nesse exemplo, o Instagram, embora seja reconhecido como um meio de comunicação, não é utilizado como a fonte para a informação apresentada. Trata-se, portanto, de uma afirmação sem respaldo das áreas do conhecimento e configura-se apenas como repertório não legitimado.

Analisem se os textos abaixo podem ser considerados argumentos legitimados ou não legitimados.

 



L - L - NL


Como Não usar o repertório não  legitimado

https://www.youtube.com/watch?v=1sTOU44eAqc









 


terça-feira, 14 de maio de 2024

Oratória 07 e 08

 Introdução de um discurso: características


Preparação do assunto central do discurso


Oratória – 16/05/24

Aula 7

 Objetivo: Diferenciar elementos que compõem a introdução de um discurso;

 Elaborar introdução de discurso sobre tema de seu interesse.

 

Alguma vez você já teve a oportunidade de assistir à cerimônia do Oscar pela televisão ou pela internet? Se você ganhasse um prêmio como esse, como seria seu discurso?


 Atividade de apresentação: "O discurso do Oscar"

Assista ao vídeo que contém o discurso emocionado de Ke Huy Quan, ator que ganhou o prêmio de melhor coadjuvante na cerimônia do Oscar 2023.

https://www.youtube.com/watch?v=4i84OWmWke4

 

 

Aula 8

 

Objetivos:

Reconhecer os elementos da preparação do assunto central de um discurso;

Delimitar a preparação do assunto central de um discurso.



 

Assistam à reportagem com um pequeno trecho do discurso de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, no aniversário de 10 anos do discurso “Eu tenho um sonho”, de Martin Luther King. Nela, o discurso é editado e se inicia justamente na parte do desenvolvimento. Reúnam-se em duplas e, em seus cadernos, respondam à proposta da atividade.

https://www.youtube.com/watch?v=m1NXW5XiBS0

 

Escrevam o que vocês observaram no discurso de Barack Obama com relação aos itens abaixo. A. Expressão corporal: B. Imposição da voz: C. Ele domina o assunto? O que faz você pensar assim? D. Aparenta ter planejamento do discurso? Comente. E. Ele se posiciona sobre o assunto?

 

 

Em 12 de julho de 2013, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai fez seu primeiro discurso público desde o atentado que sofreu do Talibã em 2012. O discurso ocorreu durante a reunião dos jovens líderes na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. A data coincidiu com o seu aniversário de 16 anos e foi oficializada pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, como o “Dia Malala”, em homenagem aos seus esforços para garantir educação para todos. Leiam o texto que traz a introdução do discurso de Malala. Depois, identifiquem trechos que remetem à saudação e à preparação e transcrevam-nos em seus cadernos.

 


 


 



terça-feira, 7 de maio de 2024

Oratória 05 e 06

Orador e discurso.

Identificar e diferenciar as partes que compõem um discurso.

As pessoas se comunicam o tempo todo: seja pela fala, seja por gestos ou mesmo por imagens.

Mas se o ato comunicacional é tão comum e natural, por que algumas pessoas se sentem desconfortáveis ao falar em púbico?

Em que sentido uma conversa informal com amigos é tão diferente de um discurso, quando se trata de um assunto que a pessoa domina?




Um discurso é dividido em 4 partes:

• Introdução, que compreende a saudação e a preparação da tese;

• Desenvolvimento, que compreende tese e argumentação;

• Conclusão, que compreende recapitulação da tese (e proposta de intervenção, se for o caso) e despedida.

Introdução

        Indispensável para o efeito persuasivo do discurso, pois garante as condições prévias para a argumentação.

        A depender de condições situacionais que envolvem o receptor da mensagem, o contexto ou mesmo interferências, pode ser adaptada às circunstâncias (improvisação).

        Uma vez que o objetivo é captar a atenção e a identificação da plateia até o fim do discurso, é na introdução que o orador deve valer-se de falar empáticas que promovam a identificação por parte da plateia.

