segunda-feira, 3 de abril de 2023

DEVOLUTIVA DA AVALIAÇÃO

 

Texto I

A PRETA SUZANA

 [...] Tudo me obrigaram os bárbaros a deixar! Oh, tudo, tudo até a própria liberdade! Estava extenuada de aflição, a dor era-lhe viva, e assoberbava-lhe o coração. — Ah, pelo céu! — exclamou o jovem negro enternecido — sim, pelo céu, para que essas recordações? — Não matam, meu filho. Se matassem, há muito que morrera, pois vivem comigo todas as horas. Vou contar-te o meu cativeiro. Tinha chegado o tempo da colheita, e o milho e o inhame e o amendoim eram em abundância nas nossas roças. Era um destes dias em que a natureza parece entregar-se toda a brandos folgares, era uma manhã risonha, e bela, como o rosto de um infante, entretanto eu tinha um peso enorme no coração. Sim, eu estava triste, e não sabia a que atribuir minha tristeza. Era a primeira vez que me afligia tão incompreensível pesar. Minha filha sorria-se para mim, era ela gentilzinha, e em sua inocência semelhava um anjo. Desgraçada de mim! Deixei-a nos braços de minha mãe, e fui-me à roça colher milho. Ah, nunca mais devia eu vê-la.(...)

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula.

 

Texto II

Eu, Mulher Preta






VIEIRA, Mari. Poema Eu, Mulher Preta.

1)Sobre os temas apresentados nos Textos I e II? Qual alternativa correta?

 

A) Texto I- A personagem Suzana narra a lembrança de seu povo e conta a vida dela nos territórios africanos, onde vivia antes de ser escravizada. Texto II - “Eu, mulher Preta”, o personagem conta em 3ª pessoa sobre a libertação dos escravos e sobre a opressão do racismo estrutural na sociedade, aceitação de sua cultura identitária e ancestralidade.

B) Texto I – O eu lírico conta suas lembranças e de seu povo nos territórios africanos, onde vivia antes de ser escravizada. Texto II - “Eu, mulher Preta”, o eu lírico mostra a libertação diante do passado escravagista, da opressão do racismo estrutural na sociedade, aceitação de sua cultura identitária e ancestralidade.

C) Texto I A personagem Suzana narra a lembrança de seu povo e conta a vida dela nos territórios africanos, onde vivia antes de ser escravizada. Texto II “Eu, mulher Preta”, o eu lírico mostra a libertação diante do passado escravagista, da opressão do racismo estrutural na sociedade, aceitação de sua cultura identitária e ancestralidade.

D) Texto I A personagem Suzana narra a lembrança de seu povo e conta a vida dela nos territórios africanos, onde vivia antes de ser escravizada. Texto II “Eu, mulher Preta”, apresenta um enredo sobre racismo e sociedade, aceitação de sua cultura identitária e ancestralidade.

 

2)Quais conexões em os textos?

A) Ambos escritos com “eu lírico” feminino.

B) Os dois textos apresentam narrativas em 1ª pessoa.

C)Além da conexão do tema, eles foram escritos pela mesma escritora.

D) Além das conexões entre os títulos (A preta Suzana e Eu, Mulher Preta) e temas, eles foram escritos por duas mulheres, negras e escritoras.

 

3) O Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser dividido em três gerações.

A) A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século". A terceira de "geração condoreira". (instrumento de denúncia às injustiças sociais).

B) A primeira geração é denominada antinacionalista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século". A terceira de "geração condoreira". (instrumento de denúncia às injustiças sociais.

C) A primeira geração é denominada antinacionalista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século". A terceira de "geração condoreira". (instrumento de denúncia às injustiças sociais.

D) A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século". A terceira de "geração condoreira". (instrumento de alegria e justiça social).

 

4) Em “Eu, mulher preta” na primeira estrofe: “Já não aliso o cabelo/Já não odeio meus lábios carnudos/Já não me acho feia/Já não me vejo com seu espelho brancocêntrico [...]”. O efeito de sentido encontra-se no reforço da negativa, intensificando uma quebra quanto aos atos insuportáveis das situações descritas, das repressões culturais (e de trabalho) pelas quais as mulheres negras e a poeta passaram.  Qual figura de linguagem realça a expressividade da mensagem, enfatizando o sentido de termos repetidos continuamente?

