O texto dissertativo-argumentativo é um tipo textual que consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos, opinião e explicações fundamentadas.
Este tipo de texto tem como objetivo central a formação de opinião do leitor. Assim, ele é caracterizado por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem através da argumentação.
No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esse é o tipo de texto solicitado aos alunos, cujo tema aborda questões atuais de ordem social, científica, cultural ou política.
A estrutura do texto dissertativo-argumentativo
O texto dissertativo-argumentativo é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
1. Introdução
Na introdução devem ser mencionado o tema central que será abordado no texto de modo a situar o interlocutor.
Esta parte deve compreender cerca de 25% da dimensão global do texto.
2. Desenvolvimento
Todas as ideias mencionadas na introdução devem ser desenvolvidas de forma opinativa e argumentativa nessa parte do texto, cuja dimensão deve compreender cerca de 50% do mesmo.
3. Conclusão
A conclusão deve ser uma síntese do problema abordado, mas com considerações que expressam o resultado do que foi pensado ao longo do texto.
A sua dimensão contempla cerca de 25% do texto.
Como fazer um texto dissertativo argumentativo?
As etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:
1. Escolha do tema e do problema
Escolher um tema para dissertar é o primeiro passo para produzir um texto dissertativo-argumentativo.
Nos vestibulares e provas do Enem, o tema da redação é apresentado através dos textos motivadores (de apoio) que costumam trazer assuntos relacionados com o contexto atual.
Depois de escolhido o tema, faz-se necessário refletir sobre o assunto para entender quais conhecimentos temos sobre isso. Além disso, fazer um recorte sobre o que se pretende dissertar é essencial. Ou seja, imagine que o tema é sobre o aborto. O que iremos dissertar sobre esse tema?
O recorte é isso, a escolha de um tópico sobre a tese (tema central) e que pode ser, nesse exemplo: o significado do aborto; a legislação atual do aborto; causas e consequências do aborto; o aborto na sociedade brasileira.
Por isso, além de escolher o tema, é importante ter um recorte, isto é, a busca de um problema para desenvolver na redação.
Em resumo:
- Qual o tema escolhido?
- Quais os conhecimentos sobre esse tema?
- Qual o problema específico sobre o tema que se pretende dissertar?
2. Busca da opinião e argumentos sobre o tema
O texto dissertativo-argumentativo possui a opinião do autor sobre determinado tema. No entanto, essa opinião não deve estar expressa em primeira pessoa do singular (Eu) e sim na primeira ou terceira pessoa do plural (Nós, Eles).
O mais importante de um texto dissertativo-argumentativo é a organização, clareza e exposição dos argumentos.
Para isso, é necessário refletir sobre o tema, buscando assim uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o assunto abordado. Isso porque a opinião sobre o tema reforçará a argumentação.
Assim, selecione exemplos, fatos e provas de modo a assegurar a validade de sua opinião, sem deixar de justificar cada parte. Uma dica é fazer um esboço da estrutura do texto e anotar tudo em um rascunho para ir organizando melhor as ideias.Em resumo:
- Qual sua opinião sobre o tema dissertado?
- Quais argumentos, exemplos e fatos serão utilizados na redação?
3. Finalização do texto
Na finalização de um texto dissertativo-argumentativo, busca-se a solução para o problema exposto na dissertação.
Assim, é hora de apresentar uma síntese da discussão exposta, onde se retoma a tese (ideia principal) propondo uma solução ao problema e adicionando as observações finais.
Em resumo:
- Quais as possíveis soluções para o problema exposto?
- Quais caminhos podem ser eleitos para solucionar o problema?
Exemplos de textos dissertativo-argumentativos
Texto 1
Tema: violência nas escolas
É frequente ouvirmos falar sobre os atos violentos na escola. Não bastasse a sua presença nas ruas, os ambientes supostamente seguros - nomeadamente as escolas - são mais do que nunca alvo de ações de violência.
Os valores se perdem a ponto de não só entre alunos, mas entre alunos e professores, ou vice-versa, serem inúmeros os casos de agressões noticiados frequentemente.
A força é tomada em detrimento da razão e os conflitos são resolvidos de forma irracional desde a infância, cujas crianças absorvem cedo esse tipo de comportamento por influência da sociedade cada vez mais violenta em que vivemos.
A participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para estabelecer normas e restaurar valores que tem vindo a se perder. Por isso, pode-se concluir que a aproximação entre pais e escola é um dos principais propulsores para a mitigação desse problema.
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