Desenvolvimento

       Exposição dos fatos referentes à tese.

       Argumentação sólida para sustentar a tese.

       O orador pode valer-se de muitas estratégias para sustentar a tese, como narração de fatos de sua vida pessoal, exemplificação, comparações, dados estatísticos, pesquisas científicas, testemunhos, entre outros.



Conclusão

Divide-se em duas partes:

1. Recapitulação da tese e chamada para ação, convidando o público a adotar ações ou comportamentos.

2. Despedida, que inclui agradecimento ao público e abertura a perguntas.

Assista ao discurso proferido pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para o Dia dos Direitos Humanos, assinalado em 9 de dezembro. O discurso foi gravado e publicado na página oficial da Organização das Nações Unidas.




https://www.youtube.com/watch?v=biSVL4pIRME

Depois, desenvolva a atividade proposta. RESPONDER NO CADERNO

1. Qual é o tema (tese) do discurso do secretário-geral da ONU?

2. O secretário-geral da ONU não inicia o discurso com uma saudação trivial. Por que, no seu ponto de vista, isso acontece?

3. Extraia do vídeo o trecho que exprime a transição entre a introdução e o tema.

4. Que tipo de estratégia ele utiliza para confirmar a tese apresentada?

5. De que maneira o orador sai da etapa de argumentação, do discurso, para a etapa de conclusão? Escreva com suas palavras o trecho que demonstra esse momento.

6. O discurso conclama os ouvintes à ação? Se sim, que ação é essa?

Aula 6

       Reconhecer os elementos da introdução de um discurso;

       Delimitar a introdução de um discurso.



O vídeo a seguir traz um ensinamento do especialista em oratória Reinaldo Polito sobre como iniciar uma apresentação e conquistar o público. Assistam e, com base no que ele explica, respondam coletivamente às perguntas.



Aprenda a encantar a plateia já no início da apresentação - YouTube

RESPONDER NO CADERNO

1.     Por que precisamos conquistar a plateia logo no início?

2.     Qual técnica o especialista menciona que certamente fará com que o ouvinte preste atenção à fala do orador?

3.     O que seriam os “elogios sinceros”, que devem ser feitos à plateia?

 

Todo mundo escreve...

Imagine que você está criando um roteiro de uma apresentação sobre um assunto do qual gosta muito para uma plateia que não tem nenhum conhecimento sobre ele.

Escreva um parágrafo curto, elaborando uma introdução (saudação e preparação) sobre o tema que abordará na apresentação.

 




quinta-feira, 2 de maio de 2024

Oratória - 03 e 04 - Conhecendo o público: peculiaridades

Conhecendo o público: peculiaridades

Habilidades de oratória: saudações, apresentações e despedidas



Oratória

Aula 3

Objetivo: Adaptar as condições de produção, circulação e recepção de discursos de acordo com as peculiaridades de cada público.

1 - Já aconteceu de você tentar comunicar algo e, na mesma hora, ser interrompido por alguma coisa ou alguém e a mensagem ficar distorcida? O que fazer nessas situações?

Como reconhecer cada tipo de público?





Assistam ao vídeo com dicas do autor Reinaldo Polito para falar bem e ser agradável. Em seguida, respondam às questões.

1.     



De acordo com a definição do autor, o que é fundamental para saber conversar bem?


2. Como fazer com que o interlocutor preste atenção ao que você está dizendo?


3. Quais recursos um orador pode considerar para conquistar o público e tornar a comunicação mais fluida e natural?


4. Há, de acordo com o autor, algum tipo de fala que deve ser feita com cautela? Qual?




Aula 4


Objetivo: Conhecer habilidades que fazem parte de uma boa comunicação.


No seu ponto de vista, é fácil prender a atenção do público quando se está falando?

De que maneira você chamaria a atenção das pessoas para um assunto sério, no caso de uma plateia dispersa, por exemplo?

Na prática “Virem e conversem”, vocês propuseram hipóteses de como chamar a atenção de uma plateia dispersa para um assunto sério.

