quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Para além da imagem






























Meu Programa de Ação

Domínio do conheci mento e contextualização
Didática

Utilizei recursos de tecnologia para facilitar o processo de ensino- aprendizagem, relacionando os conceitos da disciplina.




 



Organização:

Os estudantes foram organizados em equipes;

Distribuí diversos poemas;

Os estudantes escolheram de forma espontânea quem iria representar sua equipe, recitando o poema selecionado.


Poeminha do contra

Mário Quintana

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!

 

Correr da vida

Guimarães Rosa


O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem…

 

Reflexo

Pablo Neruda


Se sou amado
Quanto mais amado
Mais correspondo ao amor.
Se sou esquecido
Devo esquecer também
Pois amor é feito espelho
Tem que ter reflexo.

 

Soneto da Fidelidade

Vinícius de Moraes


De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

 

Memória

Carlos Drummond de Andrade


Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.

Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.

 

Cantiga para não morrer

Ferreira Gullar


Quando você for se embora,
moça branca como a neve,
me leve.

Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.

Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,

menina branca de neve,
me leve no esquecimento.

 

Motivo

Cecília Meireles


Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.

 

Sentimentos

Rubem Alves


Somos donos dos nossos atos
mas não donos dos nossos sentimentos.
Somos culpados pelo que fazemos
mas não pelo que sentimos.

Podemos prometer atos,
mas não podemos prometer sentimentos.
Atos são pássaros engaiolados.
Sentimentos são pássaros em voo.

 

Pessoas felizes

Clarice Lispector


As pessoas mais felizes não
têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das
oportunidades que aparecem
em seus caminhos.
A felicidade aparece para
aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam
e tentam sempre.

 

À minha eterna namorada

Antônio Bezerra


Lembro cada Momento
Único e verdadeiro
Com você a meu lado
Iremos ser muito felizes
Amando-nos por inteiro.

Hoje, ontem e amanhã.
Estaremos sempre juntos
Lembrando o que passou
Esperança é o que restou
Na vida intensa vivida
Amaremos por toda vida.







Meu Programa de ação

Protagonismo - Protagonismo
Respeito à individualidade


Ação: Ao realizar a atividade com metodologia ativa, observei as habilidades individuais e as particularidades das turmas e alunos.






 

sábado, 6 de agosto de 2022

Produção de cartas



 

Ao finalizar a leitura do capítulo : O chão adormecido no baú dos sonhos, os alunos produziram cartas à escritora da obra: Eliane Accioly.
 

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Projeto LER, ESCREVER... CRESCER!

 




Turmas: 6ºA, 6ºB e 6ºC

Período: 2º semestre de 2022


Aprender é uma das coisas mais bonitas, mais gostosas da vida. Acontece e qualquer tempo, em qualquer idade, em qualquer lugar. Ajudar as pessoas a descobrir esse prazer, a "degustar" o sabor dessa iguaria é ascender às mais altas esferas da atuação humana. A escola existe para estimular a "gula" pelas delícias de poder saber... (Alves; 2000)

A ideia do projeto surgiu após o diagnóstico de uma defasagem escritora dos alunos do 6º ano. Para atender essas necessidades pretendemos estimular a competência de ler e escrever e ao mesmo tempo atender aos conteúdos curriculares anuais, de maneira que todos avançassem no processo de ensino, utilizaremos os gêneros textuais estudados nas aulas e o círculo de leitura já iniciado neste ano letivo.

Iniciemos pela importância de LER. Se o aluno for um leitor competente, consequentemente terá bom desempenho nas demais disciplinas, uma vez que terá condições de interagir com diversos tipos de texto, inferindo sobre os mesmos, retirando as informações necessárias para desenvolver suas atividades. Ler é um processo que confere ao aluno o prazer da descoberta, processo este que está intimamente ligado ao desenvolvimento da competência de ESCREVER.

Os gêneros textuais, por sua vez, constituem um excelente instrumento de ensino para o professor, porque atribuem sentido real às atividades, pois que reportam os alunos às situações reais do cotidiano. Conforme Dolz e Schneuwly (1998): "...uma proposta de ensino/aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais permite ao professor a observação e avaliação das capacidades de linguagem dos alunos; antes e durante sua realização, fornecendo-lhe orientações mais precisas para sua intervenção didática. Para os alunos, o trabalho com gêneros constitui, por um lado, uma forma de se confrontar com situações sociais efetivas de produção e leitura de textos e, por outro, uma maneira de dominá-los progressivamente."

Por possuírem enunciados estáveis e presentes na cultura, os gêneros textuais fornecem ao professor uma fonte significativa de aprendizagem.

PLANEJAMENTO

Os estudantes serão desafiados a produzirem textos semanalmente como um processo complementar de aprendizagem. Utilizarão um caderno exclusivo e personalizado por eles.


Meu Programa de Ação - Solução e Criatividade









domingo, 26 de junho de 2022

DIA DE AVALIAÇÃO



Para o concluir o bimestre , os alunos dos 6° anos receberam  um carinho da professora de Língua Portuguesa. 
Um singelo pão de mel para adoçar o dia da avaliação e para não esquecermos da situação de aprendizagem do caderno do aluno.










Meu Programa de Ação
Disposição ao auto- desenvolvimento contínuo

Devolutivas

Buscarei as devolutivas dos alunos, professores e gestores para melhorar a minha atuação.


PARA DESCONTRAIR...





https://br.pinterest.com/anapaulazotti/flork/



 




Aulas 13 e 14

 Elementos da conclusão do discurso Reconhecer os elementos da conclusão de um discurso;  Delimitar a conclusão de um discurso. “A primeira ...