 

A) Metáfora

B) Pleonasmo

C) Ironia

D) Anáfora

 

5- O Romantismo é o movimento artístico que representa a burguesia do século XVIII e XIX, ou seja, o movimento é o de uma produção da nova elite da sociedade, que havia superado os regimes absolutistas em diversos países. Por conta disso, os ideais dessa burguesia são aqueles presentes nas obras românticas. Alguns deles são características desse movimento artístico, exceto:

A) Egocentrismo (culto ao “eu”); o indivíduo como centro da existência.

B) Retrato fidedigno da realidade.

C) Nacionalismo

D) Idealização do amor e da mulher.

 

Senhora

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1847 


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segunda-feira, 20 de março de 2023

Análise de Senhora x Iracema

 No Texto I, “Senhora” (1875), José de Alencar situa o leitor sobre o jogo de interesses da sociedade da época, por meio de sua protagonista, que antes era uma moça pobre em via de ficar órfã, tendo até um casamento rejeitado por conta de sua classe social, mas que, após o recebimento de uma herança, passa a ser “admirada” e receber galanteios com frequência. A obra Senhora, de José de Alencar, divide-se em quatro partes. A primeira inicia-se com este capítulo: “O preço”. A segunda parte, chamada de “Quitação” narra a história de Aurélia. A terceira parte tem como título “Posse”, e descreve a rotina de Aurélia e Fernando enquanto casal. Na quarta (e última parte), “Resgate”, temos os principais acontecimentos da trama. Considerado um romance urbano, o autor retrata o casamento por interesse em uma sociedade de aparências do século XIX. A personagem Aurélia, enquanto desprovida de capital, possui como características a fragilidade e a meiguice, é compreensiva e sonhadora. Após a decepção que teve com Fernando, ao ser abandonada em troca de um casamento por interesse, passa a ser fria, calculista e temperamental. Demonstra inteligência e planejamento de suas ações, para que tudo saia conforme seus planos. Faz questão de, por vaidade, mostrar à sociedade que é rica e dona de Fernando. 

 O Texto II apresenta um trecho de “Iracema” (“Ira”: mel, “ceme”: lábios ou semu, saída. Anagrama de América), romance de 1865, que narra a história de amor entre Martim e Iracema, representando o encontro entre o branco colonizador e o índio, ou seja, entre a cultura europeia considerada civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. José de Alencar discorre sobre uma narrativa de fundação, cujo principal objetivo é mostrar a criação de uma identidade cultural, representando como se originou a nacionalidade brasileira. Iracema faz parte de uma trilogia indianista do autor (O Guarani, Iracema, Ubirajara) e representa a lenda do Ceará , contemplando, na obra, tanto elementos da natureza, quanto mitos indígenas. É descrita na 3ª pessoa por um narrador observador, o qual enfatiza o contato do indígena com a civilização (portuguesa), denotando, assim, o nacionalismo, mostrado entre o romance de Iracema com Martim. Há uma análise interessante da obra Iracema de José de Alencar, segundo análise do professor Eduardo Vieira Martins, professor da FFLCH-USP, (canal USP, Livros da Fuvest) que poderá contemplar estas discussões literárias, bem como compreendê-la no contexto literário histórico e social da época.


Texto I SENHORA José de Alencar Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões. Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade. Era rica e formosa. Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante. Quem não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da Corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros. Aurélia era órfã; tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. [...] ALENCAR, José de. Senhora. Domínio Público. Disponível em: https://cutt.ly/aUyrZER. Acesso em : 17 jan. 2022.

Texto II IRACEMA José de Alencar Capítulo 2 [...] Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto. Iracema saiu do banho: o aljôfar d’água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste. A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão.

Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu. O moço guerreiro aprendeu na religião de sua mãe, onde a mulher é símbolo de ternura e amor. Sofreu mais d’alma que da ferida. O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara. A mão que rápida ferira, estancou mais rápida e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida: deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada. O guerreiro falou: — Quebras comigo a flecha da paz? — Quem te ensinou, guerreiro branco, a linguagem de meus irmãos? Donde vieste a estas matas, que nunca viram outro guerreiro como tu? — Venho de bem longe, filha das florestas. Venho das terras que teus irmãos já possuíram, e hoje têm os meus. — Bem-vindo seja o estrangeiro aos campos dos tabajaras, senhores das aldeias, e à cabana de Araquém, pai de Iracema. [...] ALENCAR, José de. Iracema. Domínio Público. Disponível em: https://cutt.ly/BUyr8Qp. Acesso em:17 jan. 2022 

1) Qual a relação entre os textos de José de Alencar, Senhora e Iracema? Espera-se que os estudantes mencionem que são textos de um mesmo autor e identifiquem que ambos trazem personagens femininas, descritas como belas, e que demonstram posturas um pouco diferente em relação às heroínas românticas da época (Iracema é uma guerreira, Aurélia é uma mulher que assume o controle das suas vontades), protagonizando as histórias. 

2) Os fragmentos pertencem a qual gênero textual? Os textos pertencem ao gênero textual romance, o qual é escrito em prosa e possui uma narrativa longa. Explane, nesta questão, as características do gênero romance, em especial, sobre a introdução na literatura brasileira dos quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional presentes nas obras alencarianas. Além de que as semelhanças existentes nos romances e contos escritos no século XIX podem ser muito atuais em relação à sua temática, sendo possível fazer paralelos muito interessantes com assuntos presentes no século XXI.

3) A produção literária da 1ª e 2ª gerações românticas, do século XIX, destacou a mulher como figura idealizada. Nos trechos retirados das obras Senhora e Iracema, as características apresentadas comprovam essa afirmação? Comentem sobre os perfis das personagens. Nessa apresentação, Aurélia é retratada como uma mulher idealizada, perfeita, que encanta a todos e é inalcançável, característica da segunda fase romântica; já Iracema representa o ideal da primeira fase romântica, pois apresenta o índio como o herói nacional. No entanto, como já apresentado, as personagens alencarianas já apresentam características realistas/naturalistas, pois ambas são descritas como mulheres fortes e independentes em várias passagens dos textos. 

4) Pesquisem, no romance “Senhora”, as palavras consideradas desconhecidas e transcrevam-nas, buscando os significados em dicionários impressos ou digitais.

Ascensão - Ato ou efeito de ascender, de subir; estado do que está a subir ou a elevar-se. 
Alabastro -  Variedade de gipsita branca, translúcida, pouco dura e suscetível de um belo polido; Qualidade do que é branco. 
 Alvura, brancura. 
Avidez - Desejo ardente e insaciável; voracidade. 
Cetro - Bastão curto que é uma das insígnias do poder soberano. 
Esplendores - Fulgor, brilho intenso; deslumbramento; lustre, fama, glória. 
Firmamento - Ato ou efeito de firmar; O que serve de fundamento. = 
Alicerce, sustentáculo. 
Fulgor - Brilho instantâneo, mas intenso; expressão, energia. 
Malévolos - Que mostra malevolência, má vontade ou hostilidade; que mostra maldade ou predisposição para fazer mal. 
Opulências Abundância de riqueza; magnificência; diz-se das produções muito abundantes. 
Prisma Cristal que decompõe a luz; modo especial de ver ou considerar as coisas.

5) De que maneira Aurélia é apresentada ao leitor? 

A protagonista é apresentada como uma mulher rica e da alta sociedade, que frequenta bailes e eventos burgueses, acompanhada de sua parente, D. Firmina.


6) Como o autor descreve as características da protagonista? Qual aparência ela tem? Transcrevam trechos dos textos para justificarem a resposta. 

O autor faz uso de formas de expressão (figuras de linguagens) como comparações e metáforas para exaltar a beleza da protagonista. Exemplo: “Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.” 

7) Façam uma breve pesquisa sobre a obra “Senhora” e respondam às questões a seguir: 

a) O que acontece na vida de Aurélia para que, de repente, ela se torne uma mulher admirada e cheia de pretendentes? 

 Aurélia era filha de uma costureira pobre, torna-se órfã e recebe uma enorme herança de seu avô, o que passa a atrair os olhares e galanteios de vários rapazes.

b) Considerando que a questão central proposta por José de Alencar nesse romance é o casamento, qual crítica social o autor faz por meio dessa temática? 

