sábado, 19 de agosto de 2023

Imparcialidade: o mito do jornalismo

 


Isabel Vernier

O jornalista tem como principal função fomentar o debate público com fatos. Hoje, percebemos a prevalência das crenças e das opiniões. No entanto, estes fatores são individuais e não devem prevalecer aos fatos e à verdade. Portanto, o jornalista deve fazer com que o público tenha acesso a informações verificadas que têm impacto nos âmbitos social e individual.

Dessa forma, o profissional fomentará o esclarecimento da população, fazendo com que esta possa tomar as melhores atitudes quanto aos acontecimentos e se manifestar contra ou a favor deles.

Essencialmente, de acordo com o professor de jornalismo da USP, Dennis de Oliveira, o trabalho do jornalista é contribuir para uma democracia forte.

Entretanto, segundo Oliveira, a imparcialidade ou neutralidade no jornalismo é uma idealização, pois é impossível de ser alcançada. O nascimento do jornalismo ocorreu com textos opinativos e fortemente ideológicos. No entanto, a prática jornalística tornou-se uma atividade comercial que implicou uma ideia de neutralidade para abranger um público consumidor mais diverso.

Na verdade, grande parte do fazer jornalístico relaciona-se com a seleção de informações verdadeiras para compor uma notícia ou reportagem. Isso quer dizer que é impossível explicar um fato ou acontecimento exatamente como aconteceu, com todos os detalhes intrínsecos ao evento. Portanto, alguns dos fatos investigados não estarão no texto publicado ou na reportagem televisiva. Esta escolha

dos dados da edição final pode diferir de veículo para veículo e, com isso, demonstrar diferentes olhares sobre um mesmo tema.

Isso ocorre porque o tempo de leitura de uma notícia ou de uma telerreportagem é curto e um acontecimento de horas precisa ser resumido em poucos minutos. Por isso, as matérias devem ser realizadas com objetividade. Além disso, algumas linhas editoriais entendem certos detalhes como importantes, enquanto outras podem ver os mesmos fatos como secundários.

Tais linhas editoriais têm grande influência no encaminhamento de uma reportagem. O editor tem liberdade para excluir partes de uma notícia, inserir dados verificados e alterar qualquer porção do material entregue pelo jornalista, desde que não afete a veracidade das informações.

Muitas vezes, o jornalista necessita se enquadrar à linha editorial para facilitar o processo de edição e para seguir os valores da empresa jornalística para a qual trabalha. No entanto, isso não quer dizer que as informações não são confiáveis. Mesmo existindo a imposição de um determinado cunho textual, os dados precisam, necessariamente, ser verdadeiros e sem apelo sensacionalista.

Cabe ao jornalista investigar com fontes diferentes e sempre buscar versões diversas sobre um mesmo ocorrido. Tais fontes devem pautar todas as informações de uma notícia. Essas informações podem ser números e dados adquiridos de órgãos públicos, pesquisas, consultas com profissionais e testemunhos.

Vale lembrar, no entanto, que testemunhas de acontecimentos podem dar informações não verdadeiras ou extremamente enviesadas. Portanto, a investigação deve sempre comparar tais relatos com outros dados ou outros testemunhos.

Essa prática não garante imparcialidade, pois a escolha das fontes também influencia no tom da reportagem, mas assegura o cumprimento de dois valores que são a base do jornalismo: compromisso com a verdade e com o interesse público.

Já a população que busca se informar também precisa se atentar aos veículos que propagam notícias e sempre verificar se elas foram publicadas e confirmadas em outros jornais confiáveis. Matérias compartilhadas em redes sociais ou em aplicativos de mensagens instantâneas sempre devem ser checadas, já que o acesso ilimitado a essas plataformas faz com que seja mais simples a disseminação de informações falsas, criadas por qualquer pessoa e sem qualquer tipo de investigação.

(Texto cedido pela autora para uso no material Currículo em Ação, 2a série do EM, 3o bimestre)

Em duplas, discutam e respondam às questões, anotando no caderno as informações.

O texto que vocês acabaram de ler deve ser classificado como pertencente ao gênero notícia ou ao gênero artigo de opinião? Por quê?

R: O texto pertence ao gênero artigo de opinião, pois, embora ele traga informações sobre vários fatos, é constituído, primordialmente, pelas opiniões da autora.


“O trabalho do jornalista é contribuir para uma democracia forte”. Na opinião do grupo, como pode se dar essa contribuição? Como a democracia pode ser enfraquecida?

