domingo, 20 de fevereiro de 2022
Língua Portuguesa - 6º ano
domingo, 13 de fevereiro de 2022
Sondagem da escrita
https://letrasqueinspiram.com.br/2018/11/23/as-hipoteses-de-escrita-na-alfabetizacao/
As hipóteses de escrita: entenda como a sondagem da escrita funciona na alfabetização
domingo, 5 de dezembro de 2021
Os 4 pilares da Educação
domingo, 21 de novembro de 2021
O Buda e o Mendigo
Um pobre mendigo estava tentando juntar comida, mas todos os dias ela
desaparecia. Até que em um certo dia,
ele pegou o rato que roubava sua comida.
O mendigo, então, perguntou ao rato:
- Por que rouba minha comida? Afinal,
sou um mendigo, já não tenho nada. Vá roubar de pessoas ricas, elas nem vão
sentir falta!
O rato respondeu:
- O meu destino é roubar de você.
O mendigo queria saber:
- Por quê?
E o rato respondeu:
- Porque faz parte do seu destino ter
somente oito itens em sua posse. Você pode mendigar o quanto quiser, mas só
poderá ter oito itens.
O mendigo, de coração partido,
questionou a razão do seu destino, porém o rato não sabia responder e pediu que
o mendigo perguntasse ao Buda.
Assim, o mendigo iniciou sua viagem em
busca do Buda. Ele andou o dia todo, até que chegou em uma propriedade de
família rica, resolvendo parar e pedir abrigo ao senhor que o atendeu.
Prontamente, o senhor da casa o deixou entrar.
Assim que adentrou na casa, o senhor
perguntou:
- Para onde está indo, viajando tão tarde
da noite?
- Eu preciso encontrar Buda, pois tenho
uma questão para ele - respondeu o mendigo.
A esposa do senhor entrou no aposento e,
ao ouvir o que o mendigo dizia, perguntou:
- Pode fazer uma outra pergunta ao Buda?
- Sim, acredito que posso fazer um
questionamento em seu nome. Qual é a questão?
- Nós temos uma filha de 16 anos, que não
consegue falar e queremos saber o que fazer para resolver esse problema - disse
a esposa do senhor.
Na manhã seguinte, o mendigo prosseguiu
viagem agradecendo a hospitalidade e garantiu que faria a pergunta ao
Buda.
No meio do caminho, vislumbrou o mar de
montanhas que teria que atravessar e subiu em uma delas, onde encontrou um
feiticeiro que carregava um cajado e perguntou a ele:
- Pode me ajudar a atravessar as
montanhas?
O feiticeiro concordou e os dois subiram
no cajado do feiticeiro, voando sobre as montanhas. Enquanto voavam, o
feiticeiro perguntou:
- Para onde está indo? Para que
atravessar todas essas montanhas?
- Estou indo me encontrar com Buda.
Preciso questioná-lo sobre o meu destino - respondeu o mendigo.
- Verdade? Pode fazer uma pergunta ao
Buda em meu nome? Há mil anos tento ir ao paraíso, penso
que com os
meus conhecimentos já
poderia ir até
lá - questionou
o
feiticeiro.
-
Com certeza, posso
fazer essa pergunta
ao Buda em
seu nome -
respondeu o mendigo.
Prosseguindo sua viagem, o mendigo se
deparou com mais um obstáculo: um rio que ele não conseguia atravessar.
Pensando
como faria para
atravessar o rio,
o mendigo viu
surgir uma tartaruga gigante, que o levou até o outro
lado do rio.
Enquanto atravessavam o rio, a tartaruga
perguntou:
- Para onde vais que precisa atravessar o
rio?
- Vou ver o Buda! Quero saber sobre o meu
destino - respondeu o mendigo.
- Pode levar uma pergunta minha ao Buda,
por favor? - perguntou a tartaruga.
- Posso sim! Qual é a pergunta?
- Eu tento me transformar em dragão há
mais de 500 anos e, segundo meus conhecimentos, já deveria ter me transformado
em dragão. Como faço para me transformar nele? Pode perguntar isso ao Buda?
- Eu levo a sua pergunta ao Buda e agradeço
por ter me ajudado a atravessar o rio.
Assim, o mendigo continuou a sua viagem até
chegar onde o Buda morava. O mendigo parou por um momento em frente ao
mosteiro, respirou fundo, caminhando com determinação e entusiasmo, pronto para
fazer a sua pergunta e a de todos que
encontrou
pelo caminho.
Adentrando ao mosteiro, o mendigo encontrou
o Buda e fez uma reverência:
- Buda, por favor, aceite minhas
felicitações, viajei de muito longe para estar diante de ti e fazer algumas
perguntas. Posso perguntar?
O Buda prontamente aceitou e disse:
- Eu te responderei apenas três questões.
O jovem mendigo não acreditou no que ouviu,
ele tinha quatro questões. Como faria para honrar a sua palavra e ainda fazer a
sua pergunta? Pensou em todos que o ajudaram
a chegar
até ali. A
menina que ficaria
sem falar por
toda vida, o
feiticeiro que não chegaria
ao sonhado paraíso
e na tartaruga
que tentava se
tornar um dragão.
Então, pensou:
“Eu sou apenas um mendigo! Posso voltar às
ruas e continuar pedindo, já estou acostumado! Mas para eles, tudo pode mudar
se tiverem suas respostas.”