 O autor faz uma crítica ao casamento por interesse/conveniência e à forma como o dinheiro condicionava a vida das pessoas

8) Toda a narrativa de “Senhora” se dá porque Aurélia “compra” o marido, conforme o trecho, a seguir, demonstra: “(...) Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu uma mulher traída; o senhor, um homem vendido. - Vendido! Exclamou Seixas ferido dentro d’alma. - Vendido sim: não tem outro nome. Sou rica, muito rica, sou milionária; precisava de um marido, traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o. Custou-me cem contos de réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o triplo, toda a minha riqueza por este momento.” 

2. a) Que características de Aurélia podemos identificar no trecho anterior? Elas coincidem com aquelas esperadas em uma personagem do Romantismo?

suas personagens já apresentam características realistas/naturalistas, pois Aurélia nos é apresentada, aqui e em outras passagens da obra, como uma mulher forte e independente, à frente de seu tempo, que dirige sua vida e seus negócios. Neste trecho, ela se mostra, inclusive, cruel e vingativa. 

b) Aurélia é trocada por outra moça com um dote de trinta contos de réis e, por causa desse fato, decide se vingar de Seixas. Procurem em dicionários (impressos ou digitais) o significado do termo “dote”, anotem a seguir, expondo a opinião do grupo sobre a atitude da protagonista no trecho em destaque. Um costume antigo, mas ainda em vigor em algumas regiões do mundo, que é estabelecer quantidades de bens e dinheiro oferecidas a um noivo pela família da noiva, para acertar o casamento entre os dois. Espera-se que os estudantes compreendam que é uma prática ultrapassada e desrespeitosa para a mulher, de acordo com os atuais costumes de nosso país.

c) A partir do contexto sociocultural em que a obra está inserida, expliquem porque Aurélia afirma que o marido é “um traste indispensável às mulheres honestas”.

 Na sociedade em questão, principalmente na alta sociedade, uma mulher solteira não era bem-conceituada e não poderia ter uma vida social ativa. Um exemplo disso é que, no primeiro trecho do texto aqui apresentado, somos informados que Aurélia tinha uma “velha parenta, viúva, que a acompanhava na sociedade”. 

d) No decorrer da narrativa, percebe-se que o casamento é mais um contrato financeiro do que amoroso. Contudo, o final da obra mantém-se fiel às características do Romantismo. Descrevam o final da história e de que maneira este fato é constatado. 

Aurélia confessa seu amor por Fernando e afirma que eles podem ficar juntos, esquecendo o passado. Fernando beija sua esposa, porém fica com receio do dinheiro da amada continuar a prejudicar seu relacionamento, ao passo que ela apresenta seu testamento, deixando toda sua riqueza para o marido, assim, permitindo que eles vivessem o “amor conjugal”. Ou seja, os protagonistas redimem-se, recuperando a dignidade e pureza comuns aos heróis do Romantismo.

Sobre o Texto II 


9) Em grupo, façam uma pesquisa para responder às questões a seguir. a) Qual é o tipo de narrador da obra?

O narrador é onisciente.

b) O narrador apresentado se identifica mais com o olhar de uma das personagens do texto. Que personagem é essa? Justifiquem sua resposta.

A personagem é Iracema. Ele se identifica mais com seu olhar na medida em que se utiliza de seu vocabulário para construir a narrativa e expõe os fatos a partir do ponto de vista dela.

10) No capítulo estudado, temos a apresentação da protagonista descrita por ações que aparentam ser cotidianas, fazendo parte de sua rotina. Levando isso em consideração, escrevam como era o modo de vida de Iracema.

Compreende-se que Iracema, relacionando-se com animais e com o ambiente, era muito próxima à natureza. 

11) Por se tratar de um romance indianista, a obra é repleta de vocábulos originados do idioma Guarani 7 , começando por Iracema que significa “saída de mel, saída de abelhas, enxame” (ira, mel, abelha + semu, saída). Procurem, no texto, as palavras que aparentam ser dessa origem, e transcrevam-nas no caderno, buscando os significados em dicionários impressos ou digitais.