R: Para termos uma democracia forte, a população precisa ter acesso a informações de qualidade, claras, objetivas e verdadeiras, e este é o papel do jornalista. A publicação de conteúdo tendencioso, fora de contexto ou falso pode levar as pessoas a percepções deturpadas da realidade e, consequentemente, a escolhas equivocadas, enfraquecendo, dessa forma, o processo democrático.

(2o parágrafo) “Dessa forma, o profissional fomentará o esclarecimento da população, fazendo com que esta possa tomar as melhores atitudes quanto aos acontecimentos e se manifestar contra ou a favor dos mesmos. Essencialmente, de acordo com o professor de jornalismo da USP, Dennis de Oliveira, o trabalho do jornalista é contribuir para uma democracia forte”.

Que tipo de argumento temos no parágrafo acima?

  1. De Autoridade
  2. Por exemplificação
  3. De princípio
  4. Por causa e consequência


Segundo o professor Dennis Oliveira, “a imparcialidade ou neutralidade no jornalismo é uma idealização, pois é impossível de ser alcançada”. Pesquisem e descrevam qual a diferença entre os dois termos (imparcial e neutro) destacados no contexto em que estão inseridos.

Neutro – Adjetivo. Que não toma partido em uma discussão, que não escolhe um dos lados; que não se posiciona nem a favor, nem contra; neutral.

Imparcial – Adjetivo. Que julga justamente; desprovido de parcialidade; sem preferência.

Mesmo não garantindo imparcialidade, a curadoria de fontes e informações é crucial para compreender os fatos. Segundo a autora, como podem ser buscadas essas informações? Quais valores precisam ser cumpridos na busca por elas?

R: Informações podem ser buscadas a partir de números e dados adquiridos de órgãos públicos, pesquisas, consultas com profissionais e testemunhos. Os valores, que devem ser buscados e que são a base do jornalismo, são o compromisso com a verdade e com o interesse público.

domingo, 6 de agosto de 2023

Tese e argumentação

 O texto dissertativo-argumentativo é um tipo textual que consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos, opinião e explicações fundamentadas.

Este tipo de texto tem como objetivo central a formação de opinião do leitor. Assim, ele é caracterizado por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem através da argumentação.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esse é o tipo de texto solicitado aos alunos, cujo tema aborda questões atuais de ordem social, científica, cultural ou política.

A estrutura do texto dissertativo-argumentativo

O texto dissertativo-argumentativo é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

1. Introdução

Na introdução devem ser mencionado o tema central que será abordado no texto de modo a situar o interlocutor.

Esta parte deve compreender cerca de 25% da dimensão global do texto.

2. Desenvolvimento

Todas as ideias mencionadas na introdução devem ser desenvolvidas de forma opinativa e argumentativa nessa parte do texto, cuja dimensão deve compreender cerca de 50% do mesmo.

3. Conclusão

A conclusão deve ser uma síntese do problema abordado, mas com considerações que expressam o resultado do que foi pensado ao longo do texto.

A sua dimensão contempla cerca de 25% do texto.

Como fazer um texto dissertativo argumentativo?

As etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:

1. Escolha do tema e do problema

Escolher um tema para dissertar é o primeiro passo para produzir um texto dissertativo-argumentativo.

Nos vestibulares e provas do Enem, o tema da redação é apresentado através dos textos motivadores (de apoio) que costumam trazer assuntos relacionados com o contexto atual.

Depois de escolhido o tema, faz-se necessário refletir sobre o assunto para entender quais conhecimentos temos sobre isso. Além disso, fazer um recorte sobre o que se pretende dissertar é essencial. Ou seja, imagine que o tema é sobre o aborto. O que iremos dissertar sobre esse tema?

O recorte é isso, a escolha de um tópico sobre a tese (tema central) e que pode ser, nesse exemplo: o significado do aborto; a legislação atual do aborto; causas e consequências do aborto; o aborto na sociedade brasileira.

Por isso, além de escolher o tema, é importante ter um recorte, isto é, a busca de um problema para desenvolver na redação.

Em resumo:

  • Qual o tema escolhido?
  • Quais os conhecimentos sobre esse tema?
  • Qual o problema específico sobre o tema que se pretende dissertar?