Assistam a um vídeo que traz uma explicação do especialista Reinaldo Polito sobre isso. Depois, respondam às perguntas.





VÍDEO
De acordo com o especialista, qual recurso o orador pode utilizar para chamar a atenção de um público muito sério, a fim de tornar a apresentação mais agradável?
E, no caso de apresentações muito descontraídas, como fazer com que o público foque em informações estratégicas, como dados e números?
No ponto de vista de vocês, o que o especialista quer dizer com “contar histórias”?

Saudações, apresentações e despedidas

• A emoção do orador tem influência determinante no processo de conquista dos ouvintes;

• A boa comunicação deve ser a conjugação bem dosada de conteúdo e espetáculo;

• Utilizar elementos da narrativa, como storytelling, facilita a abordagem do público e promove maior empatia entre orador e plateia.


Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente, e recursos audiovisuais. A técnica, cujo caráter é persuasivo, ajuda a promover o seu negócio e a vender seus serviços de forma indireta. Pode ser aplicada na produção de conteúdo, em vendas e em consultorias.


Introdução da apresentação

• Deve ocupar cerca de 20% do tempo de apresentação;

• Estabelecimento de vínculo entre orador e plateia;

• A não ser que precise atender a um protocolo muito rígido, como quando há autoridades, o orador deve cumprimentar a plateia de forma geral e com cordialidade.

Exemplos:

• “Senhoras e senhores, boa tarde a todos.” – formalidade

• “Boa tarde, pessoal. Tudo bem com vocês?” – informalidade


Desenvolvimento do assunto


• Cerca de 60% do tempo da apresentação;

• Deve ocorrer em três etapas:
Introdução da fala por meio de recursos que promovam empatia e identificação por parte da plateia;
Apresentação da tese/revelação do tema;
Argumentos que demonstrem a relevância de falar sobre o tema.



Conclusão

• Deve ocupar cerca de 20% do tempo de apresentação;

• Retoma a história ou do recurso usado na introdução para estabelecer o vínculo com a plateia.

É imprescindível:

• Sinalizar o público de que a apresentação está chegando ao final;

• Reforçar a compreensão do público sobre o que foi apresentado;

• Despedida cordial, com agradecimento e disponibilizando-se para esclarecer dúvidas, se for o caso.




Redija um roteiro de palestra para uma das duas situações a seguir, propondo estratégias relacionadas a cada etapa: introdução, desenvolvimento e conclusão. Observação: você não precisa redigir a palestra, mas apontar que tipo de informação você colocaria em cada etapa. Siga o modelo.

Situação 1: palestra formal em uma empresa, sobre esgotamento mental.

Situação 2: palestra informal para adolescentes, sobre a importância da prática de esportes no combate às drogas.

 

 

 


quarta-feira, 24 de abril de 2024

Revisão e retomada: Oratória e Comunicação - 01 e 02

Revisão e retomada: oratória e comunicação

Conhecendo o público: espaços e expectativas

Aula 01 - 2º bimestre

 Conceito de oratória; 

 Técnicas de oratória.

Objetivos: Conhecer o conceito de oratória; 

● Relembrar os conceitos de comunicação verbal e não verbal; 

● Identificar técnicas de oratória adequadas a cada situação comunicativa.

Vamos iniciar esta aula de forma bem dinâmica. 

Leia atentamente os dois discursos a seguir e, com base no seu repertório, tente identificar em qual tipo de situação comunicacional eles aconteceram. Realize esta atividade em dupla, com um colega.




ARTIGO


Oratória é a arte de falar em público de forma eficaz e persuasiva. Envolve habilidades como a capacidade de expressar ideias de forma clara e coerente, manter a atenção da audiência, utilizar técnicas de comunicação não verbal, como gestos e expressões faciais, e adaptar o discurso ao público-alvo.

