Turmas: 6ºA, 6ºB e 6ºC
Período: 2º semestre de 2022
Aprender é uma das coisas mais
bonitas, mais gostosas da vida. Acontece e qualquer tempo, em qualquer idade,
em qualquer lugar. Ajudar as pessoas a descobrir esse prazer, a
"degustar" o sabor dessa iguaria é ascender às mais altas esferas da
atuação humana. A escola existe para estimular a "gula" pelas
delícias de poder saber... (Alves; 2000)
A ideia do projeto surgiu após
o diagnóstico de uma defasagem escritora dos alunos do 6º ano. Para atender essas
necessidades pretendemos estimular a competência de ler e escrever e ao mesmo tempo
atender aos conteúdos curriculares anuais, de maneira que todos avançassem no
processo de ensino, utilizaremos os gêneros textuais estudados nas aulas e o
círculo de leitura já iniciado neste ano letivo.
Iniciemos pela importância de
LER. Se o aluno for um leitor competente, consequentemente terá bom desempenho nas
demais disciplinas, uma vez que terá condições de interagir com diversos tipos
de texto, inferindo sobre os mesmos, retirando as informações necessárias para
desenvolver suas atividades. Ler é um processo que confere ao aluno o prazer da
descoberta, processo este que está intimamente ligado ao desenvolvimento da
competência de ESCREVER.
Os gêneros textuais, por sua
vez, constituem um excelente instrumento de ensino para o professor, porque atribuem
sentido real às atividades, pois que reportam os alunos às situações reais do
cotidiano. Conforme Dolz e Schneuwly (1998): "...uma proposta de
ensino/aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais permite ao professor
a observação e avaliação das capacidades de linguagem dos alunos; antes e
durante sua realização, fornecendo-lhe orientações mais precisas para sua
intervenção didática. Para os alunos, o trabalho com gêneros constitui, por um
lado, uma forma de se confrontar com situações sociais efetivas de produção e
leitura de textos e, por outro, uma maneira de dominá-los
progressivamente."
Por possuírem enunciados
estáveis e presentes na cultura, os gêneros textuais fornecem ao professor uma fonte
significativa de aprendizagem.
PLANEJAMENTO
Os estudantes serão desafiados
a produzirem textos semanalmente como um processo complementar de aprendizagem.
Utilizarão um caderno exclusivo e personalizado por eles.
Meu Programa de Ação - Solução e Criatividade
Nenhum comentário:
Postar um comentário