2. Busca da opinião e argumentos sobre o tema

O texto dissertativo-argumentativo possui a opinião do autor sobre determinado tema. No entanto, essa opinião não deve estar expressa em primeira pessoa do singular (Eu) e sim na primeira ou terceira pessoa do plural (Nós, Eles).

O mais importante de um texto dissertativo-argumentativo é a organização, clareza e exposição dos argumentos.

Para isso, é necessário refletir sobre o tema, buscando assim uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o assunto abordado. Isso porque a opinião sobre o tema reforçará a argumentação.

Assim, selecione exemplos, fatos e provas de modo a assegurar a validade de sua opinião, sem deixar de justificar cada parte. Uma dica é fazer um esboço da estrutura do texto e anotar tudo em um rascunho para ir organizando melhor as ideias.Em resumo:

  • Qual sua opinião sobre o tema dissertado?
  • Quais argumentos, exemplos e fatos serão utilizados na redação?

3. Finalização do texto

Na finalização de um texto dissertativo-argumentativo, busca-se a solução para o problema exposto na dissertação.

Assim, é hora de apresentar uma síntese da discussão exposta, onde se retoma a tese (ideia principal) propondo uma solução ao problema e adicionando as observações finais.

Em resumo:

  • Quais as possíveis soluções para o problema exposto?
  • Quais caminhos podem ser eleitos para solucionar o problema?

    Exemplos de textos dissertativo-argumentativos

    Texto 1

    Tema: violência nas escolas

    É frequente ouvirmos falar sobre os atos violentos na escola. Não bastasse a sua presença nas ruas, os ambientes supostamente seguros - nomeadamente as escolas - são mais do que nunca alvo de ações de violência.

    Os valores se perdem a ponto de não só entre alunos, mas entre alunos e professores, ou vice-versa, serem inúmeros os casos de agressões noticiados frequentemente.

    A força é tomada em detrimento da razão e os conflitos são resolvidos de forma irracional desde a infância, cujas crianças absorvem cedo esse tipo de comportamento por influência da sociedade cada vez mais violenta em que vivemos.

    A participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para estabelecer normas e restaurar valores que tem vindo a se perder. Por isso, pode-se concluir que a aproximação entre pais e escola é um dos principais propulsores para a mitigação desse problema.

https://www.todamateria.com.br/texto-dissertativo-argumentativo/

domingo, 30 de julho de 2023


 

FIGURAS DE LINGUAGEM



DESEMEPENHO POR CONTEÚDO

FIGURAS DE LINGUAGEM 
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

Descrição da Atividade

1º Momento : Análise da questão na Prova Paulista. (ALVES, Castro. Obras completas. Volume único. São Paulo: Nova Aguilar, 2004).

2º Momento: Retomada dos conceitos sobre Figuras de Linguagem, conotação e denotação. Registro na lousa.

3º Momento: Divisão da turma em grupos. 




Desafio musical




Escreva a figura de linguagem utilizada nas seguintes canções:





segunda-feira, 12 de junho de 2023

MUSEU DOS MEMES - ATIVIDADE DO DIA 12/06

https://museudememes.com.br/ 



a)Descreva o que você enxerga na imagem. 

b) Em qual contexto o gênero textual meme pode ter surgido? 

c) Sintetize de acordo com a sua compreensão o que é meme. 

d) Que mensagem acredita haver nele? Sobre o que a ilustração nos faz refletir? 

14) Percebe relação entre o meme e os textos I e II? Qual? 


 15) A partir das reflexões realizadas em relação ao tema central, podemos afirmar que há relações existentes entre ética, cidadania e participação social? Comentem. 

16) A política está presente no dia a dia da sociedade. Como a identificam em suas vidas? E na escola? 


 17) Leia a frase de Platão: “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam.” e comente


domingo, 4 de junho de 2023



]
Resposta: Questões sociais, como a miséria, a exploração do indivíduo, as condições vivenciadas pelas classes menos favorecidas, entre outros...

 


No texto, o narrador é em terceira pessoa, não participando das ações como personagem. Descreve as cenas sem fazer parte, nem intromissões. 

No trecho em que se descreve o desfecho da denúncia contra Rubião em relação à herança recebida de Quincas Borba: “[...] mas, a denúncia foi destruída, e o inventário caminhou rapidamente para a conclusão. Palha festejou o acontecimento com um jantar em que tomaram parte, além dos três, o advogado, o procurador e o escrivão [...]”.