A oratória é frequentemente associada a campos como política, advocacia, ensino e qualquer outra área do conhecimento em que a comunicação eficaz seja fundamental para o sucesso. ● O processo de oratória envolve tanto o domínio da palavra falada (comunicação verbal) quanto a habilidade de usar a linguagem corporal e/ou imagética (comunicação não verbal). O quadro a seguir traz um comparativo de características entre comunicação verbal e comunicação não verbal:


A escolha entre linguagem formal e informal é uma decisão estratégica, considerando-se o público-alvo, o propósito da comunicação e o contexto. 
● Não existe jeito certo ou errado de falar; existem formas mais ou menos adequadas a cada situação comunicacional. 
● Variações linguísticas são inerentes à natureza dinâmica e diversificada das línguas. 
● O sucesso na comunicação envolve uma escuta ativa e empática.


Para cada situação, uma estratégia de comunicação

Elaborem uma estratégia de comunicação adequada para as situações apresentadas, considerando o tipo de linguagem (formal ou informal), o meio em que a mensagem seria transmitida (por exemplo, e-mail, palestra, vídeo na internet, rede social, entre outros) e outro recurso complementar que poderia ser utilizado como apoio. Realizem as anotações nos cadernos.



1.O(A) representante de um grêmio estudantil discursará para toda a comunidade escolar e falará sobre as propostas idealizadas pela sua chapa para auxiliar na gestão da escola.
2. A vizinhança está insatisfeita com a quantidade de problemas do bairro, como ruas esburacadas, bueiros entupidos e coleta seletiva insuficiente. Para completar, chuvas recentes causaram alagamentos na região e muitos moradores perderam tudo. José é líder comunitário e precisa comunicar esses problemas para a subprefeitura. A questão é que isso já foi feito por e-mail, mas ele não obteve resposta até agora.


1.Sugestão de resposta: Discurso presencial para a comunidade escolar em linguagem formal, para que alcance todas as pessoas presentes; slides contendo as propostas da chapa; postagens nas redes sociais em linguagem informal, direcionadas apenas aos alunos. 
2. Sugestão de resposta: Postagens assertivas em redes sociais, acompanhadas das imagens dos problemas relatados e marcando-se o @ dos órgãos responsáveis; comunicação formal, novamente, por meio de canais oficiais.



Aula 02 
Objetivos: 
      Adaptar condições de produção, circulação e recepção de discursos de acordo com o espaço e as expectativas de cada público.


       Qual era a intenção comunicacional da pessoa que estava falando com a Roberta?

       Ele conseguiu ser claro na maneira de se expressar?

       Qual é a principal evidência de que a linguagem escolhida pelo emissor está inadequada?

Oratória, orador e discurso

O emissor (orador) é o responsável por transmitir a mensagem; o receptor (audiência) recebe e interpreta essa mensagem; o canal de comunicação é o meio pelo qual a mensagem é transmitida (como a fala, gestos, expressões faciais, entre outros); e o contexto engloba o ambiente e as circunstâncias em que a comunicação ocorre.

A eficácia da comunicação oral não depende apenas do orador e do discurso, mas também das condições de recepção do texto. O contexto de fala, por exemplo, diz sobre qual é o ambiente em que a comunicação ocorre, o interesse e a disposição da audiência, o contexto cultural, político e social, o local e o momento da apresentação, bem como as expectativas e as intenções do orador.



Qual foi a maior surpresa de Suassuna ao ser questionado se ele já havia viajado para a Disney? O que ele pensava sobre isso?

       Ao dizer que os professores não tinham “nível” para conversar com os alunos, o que a mulher quis dizer? E como Ariano Suassuna reagiu?

Na situação em que contava esse “causo”, Ariano Suassuna estava em uma palestra. Do ponto de vista de vocês, ele conseguiu cativar o público? Quais evidências são fundamentais para perceber que o orador conseguiu alcançar todos as pessoas da plateia?







domingo, 17 de março de 2024

Usos da voz


Ouçam a radionovela elaborada por estudantes do Ensino Médio, intitulada “Casmurros de Família”, que teve como inspiração a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. Observem, atentamente, as estratégias usadas para a adaptação e os usos da voz.


