segunda-feira, 3 de abril de 2023

DEVOLUTIVA DA AVALIAÇÃO

 

Texto I

A PRETA SUZANA

 [...] Tudo me obrigaram os bárbaros a deixar! Oh, tudo, tudo até a própria liberdade! Estava extenuada de aflição, a dor era-lhe viva, e assoberbava-lhe o coração. — Ah, pelo céu! — exclamou o jovem negro enternecido — sim, pelo céu, para que essas recordações? — Não matam, meu filho. Se matassem, há muito que morrera, pois vivem comigo todas as horas. Vou contar-te o meu cativeiro. Tinha chegado o tempo da colheita, e o milho e o inhame e o amendoim eram em abundância nas nossas roças. Era um destes dias em que a natureza parece entregar-se toda a brandos folgares, era uma manhã risonha, e bela, como o rosto de um infante, entretanto eu tinha um peso enorme no coração. Sim, eu estava triste, e não sabia a que atribuir minha tristeza. Era a primeira vez que me afligia tão incompreensível pesar. Minha filha sorria-se para mim, era ela gentilzinha, e em sua inocência semelhava um anjo. Desgraçada de mim! Deixei-a nos braços de minha mãe, e fui-me à roça colher milho. Ah, nunca mais devia eu vê-la.(...)

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula.

 

Texto II

Eu, Mulher Preta






VIEIRA, Mari. Poema Eu, Mulher Preta.

1)Sobre os temas apresentados nos Textos I e II? Qual alternativa correta?

 

A) Texto I- A personagem Suzana narra a lembrança de seu povo e conta a vida dela nos territórios africanos, onde vivia antes de ser escravizada. Texto II - “Eu, mulher Preta”, o personagem conta em 3ª pessoa sobre a libertação dos escravos e sobre a opressão do racismo estrutural na sociedade, aceitação de sua cultura identitária e ancestralidade.

B) Texto I – O eu lírico conta suas lembranças e de seu povo nos territórios africanos, onde vivia antes de ser escravizada. Texto II - “Eu, mulher Preta”, o eu lírico mostra a libertação diante do passado escravagista, da opressão do racismo estrutural na sociedade, aceitação de sua cultura identitária e ancestralidade.

C) Texto I A personagem Suzana narra a lembrança de seu povo e conta a vida dela nos territórios africanos, onde vivia antes de ser escravizada. Texto II “Eu, mulher Preta”, o eu lírico mostra a libertação diante do passado escravagista, da opressão do racismo estrutural na sociedade, aceitação de sua cultura identitária e ancestralidade.

D) Texto I A personagem Suzana narra a lembrança de seu povo e conta a vida dela nos territórios africanos, onde vivia antes de ser escravizada. Texto II “Eu, mulher Preta”, apresenta um enredo sobre racismo e sociedade, aceitação de sua cultura identitária e ancestralidade.

 

2)Quais conexões em os textos?

A) Ambos escritos com “eu lírico” feminino.

B) Os dois textos apresentam narrativas em 1ª pessoa.

C)Além da conexão do tema, eles foram escritos pela mesma escritora.

D) Além das conexões entre os títulos (A preta Suzana e Eu, Mulher Preta) e temas, eles foram escritos por duas mulheres, negras e escritoras.

 

3) O Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser dividido em três gerações.

A) A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século". A terceira de "geração condoreira". (instrumento de denúncia às injustiças sociais).

B) A primeira geração é denominada antinacionalista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século". A terceira de "geração condoreira". (instrumento de denúncia às injustiças sociais.

C) A primeira geração é denominada antinacionalista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século". A terceira de "geração condoreira". (instrumento de denúncia às injustiças sociais.

D) A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século". A terceira de "geração condoreira". (instrumento de alegria e justiça social).

 

4) Em “Eu, mulher preta” na primeira estrofe: “Já não aliso o cabelo/Já não odeio meus lábios carnudos/Já não me acho feia/Já não me vejo com seu espelho brancocêntrico [...]”. O efeito de sentido encontra-se no reforço da negativa, intensificando uma quebra quanto aos atos insuportáveis das situações descritas, das repressões culturais (e de trabalho) pelas quais as mulheres negras e a poeta passaram.  Qual figura de linguagem realça a expressividade da mensagem, enfatizando o sentido de termos repetidos continuamente?

 

A) Metáfora

B) Pleonasmo

C) Ironia

D) Anáfora

 

5- O Romantismo é o movimento artístico que representa a burguesia do século XVIII e XIX, ou seja, o movimento é o de uma produção da nova elite da sociedade, que havia superado os regimes absolutistas em diversos países. Por conta disso, os ideais dessa burguesia são aqueles presentes nas obras românticas. Alguns deles são características desse movimento artístico, exceto:

A) Egocentrismo (culto ao “eu”); o indivíduo como centro da existência.

B) Retrato fidedigno da realidade.

C) Nacionalismo

D) Idealização do amor e da mulher.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aulas 13 e 14

 Elementos da conclusão do discurso Reconhecer os elementos da conclusão de um discurso;  Delimitar a conclusão de um discurso. “A primeira ...