Da forma como o narrador evidencia os fatos, os comportamentos e gestos das personagens, tem - se a exposição da figura feminina como elemento de sedução e encantamento, tendo como alvo a personagem Rubião.

Rubião aceitava agradecido e demorava o máximo que podia nas compras, consultando sem propósito, inventando necessidades, tudo para ter, por mais tempo, a moça ao pé de si. Esta se deixava estar: falando, explicando, demonstrando.






Resumo da obra: "Quincas Borba" é um romance escrito por Machado de Assis, publicado em 1891. A história se passa no Rio de Janeiro e acompanha a vida de Rubião, um ingênuo e solitário professor que se torna o herdeiro de Quincas Borba, um excêntrico filósofo e filantropo.
Quincas Borba desenvolveu uma filosofia chamada "Humanitismo", que prega a ideia de que o ser humano é regido pelo egoísmo e que o objetivo da vida é alcançar a felicidade através do domínio sobre os outros. Após a morte de Quincas Borba, Rubião herda sua fortuna e passa a viver uma vida de luxo e extravagância.
No entanto, Rubião começa a ser explorado e manipulado pelas pessoas ao seu redor, que o veem apenas como uma fonte de dinheiro. Ele se envolve com Sofia, uma mulher interesseira e calculista, e seu marido Cristiano, que finge ser amigo de Rubião para se beneficiar de sua riqueza.
Conforme a trama se desenrola, Rubião vai perdendo sua fortuna e sua saúde mental começa a se deteriorar. Ele é internado em um manicômio, onde sua loucura se acentua. O romance aborda temas como a ambição, a ganância, a vaidade humana e a fragilidade da condição humana.

"Quincas Borba" é uma obra que utiliza o humor e a ironia característicos de Machado de Assis para criticar a sociedade da época, mostrando como as relações sociais são pautadas pelo interesse próprio e como a busca desenfreada pela felicidade pode levar à degradação moral e mental.
















Gabarito

1 - a.(F), b.(O), c.(F), d.(F), e.(O), f.(F), g.(O), h.(F), i.(F), j.(O)

 2B / 3. "Que crueldade a desses dois!", "Que velho malvado, refestelado no burro, e o menino, coitado, andando a pé!" e "Onde já se viu coisa igual? Um menino cheio de vida, montado no burro, e o velho a caminhar pela estrada!". / 4. "Um velho e um menino seguiam pela estrada montados num burro.", "O velho, então, desceu do burro e mandou o menino montar." e "Mandou o menino descer e ambos, com esforço, passaram a carregar o burro." (Professor, aceite outras respostas) / 5. Respostas Pessoais. / 6A / 7B / 8A / 9D / 10. a) FATO: O Toyota Corolla Cross é vendido a partir de 150 mil reais. OPINIÃO: Ele é mais bonito que o Jeep Compass, b) FATO: Marília Mendonça era uma cantora brasileira de sucesso. OPINIÃO: Infelizmente faleceu muito cedo. c) FATO: pois são vendidos sempre com promoção. OPINIÃO: Os produtos daquela loja devem ser muito bons. d) FATO: uma vez que muitos compartilharam no Facebook. OPINIÃO: Aquela notícia só deve ser verdade. e) FATO: O iPhone 12 é o celular mais vendido do mundo em 2021. OPINIÃO: portanto, ele é melhor que Galaxy A22. / 11. Respostas Pessoais. / 12B / 13C


domingo, 28 de maio de 2023

REALISMO

 






"Memórias Póstumas de Brás Cubas" é um famoso romance escrito por Machado de Assis, um renomado autor brasileiro do século XIX. Publicado pela primeira vez em 1881, o livro é considerado uma das obras-primas da literatura brasileira. 

A história é narrada por Brás Cubas, um personagem que já está morto quando começa a contar sua vida. Ele relata suas memórias de maneira irônica e sarcástica, revelando suas experiências, pensamentos e emoções ao longo da vida. O estilo narrativo inovador do livro, com digressões, reflexões filosóficas e uma narrativa não linear, torna a obra singular e desafiadora. 

Brás Cubas é um homem da elite brasileira, filho de uma família rica e poderosa. No entanto, ele é preguiçoso, egocêntrico e desprovido de grandes realizações na vida. O livro retrata a sociedade brasileira da época, criticando seus valores, hipocrisias e injustiças. 