 

Na adaptação que vocês ouviram, ficam evidentes várias adequações feitas para transpor um trecho de um romance para um formato próximo ao de uma radionovela ou de um podcast. Os atores precisaram preocupar-se com a impostação e a entonação de voz, e os recursos sonoros contribuíram significativamente para aquilo que pretendiam comunicar. O rádio teve grande importância na cultura brasileira no século XX, para compartilhar informações e entretenimento, já que, antes da massificação da televisão, era presente em praticamente todas as residências brasileiras, e as radionovelas obtinham grande popularidade.


Atualmente, muitas plataformas de compartilhamento de áudio trazem radionovelas e outras produções literárias que resgatam uma tradição na qual os usos da voz são fundamentais para garantir a efetiva comunicação com o público ouvinte.

Dentre as técnicas necessárias para um bom desempenho ao falar em público, estão as relacionadas aos usos da voz. Falar em público requer o desenvolvimento de muitas habilidades por parte do orador. Elementos, como sentir o momento ideal para mudar a entonação durante a fala, controlar as expressões faciais e corporais, lembrar-se de um roteiro, do posicionamento no palco, interagir com o público, fazer rir ou emocionar, fazem parte de algumas das habilidades encontradas em um bom orador.
O surgimento dos podcasts abriu muitas possibilidades de produzir conteúdo digital a partir da adaptação de obras literárias de sucesso, por exemplo. Um dos quesitos para trabalhar a adaptação de uma obra para qualquer mídia é a capacidade de utilizar a criatividade para adequar o que for necessário, com o objetivo de produzir uma obra autoral, que consiga diferenciar-se do original, porém mantendo suas características principais.
É preciso, ao produzir conteúdo no qual a voz se destaque, lembrar dos elementos aos quais é necessário se atentar: Respiração – é importante falar calmamente, fazendo breves pausas de uma frase para a outra. Para tanto, é fundamental planejar o discurso e o ritmo e treinar o diafragma (músculo localizado logo abaixo dos pulmões), dentre outras possibilidades. Impostação vocal – é o uso da ressonância corporal para projetar os sons. Ter esse domínio possibilita ser ouvido por toda a plateia, mesmo sem o uso de microfone, como no teatro.
Entonação – relaciona-se com o volume da voz e com o ritmo com que se fala, com alternações entre mais alto, mais baixo, ênfase em determinadas palavras, por exemplo. A combinação de todos esses elementos contribui para garantir a progressão lógica daquilo que se pretende comunicar, ou seja, o desenvolvimento de um mesmo assunto de forma que todos os subtópicos estejam relacionados e obedeçam a linha de raciocínio objetivada.


Em 2021, a radionovela faz 80 anos no Brasil e, para celebrar a data, a EBC regravou uma cena da primeira obra do gênero e grande sucesso de público em 1941, o folhetim "Em Busca da Felicidade". Ouça atentamente, observando os usos da voz feitos pelos atores. 

Em duplas, façam anotações a partir dos seguintes itens: 
● O tom de voz dos atores foi adequado? 
● Eles mantiveram o ritmo ao falar? 
● O desenvolvimento das falas promoveram uma progressão lógica da cena?
 ● Os recursos sonoros utilizados auxiliaram a criação de um “clima” para a cena? 




Compartilhem com a turma as observações das duplas, na próxima aula. 


 

terça-feira, 5 de março de 2024

Oratória - Linguagem corporal

 Aula 03



O desafio aqui é contar um fato vivido ou presenciado por você, relacionando a sua fala à linguagem corporal, em apenas 1 minuto.

Inspire-se no vídeo assistido e esteja atento aos seus gestos, à sua movimentação e à sua fisionomia.