Ará -  Grande papagaio da América do Sul, de longa cauda e bela plumagem; arara; “Ará” se originou do termo tupi a’rá, e significa aves de muitas cores. 
Araquém  - É de origem Tupi e significa pássaro - qualquer ave da ordem dos pásseres. / Pequena ave. Crautá - Palavra indígena que define uma planta, o mesmo que: ¨caraguatá¨; Crauatá, do tupi karauatá.
Gará Ave conhecida por sua plumagem vermelha e bico longo, com o qual busca alimento em rios e manguezais; guará. Alguns autores afirmam que “guará” viria de um termo tupi (awa’rá), cujo significado seria “vermelho”. 
Graúna Do tupi gwara’una, ave preta. 
Ipu - Espécie de jalapa; terreno úmido, adjacente às montanhas, por onde corre a água que delas deriva. Jati- Espécie de abelha, no Brasil. 
Juçara-  Do tupi yi’sara; palmeira (Euterpe edulis) com caule anelado, nativa do Brasil, Argentina e Paraguai, que produz palmito de qualidade; O mesmo que açaí. 
Mangaba - Fruto da mangabeira, pequena árvore da América do Sul, encontrada no Brasil mais frequentemente na região Nordeste. Origem indígena: significa “coisa boa de comer”. 
Sabiá-  Do tupi sawi’a; nome comum dado aos pássaros da família dos muscicapídeos, cosmopolitas, de coloração simples, normalmente marrom, preta ou cinza, conhecidos pelo canto bem melodioso. Tabajara-  Nativo dos tabajaras; indígena que pertence aos tabajaras, povo indígena que habitou algumas regiões litorâneas do Brasil, especialmente em alguns estados nordestinos. 
Uiraçaba - É uma palavra indígena que define uma aljava; carcás; uiraçaba em tupi-guarani significa literalmente: ¨lugar de flecha¨ - uira (flecha) + s’aba (lugar de). 
Uru -Cesto de palha de carnaúba ou fibra de piaçaba, com alça; uru em tupi-guarani pode significar literalmente: -¨continente¨ (uru=tiru). -¨abelha mestra¨(uru=eirub). -¨ave grande¨(uru=guirá



[Livros da Fuvest] - Iracema (José de Alencar)

domingo, 19 de março de 2023

Romantismo no Brasil




O Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser dividido em três gerações.
O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836. Possuindo manifestações tanto em prosa quanto em verso, o Romantismo brasileiro é considerado um dos principais marcos da Literatura em nosso país.
Uma das razões para isso é a importância da estética romântica para o momento histórico em que essa arte está inserida no Brasil: a chegada da Família Real e a reclassificação do território nacional, deixando de ser uma colônia de exploração e, doravante, passando a intitular-se Reino Unido a Portugal. Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.

Contexto histórico
O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país. Algumas das principais delas são:


·         criação da imprensa brasileira;

·         construção do Museu Nacional (incendiado em 2018);

·         fundação do Banco do Brasil;

·         decreto de abertura dos portos às nações amigas;

·         criação do Ministério da Marinha, das Relações Exteriores e do Tesouro Nacional, assim como a fundação da Casa de Suplicação do Brasil (atual Supremo Tribunal da Justiça).


Características

O Romantismo é o movimento artístico que representa a burguesia do século XVIII e XIX, ou seja, o movimento é o de uma produção da nova elite da sociedade, que havia superado os regimes absolutistas em diversos países. Por conta disso, os ideais dessa burguesia são aqueles presentes nas obras românticas. Alguns deles são:

·         egocentrismo (culto ao “eu”; o indivíduo como centro da existência);

·         nacionalismo;

·         exaltação da natureza enquanto cúmplice do sujeito;

·         idealização do herói, do amor e da mulher;

·         fuga da realidade por meio da morte, do sonho, da loucura ou da arte.

Para além dessas características gerais, vale ressaltar que as manifestações da poesia e da prosa, dentro do Romantismo, tiveram, cada uma, suas particularidades.

Fases do Romantismo 

A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil.
A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista
A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século".
A terceira de "geração condoreira". ( instrumento de denúncia às injustiças sociais.
Responda:

1) O que foi o Romantismo?

2) Quais os principais fatos ocorridos no Romantismo brasileiro?

3) Quais as principais características?


5 minutos sobre Romantismo



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segunda-feira, 13 de março de 2023

Figuras de Linguagem

https://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/ 

Diferenças entre os gêneros reportagem e notícia

Os gêneros textuais do universo jornalístico podem ser divididos em dois grandes grupos:

  • Gêneros do jornalismo opinativo;
  • Gêneros do jornalismo informativo.