Ao longo do romance, Brás Cubas relembra suas conquistas e fracassos amorosos, suas amizades e rivalidades, e sua participação na política e nas questões sociais. Ele também reflete sobre a vida e a morte, questionando a importância das realizações individuais diante da inevitabilidade do fim. 

"Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma obra marcada pelo pessimismo e pela ironia, explorando temas como a decadência social, a corrupção, a vaidade humana e a finitude da vida. É considerado um marco na literatura brasileira e um exemplo notável do realismo literário, deixando um legado duradouro na cultura brasileira. 

 







Semana 3 - Aprender Sempre

 






a) O enredo transcorre em primeira pessoa e postumamente, isto é, o narrador se denomina defunto  autor, sendo um morto que resolve escrever suas memórias. A trama é contada a partir de um relato do narrador- observador e protagonista, que conduz o leitor para a percepção de sua visão de mundo, seus sentimentos e o que pensa da vida.

b) O romance Memórias póstumas de Brás Cubas, narrado pela própria personagem que, depois de morto, revive suas memórias e seus descontentamentos, inverte a ordem dos fatos.

c) A intenção do narrador foi enfatizar a questão das amizades por interesse, das relações frágeis, instáveis. Na verdade, no final da vida somente poucos estariam ao seu lado.

Texto II

a) O enredo transcorre em primeira pessoa e postumamente, isto é, o narrador se denomina defunto autor, sendo um morto que resolve escrever suas memórias. A trama é contada a partir de um relato do narrador- observador e protagonista, que conduz o leitor para a percepção de sua visão de mundo, seus sentimentos e o que pensa da vida.

b) A narrativa em questão traz a descrição real da mulher, com suas qualidades visíveis e perceptíveis, a partir de seu comportamento. O narrador deixa explícito que, de repente, tem sua “noiva” arrebatada por outro homem, no tempo presente, deixando-o perdido, sem reação.

c) Como se trata de um romance realista, que trata de forma objetiva a realidade, podemos ver, no enredo, a presença de conflitos sociais e relações de interesse, costumes da burguesia carioca do século XIX.

terça-feira, 23 de maio de 2023

Fato x Opinião - Me Explica, Vai!

MATERIAL PARA AULA DE REVISÃO
NIVELAMENTO



FATO

Fato é determinado como um acontecimento, logo, pode ser comprovado de alguma maneira, seja através de documentos, números ou outra forma de registro. Desse modo, fato é uma ocorrência, aquilo que acontece em decorrência de eventos exteriores.

Veja um exemplo:
“A médica Fernanda prescreveu um remédio ao paciente.”

Logo, o exemplo acima revela uma atitude praticada pela médica. O narrador não deu nenhuma opinião sobre o fato apresentado.

OPINIÃO

A opinião é um ponto de vista a respeito de um determinado fato. Ela não é, portanto, um acontecimento. Trata-se de um julgamento pessoal, de um pensamento em relação a algo, é uma maneira de pensar.

Veja um exemplo:
“A médica Fernanda prescreveu um remédio muito caro ao paciente.”

Observe nesse último exemplo que a expressão “muito caro” trata-se de uma opinião relativa ao fato de a médica Fernanda ter prescrito um remédio ao paciente. Essa prescrição aconteceu, é um fato. No entanto, o autor da frase tem uma opinião específica sobre o fato: o remédio é muito caro. Outras pessoas podem ter opiniões diferentes a respeito desse mesmo fato, como: “A médica Fernanda prescreveu um remédio de preço acessível ao paciente.” 

FATO

Fato é determinado como um acontecimento, logo, pode ser comprovado de alguma maneira, seja através de documentos, números ou outra forma de registro. Desse modo, fato é uma ocorrência, aquilo que acontece em decorrência de eventos exteriores.

Veja um exemplo:
“A médica Fernanda prescreveu um remédio ao paciente.”

Logo, o exemplo acima revela uma atitude praticada pela médica. O narrador não deu nenhuma opinião sobre o fato apresentado.

OPINIÃO

A opinião é um ponto de vista a respeito de um determinado fato. Ela não é, portanto, um acontecimento. Trata-se de um julgamento pessoal, de um pensamento em relação a algo, é uma maneira de pensar.

Veja um exemplo:
“A médica Fernanda prescreveu um remédio muito caro ao paciente.”