Cada um terá 5 minutos para elaborar a fala, 1 minuto para apresentar ao colega e 2 minutos para fazer anotações sobre o que acredita que foi bom e o que pode melhorar na apresentação. Depois da primeira fala, invertam os papéis. O professor escolherá alguns alunos para se apresentarem para toda a turma. Gravem as apresentações utilizando o celular para que os colegas possam rever suas performances e verificar os apontamentos feitos pelos colegas.



Oratória - Comunicação assertiva

 Aula 02




Oratória

 

Aula 01























segunda-feira, 13 de novembro de 2023

 

Retomando movimentos artístico- -literários pós-Idade Média

O Humanismo foi um movimento de transição entre o Trovadorismo e o Renascimento, um movimento artístico e intelectual que teve seu início no século XIV, com o surgimento da burguesia. Ele foi caracterizado pela presença de elementos medievais e renascentistas, valorizando tanto a Antiguidade Clássica quanto o Antropocentrismo, ou seja, o homem passa a ser visto como o centro de todas as coisas. Autores e obras de língua portuguesa: Gil Vicente (teatro) – criador de autos e farsas famosos (Auto da Barca do Inferno, Farsa de Inês Pereira, entre outros); Garcia Resende (poesia) – criou o Cancioneiro geral, compilação de composições amorosas e satíricas de diversos autores; Fernão Lopes (crônicas) – escreveu crônicas palacianas.

(UEMA 2016) O auto da barca do inferno é uma das três peças que compõem a “Trilogia das barcas” do teatro vicentino. Leia o excerto. ANJO: Que mandais? FIDALGO: Que me digais, pois parti tão sem aviso, se a barca do paraíso é esta em que navegais. ANJO: Esta é; que lhe buscais? FIDALGO: Que me deixeis embarcar; sou fidalgo de solar, é bem que me recolhais. [...] ANJO: Pra vossa fantasia mui pequena é esta barca. FIDALGO: Pra senhor de tal marca não há aqui mais cortesia?

 

Os diálogos entre o anjo e o fidalgo põem em discussão não

só os valores de um mundo medieval, mas também do mundo

contemporâneo. A atualidade dessa discussão decorre de que

o homem de hoje, ainda, assume falsos posicionamentos

semelhantes ao de uma das personagens da cena. Essa

atualidade é apresentada, por meio de

a. limitações retóricas.

b. atos de falas impositivas.

c. alianças subversivas.

d. falhas na comunicação.

e. comportamentos antidemocráticos.

 

O Renascimento foi um importante movimento de caráter artístico, cultural e científico que aconteceu na passagem da Idade Média para a Moderna. O Antropocentrismo (o homem no centro de todas as coisas) pôs fim ao pensamento teocentrista (Deus no centro de tudo) que reinou durante toda a Idade Média, transformando sensivelmente a forma de o homem ver e se perceber no mundo. Entretanto, isso não significou um rompimento com Deus, mas fez surgir um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. A razão era vista como uma manifestação do espírito e colocava o ser humano mais próximo de Deus. Outra influência foi a corrente filosófica Humanismo.

Renascimento

Período de grandes obras da arte e da literatura universais, como: Petrarca (literatura) – De África e Odes a Laura; Dante Alighieri (literatura) – A divina comédia (século XIV, com características renascentistas); Miguel de Cervantes (literatura) – Dom Quixote de La Mancha (século XVII, Idade Moderna); Giotto di Bondone (artes visuais) – O beijo de Judas, Juízo final, A lamentação e Lamento ante Cristo Morto; Leonardo da Vinci (artes visuais) – Mona Lisa

 

Leonardo Da Vinci escreveu a respeito deste desenho: “Vitrúvio, o arquiteto, afirmava em sua obra sobre arquitetura que as medidas do corpo humano são as seguintes: 4 dedos formam 1 palmo e 4 palmos formam 1 pé, 6 palmos formam um côvado (medida de comprimento antiga, equivalente a 66 cm); e 4 côvados formam a altura de um homem. E 4 côvados formam 1 passo, e 24 palmos formam um homem. [...]”

 

O homem vitruviano, 1492, lápis e tinta sobre papel, Leonardo da Vinci, Gallerie dell’Accademia, Veneza, Itália.

