Texto I
A PRETA SUZANA
[...] Tudo me obrigaram os bárbaros a deixar!
Oh, tudo, tudo até a própria liberdade! Estava extenuada de aflição, a dor
era-lhe viva, e assoberbava-lhe o coração. — Ah, pelo céu! — exclamou o jovem
negro enternecido — sim, pelo céu, para que essas recordações? — Não matam, meu
filho. Se matassem, há muito que morrera, pois vivem comigo todas as horas. Vou
contar-te o meu cativeiro. Tinha chegado o tempo da colheita, e o milho e o
inhame e o amendoim eram em abundância nas nossas roças. Era um destes dias em
que a natureza parece entregar-se toda a brandos folgares, era uma manhã
risonha, e bela, como o rosto de um infante, entretanto eu tinha um peso enorme
no coração. Sim, eu estava triste, e não sabia a que atribuir minha tristeza.
Era a primeira vez que me afligia tão incompreensível pesar. Minha filha
sorria-se para mim, era ela gentilzinha, e em sua inocência semelhava um anjo.
Desgraçada de mim! Deixei-a nos braços de minha mãe, e fui-me à roça colher
milho. Ah, nunca mais devia eu vê-la.(...)
REIS, Maria Firmina dos. Úrsula.
Texto II
Eu, Mulher Preta
VIEIRA, Mari. Poema Eu,
Mulher Preta.
1)Sobre os temas apresentados nos Textos I e II? Qual
alternativa correta?
A) Texto I- A personagem
Suzana narra a lembrança de seu povo e conta a vida dela nos territórios
africanos, onde vivia antes de ser escravizada. Texto II - “Eu, mulher Preta”,
o personagem conta em 3ª pessoa sobre a libertação dos escravos e sobre a
opressão do racismo estrutural na sociedade, aceitação de sua cultura
identitária e ancestralidade.
B) Texto I – O eu lírico
conta suas lembranças e de seu povo nos territórios africanos, onde vivia antes
de ser escravizada. Texto II - “Eu, mulher Preta”, o eu lírico mostra a
libertação diante do passado escravagista, da opressão do racismo estrutural na
sociedade, aceitação de sua cultura identitária e ancestralidade.
C) Texto I A personagem
Suzana narra a lembrança de seu povo e conta a vida dela nos territórios
africanos, onde vivia antes de ser escravizada. Texto II “Eu, mulher Preta”, o eu
lírico mostra a libertação diante do passado escravagista, da opressão do
racismo estrutural na sociedade, aceitação de sua cultura identitária e
ancestralidade.
D) Texto I A personagem Suzana narra a lembrança de seu
povo e conta a vida dela nos territórios africanos, onde vivia antes de ser
escravizada. Texto II “Eu, mulher Preta”, apresenta um enredo sobre racismo e
sociedade, aceitação de sua cultura identitária e ancestralidade.
2)Quais conexões em os textos?
A) Ambos escritos com “eu lírico” feminino.
B) Os dois textos apresentam narrativas em 1ª pessoa.
C)Além da conexão do tema, eles foram escritos pela mesma
escritora.
D) Além das conexões entre os títulos (A
preta Suzana e Eu, Mulher Preta) e temas, eles foram escritos por duas mulheres,
negras e escritoras.
3) O Romantismo no Brasil foi um importante movimento
artístico do século XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia,
podendo ser dividido em três gerações.
A) A primeira geração é denominada
nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de
"geração do mal-do-século". A terceira de "geração
condoreira". (instrumento de denúncia às injustiças sociais).
B) A primeira geração é denominada antinacionalista. A
segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século".
A terceira de "geração condoreira". (instrumento de denúncia às
injustiças sociais.
C) A primeira geração é denominada antinacionalista. A
segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século".
A terceira de "geração condoreira". (instrumento de denúncia às
injustiças sociais.
D) A primeira geração é denominada nacionalista ou
indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do
mal-do-século". A terceira de "geração condoreira". (instrumento
de alegria e justiça social).
4) Em “Eu, mulher preta”
na primeira estrofe: “Já não aliso o cabelo/Já não odeio meus lábios
carnudos/Já não me acho feia/Já não me vejo com seu espelho brancocêntrico
[...]”. O efeito de sentido encontra-se no reforço da negativa, intensificando
uma quebra quanto aos atos insuportáveis das situações descritas, das
repressões culturais (e de trabalho) pelas quais as mulheres negras e a poeta
passaram. Qual figura de linguagem
realça a expressividade da mensagem, enfatizando o sentido de termos repetidos
continuamente?
A) Metáfora
B) Pleonasmo
C) Ironia
D) Anáfora
5- O Romantismo é o
movimento artístico que representa a burguesia do século XVIII e XIX, ou seja,
o movimento é o de uma produção da nova elite da sociedade, que havia superado
os regimes absolutistas em diversos países. Por conta disso, os ideais dessa
burguesia são aqueles presentes nas obras românticas. Alguns deles são
características desse movimento artístico, exceto:
A) Egocentrismo (culto ao “eu”); o indivíduo como centro da
existência.
B) Retrato fidedigno da realidade.
C) Nacionalismo
D) Idealização do amor e da mulher.
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