Observe nesse último exemplo que a expressão “muito caro” trata-se de uma opinião relativa ao fato de a médica Fernanda ter prescrito um remédio ao paciente. Essa prescrição aconteceu, é um fato. No entanto, o autor da frase tem uma opinião específica sobre o fato: o remédio é muito caro. Outras pessoas podem ter opiniões diferentes a respeito desse mesmo fato, como: “A médica Fernanda prescreveu um remédio de preço acessível ao paciente.” 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Leia as frases abaixo retiradas de textos e coloque (F) para FATO ou (O) para OPINIÃO.

a. (   ) De um modo geral, as biografias contam sobre a vida de alguém.
b. (   ) Como é bom saber mais sobre a Carmem Miranda e ouvir suas músicas.
c. (   ) O vírus pode se espalhar pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada.
d. (  ) A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresenta sintomas leves a moderados.
e. (   ) O vírus do Coronavírus é um fato triste que assusta os brasileiros.
f. (   ) O primeiro dia do programa Mais Médicos foi marcado por faltas e desistências.
g. (   ) A agricultura é mais importante do que a pecuária.
h. (   ) A internet é o maior arquivo público do mundo.
i. (   ) A borboleta da praia é uma espécie endêmica no estado do Rio de Janeiro.
j. (   ) A soneca é ótima para quem vai trabalhar à tarde.



O VELHO, O MENINO E O BURRO

      Um velho e um menino seguiam pela estrada montados num burro. Pelo caminho, as pessoas com as quais cruzavam diziam:
         – Que crueldade a desses dois! Querem matar o burro!
      O velho, impressionadíssimo com os comentários, mandou o menino descer. Mais adiante, outras pessoas, observando a cena, diziam:
         – Que velho malvado, refestelado no burro, e o menino, coitado, andando a pé!
     O velho, então, desceu do burro e mandou o menino montar. Daí a pouco, outras pessoas, vendo a cena, comentaram:
  – Onde já se viu coisa igual? Um menino cheio de vida, montado no burro, e o velho a caminhar pela estrada!
       Depois dessa, o velho não teve dúvidas. Mandou o menino descer e ambos, com esforço, passaram a carregar o burro.
      Está claro que os comentários não se fizeram demorar, e desta vez seguidos de gargalhadas. Evidentemente, todo o mundo estranhava os dois carregarem o burro.

La Fontaine

2. O que determinou a mudança de comportamento do velho enquanto seguia pela estrada?
a) O fato de o burro está cansado e triste.
b) A opinião que as pessoas expressavam.
c) O relato do menino sobre a cena do burro.
d) A opinião do velho sobre o burro e o menino.

3. Retire do texto 3 (três) frases que apresentam opinião.
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4. Retire do texto 3 (três) frases que sejam fato.
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5. Para cada um dos fatos listados, posicione-se e emita uma opinião:

a) Motorista alcoolizado provoca acidente ao sair de uma festa em São Paulo.
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b) A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo aprovou, em outubro de 2017, a proposta que permite o uso de celulares em sala de aula.
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c) O Presidente da República sancionou a lei que aumenta a validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para dez anos. 
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d) Rio de Janeiro mantém uso obrigatório de máscara em locais fechados.
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Leia o texto e resolva à questão:

CIDADANIA, DIREITO DE TER DIREITOS

Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. [...] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar.

DIMENSTEIN, Gilberto.

6. O trecho que indica uma opinião é:
a) “Há detalhes que parecem insignificantes...”
b) “Muita gente lutou e morreu...”
c) “... respeitar o sinal vermelho no trânsito...”
d) “... para que tivéssemos o direito de votar.”

7. O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é
a) ...“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la...”.
b) ... “Foi uma conquista dura. ”
c) ...“revelam estágios de cidadania...”
d) ...“É poder votar em quem quiser...”.

Leia o texto e resolva à questão: 

TRINDADE TERÁ SISTEMA HÍBRIDO

Dependendo das condições climáticas, a energia eólica é muito indicada para regiões de acesso restrito, e, por isso, com menores demandas – como as ilhas. Seguindo esta linha, o CEPEL, juntamente com a Eletrobrás, a melhor empresa de energia elétrica do mundo, e a Marinha do Brasil, desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas na ilha de Trindade, no litoral do Espírito Santo. A ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com capacidade para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil litros o consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por geradores movidos a óleo.

Jornal do Brasil. 27 jul. 2007 (Adaptado). 

8. Há uma opinião em:
a) “... com a Eletrobrás, a melhor empresa de energia elétrica do mundo...”
b) “... desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas...”
c) a ilha de Trindade precisa ser alimentada por óleo diesel.
d) a ilha de Trindade fica a 1.200 quilômetros da costa.