 


 

A partir do que você entendeu sobre o Renascimento,  explique como esta obra, O homem vitruviano, pode ser  considerada um símbolo do movimento.

A obra revela a substituição do pensamento teocêntrico, em que Deus é visto como centro de todas a coisas, para o  Antropocentrismo, em que o homem é o centro de tudo.

Relacione a obra de Leonardo da Vinci com os conceitos do Teocentrismo e do Antropocentrismo.

A obra revela a substituição do pensamento teocêntrico, em que Deus é visto como centro de todas a coisas, para o Antropocentrismo, em que o homem é o centro de tudo.

Classicismo

Foto em preto e branco de homem e texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Movimento cultural, entre os séculos XV e XVI, que propunha um retorno aos valores clássicos das culturas gregas e romanas. Assim, os artistas classicistas retomavam questões de forma e de temas da Antiguidade Clássica. Na literatura portuguesa: • Autor: Luís Vaz de Camões • Obra: Os Lusíadas Classicismo Camões, em Os Lusíadas, romance em forma de poema épico, nacionalista, que exalta as grandes navegações e o povo português. É com essa obra que Camões coloca a língua portuguesa, antes sem projeção, no mapa da literatura.


O Barroco                                                                                                                               

Iniciou-se em Portugal em 1580, ano da morte de Luís de Camões. Foi um período de transição, com avanço da ciência, o que causou atritos com questões religiosas. Na literatura brasileira: • Autor: Padre Antônio Vieira • Obra: Sermões O Barroco Aleijadinho (1738-1814) foi um escultor e arquiteto brasileiro e um grande representante do Barroco nas artes visuais.

 

O Arcadismo

Teve início em Portugal, em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitana, e terminou em 1825, com a publicação do romance Camões, de Almeida Garret, que inaugurou o Romantismo português. Na literatura brasileira: • Autor: Cláudio Manoel da Costa • Obra: Obras poéticas O Arcadismo O Arcadismo no Brasil começou no ano de 1768, com o livro Obras poéticas, de Cláudio Manuel da Costa, que usava o pseudônimo de Glauceste Satúrnio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na prática Soneto VII Onde estou?

Este sítio desconheço:

Quem fez tão diferente aquele prado?

 Tudo outra natureza tem tomado;

E em contemplá-lo tímido esmoreço.

Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço De estar a ela um dia reclinado: Ali em vale um monte está mudado: Quanto pode dos anos o progresso! Árvores aqui vi tão florescentes, Que faziam perpétua a primavera: Nem troncos vejo agora decadentes. (Enem 2016) Linguagens – Interpretação Leia o soneto de Cláudio Manoel da Costa e escolha a alternativa que responde à questão posta no slide a seguir. INEP, ENEM 2016 – Linguagens, caderno amarelo, p. 7)

 

Eu me engano: a região esta não era; Mas que venho a estranhar, se estão presentes Meus males, com que tudo degenera! a. angústia provocada pela sensação de solidão. b. resignação diante das mudanças do meio ambiente. c. empatia entre os sofrimentos do eu e a agonia da terra. d. dúvida existencial em face do espaço desconhecido. e. intenção de recriar o passado por meio da paisagem.

 

No soneto de Cláudio Manuel da Costa, a contemplação da paisagem permite ao eu lírico uma reflexão em que transparece c. empatia entre os sofrimentos do eu e a agonia da terra. Letra C – a empatia entre o eu lírico e a paisagem é criada, porque os males presentes no eu lírico se misturam à paisagem, que surge degenerada. Lembre-se: no Humanismo, o homem é o centro, e não a paisagem.

 

Pesquisa Pesquisem sobre os tópicos abaixo para vocês entenderem um pouco mais os movimentos que estudamos hoje:

I. Humanismo

II. Renascimento Façam um resumo em seu caderno com as principais descobertas sobre cada movimento

 

 

 

 (EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materiali...