De acordo com essa divisão, a reportagem enquadra-se entre os textos do jornalismo opinativo, enquanto a notícia está entre os textos do jornalismo informativo;

 A notícia tem como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do cotidiano; a reportagem extrapola os limites da notícia, pois não tem como única finalidade noticiar algo;

 Muitos teóricos da comunicação não estabelecem relação entre a notícia e a reportagem, pois veem esse segundo gênero como um gênero autônomo, isto é, desvinculado dos parâmetros que regem a notícia. Enquanto a notícia informa sobre temas do momento, a reportagem trata de um fenômeno social ou político, acontecimentos produzidos no espaço público e que são de interesse geral.

 A reportagem apresenta elementos que não são encontrados na notícia:

  • Emprego do discurso direto e do discurso indireto: Na notícia, o discurso predominante é o indireto, enquanto na reportagem os dois tipos de discurso mesclam-se para melhor construir os significados do texto;
  • Polifonia: No gênero textual notícia, a única voz presente é a do repórter. Na reportagem, é comum encontrarmos o recurso da polifonia, pois nesse gênero existem elementos como entrevistas com testemunhas e/ou especialistas. Esses elementos permitem que o jornalista, ao apresentar outras vozes no texto, isente-se da apresentação dos fatos;
  • A reportagem é assinada pelo repórter, a notícia, não. Isso acontece porque a reportagem é construída a partir de um ângulo pessoal, com contornos narrativos bem marcados, enquanto a notícia é objetiva e imparcial;
  • Meios de divulgação: A reportagem é mais frequente em revistas e em edições específicas de jornais (geralmente publicadas nas edições de finais de semana). Isso acontece porque o gênero textual reportagem apresenta uma estrutura textual mais complexa, fruto de uma investigação minuciosa do jornalista

domingo, 5 de março de 2023

Dia Intenacional da mulher

(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.


Pesquisa e produção de cartazes  - 2ª B














domingo, 26 de fevereiro de 2023

VISÕES DE MUNDO NOS TEXTOS - Currículo em Ação


A Situação de Aprendizagem 1 foi elaborada pensando em possíveis diálogos entre a Competência (3), as habilidades de Linguagens (EM13LGG301) e de Língua Portuguesa (EM13LP49), que, por sua vez, conectam-se ao campo artístico-literário e aos objetos de conhecimento

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Curta! Livros | O que é lugar de fala?


Tema: AS VOZES DO FEMININO E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 
Questão norteadora: Como a representatividade feminina foi redimensionada ao longo da história? Competências da área: 

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade, e para continuar aprendendo. 
3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. Habilidade de 
Linguagens: (EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos. Habilidade de Língua Portuguesa: (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura. Campos de Atuação: Todos (área) e Artístico-Literário (LP). Objetos de Conhecimento: Repertórios de leitura: textos artístico-literários de diferentes gêneros. Gêneros artístico-literários: regularidades. Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção de textos artístico -literários. Apreciação (avaliação de aspectos éticos, estéticos e políticos em textos e produções artísticas e culturais etc.).Réplica (posicionamento responsável em relação a temas, visões de mundo e ideologias veiculados por textos e atos de linguagem).Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelo uso de recursos linguísticos e multissemióticos. 

Professor, a escolha do tema “As vozes do feminino e suas representações sociais” surge para levar ao espaço escolar as inúmeras visões de mundo que abarcam a figura feminina, mediante assuntos voltados para ressignificações do papel da mulher, como vem ocorrendo entre os diversos campos sociais da nossa contemporaneidade. A Situação de Aprendizagem 1 foi elaborada pensando em possíveis diálogos entre a Competência (3), as habilidades de Linguagens (EM13LGG301) e de Língua Portuguesa (EM13LP49), que, por sua vez, conectam-se ao campo artístico-literário e aos objetos de conhecimento. Essa relação acontece por meio das práticas de linguagem (oralidade, leitura, produção de texto e análise linguística/semiótica) essenciais ao desenvolvimento dos multiletramentos. Presentes na vida e no cotidiano dos estudantes, essas práticas possibilitam o trabalho com uma multiplicidade de semioses, de forma que haja interação social na produção, configuração e disponibilização de novos gêneros. 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Análise de resultados e revisão














                                                                             Revisando...







 

Aulas 13 e 14

 Elementos da conclusão do discurso Reconhecer os elementos da conclusão de um discurso;  Delimitar a conclusão de um discurso. “A primeira ...