Leia o texto e resolva à questão.

TÍMIDA DE 18 ANOS DÁ PRIMEIRO BEIJO E MORRE MINUTOS DEPOIS

     Jemma Benjamin, 18 anos, elegeu o colega de universidade Daniel Ross, de 21, para dar seu primeiro beijo na vida, marcando o início do namoro dos dois, porém, minutos depois do beijo, a jovem muito tímida morreu de forma fulminante no sofá da casa de Daniel, em Treforest, Inglaterra.
    A jovem, que praticava natação e era uma atleta exemplar do time de hóquei de uma excelente universidade, sofria de uma condição cardíaca rara – síndrome da morte súbita por arritmia. Daniel chamou socorro e tentou reanimar a namorada, mas não obteve sucesso. Os médicos disseram que ele nada podia fazer.
O casal se conhecia há três meses e o primeiro beijo era muito aguardado. Jemma não tinha histórico de problemas cardíacos, segundo reportagem do “Daily Mail”. O caso aconteceu em 2009, mas os detalhes só foram revelados agora pelo inquérito que apurou a morte.

(G1) Texto adaptado.

9. A expressão do texto abaixo que apresenta um FATO é:
a) “excelente universidade”
b) “muito tímida”
c) “atleta exemplar”
d) “cardíaca rara”

10. As frases abaixo apresentam FATO e OPINIÃO. Separe cada uma delas, indicando qual é o fato e qual é a opinião:

a) O Toyota Corolla Cross é vendido a partir de 150 mil reais. Ele é mais bonito que o Jeep Compass.

FATO:
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OPINIÃO: 
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b) Marília Mendonça era uma cantora brasileira de sucesso. Infelizmente faleceu muito cedo. 

FATO: 
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OPINIÃO: 
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c) Os produtos daquela loja devem ser muito bons, pois são vendidos sempre com promoção. 

FATO: 
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OPINIÃO: 
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d) Aquela notícia só deve ser verdade, uma vez que muitos compartilharam no Facebook. 

FATO: 
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OPINIÃO: 
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e) O iPhone 12 é o celular mais vendido do mundo em 2021, portanto, ele é melhor que Galaxy A22.

FATO: 
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OPINIÃO: 
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11. Escreva uma opinião sobre as imagens abaixo:

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12. Leia o texto abaixo e responda.

O pai telefona para casa:

– Alô?
– ...
Reconhece o silêncio da tipinha. Você liga? Quem fala é você.
– Alô, fofinha.
Nem um som. Criança não é para ser chamada fofinha. Cinco anos, já viu.
– Oi, filha. Sabe que eu te amo?
– Eu também.
“Puxa, ela nunca disse que me amava”.
– Também o quê?
– Eu também amo eu.

Em qual dos trechos desse texto está expressa a opinião do narrador?
a) “Reconhece o silêncio da tipinha.”.
b) “Criança não é para ser chamada de fofinha.”.
c) “– Oi filha. Sabe que eu te amo?”.
d) “‘Puxa, ela nunca disse que me amava’”.

13. Leia o texto abaixo.
 
ZAP
Não faz muito que temos esta nova TV com controle remoto, mas devo dizer que se trata agora de um instrumento sem o qual eu não saberia viver. Passo os dias sentado na velha poltrona, mudando de um canal para outro – uma tarefa que antes exigia certa movimentação, mas que agora ficou muito fácil. Estou num canal, não gosto – zap, mudo para outro. Não gosto de novo – zap, mudo de novo. Eu gostaria de ganhar em dólar num mês o número de vezes que você troca de canal em uma hora, diz minha mãe. Trata-se de uma pretensão fantasiosa, mas pelo menos indica disposição para o humor, admirável nessa mulher.

SCLIAR, Moacyr.

Nesse texto, o narrador emite uma opinião sobre o controle remoto no trecho:
a) “Não faz muito que temos esta nova TV com controle remoto,...”.
b) “Passo os dias [...], mudando de um canal para outro...”.
c) “... se trata agora de um instrumento sem o qual eu não saberia viver.”.
d) “... uma tarefa que [...] agora ficou muito fácil.”.









 

Aulas 13 e 14

 Elementos da conclusão do discurso Reconhecer os elementos da conclusão de um discurso;  Delimitar a conclusão de um discurso. “A primeira ...