Sentindo
que seu problema
era muito pequeno
diante dos problemas
dos outros, perguntou ao Buda
apenas as perguntas daqueles que o ajudaram.
Como esperado, o Buda respondeu:
- A menina só conseguirá falar quando
encontrar a sua alma gêmea, a tartaruga virará dragão quando estiver disposta a
sair de seu casco, do seu conforto, e o feiticeiro nunca
solta
seu cajado porque ele tem um peso, como uma âncora que não permite que ele siga
ao paraíso.
Assim, o mendigo agradeceu ao Buda e
iniciou o seu retorno para casa.
Durante a sua volta, como era esperado,
encontrou seus novos amigos. Primeiro, foi a tartaruga que queria saber:
- Perguntou ao Buda como posso virar
dragão?
- Sim! Ele disse que você só precisa abandonar
o seu casco para se tornar dragão!
A tartaruga, então, saiu de seu casco e o
ofereceu ao mendigo em agradecimento.
Dentro
deste casco havia pérolas preciosas, encontradas nas águas mais profundas do
oceano.
Continuando seu retorno, o mendigo
encontrou o feiticeiro no topo na montanha e logo foi contando a ele sobre a
resposta do Buda:
- Você só precisa soltar seu cajado e
poderá seguir para o paraíso!
Ao ouvir a resposta, o feiticeiro
ofereceu seu cajado ao mendigo, agradecendo, pois agora poderia ir ao paraíso.
O
mendigo agora tinha
o poder do
feiticeiro e a riqueza
da tartaruga, assim, continuou sua viagem de volta, indo
até a casa da família que o abrigou.
Chegando à propriedade, a família ficou
muito contente com o seu retorno e com a resposta que ele trazia.
- O Buda disse que sua filha voltará a
falar quando encontrar sua alma gêmea.
Naquele momento, a jovem filha do casal
desceu as escadas e falou:
- Não foi esse rapaz que esteve aqui na
semana passada?
Todos ficaram espantados e olharam para
o mendigo: ele era a alma gêmea da filha!
O casamento foi marcado e todos viveram
felizes para sempre....
Moral da história: Tudo o que fazemos para o
mundo voltará para nós!
Lígia
Carina C. Barbosa – Texto adaptado para este material
1)
Vocês conhecem alguma pessoa do nosso tempo que segue alguns dos ensinamentos
de Buda? Deem exemplos.
2)
É possível que cada um de nós possamos desenvolver alguns desses ensinamentos?
3)
O que levou o mendigo, após exaustiva jornada, abrir mão de sua resposta?
4)
O mendigo foi capaz de desenvolver alguns dos ensinamentos de Buda? Quais?
5)
Na fábula, o que o mendigo recebeu após ajudar a cada um que encontrou pelo
caminho?
6)
Ele agiu pensando na recompensa?
segunda-feira, 15 de novembro de 2021
A menina do vestido azul
Você já viu uma casa que parece mal-assombrada? Uma casa com paredes sujas, janelas quebradas, jardim cheio de mato...
A casa onde Talita morava com seus pais era deste jeito.
As outras casas do bairro também eram simples, mas um pouco mais conservadas.
Talita nunca faltava à escola e sempre tirava notas boas. Ela era muito boazinha com as pessoas, mas as outras meninas quase nunca queriam lhe dar a mão quando brincavam de roda.
É que ela estava sempre suja e com a roupa rasgada.
O professor de Talita chamava-se Felipe.
Ele trabalhava muito e adorava seu trabalho. Mas o dinheiro era curto. Não sobrava quase nada no final do mês.
O professor Felipe tinha muita vontade de ajudar Talita a ter mais amigos. Então, teve uma ideia: decidiu comprar um vestido novo para ela.
Para poder juntar dinheiro, ele parou de almoçar no bar do Chico e aprendeu a cozinhar, porque saía mais barato. Depois de um mês, o professor já tinha virado um cozinheiro de mão cheia! E ficou tão animado com o resultado que começou a ter mais ideias práticas para fazer economia. Assim, chegou o dia em que conseguiu comprar um vestido para Talita!
O vestido era lindo, todo azul!
A menina adorou!
Quase não conseguiu agradecer, de tanta emoção que sentiu!
Voltou para casa abraçando com força seu presente.
O pai e a mãe de Talita também perceberam que a filha estava mais alegre. Então a mãe, que se chamava Joana, disse:
— Como nossa filha está sujinha!
Nem combina com esse vestido tão novo e tão limpo...
Deu banho em Talita, cortou suas unhas e penteou seus cabelos. Que mudança! Talita gostou e, desde aquele dia, passou a se cuidar mais.
Agora ela andava sempre limpinha e penteada, com seu vestido azul.
Logo as outras crianças começaram a convidá-la para suas brincadeiras. Talita estava tão feliz! Para ela, o mundo ficou parecendo tão azul quanto seu vestido!
Um dia, o pai de Talita, que se chamava Jorge, falou para Joana:
— Sabe o que eu pensei? Que é uma vergonha que nossa filha, tão estudiosa e bem arrumada, more em uma casa como esta, toda quebrada e suja! Vamos dar um jeito nisso?
Joana achou que ele tinha razão:
— Vou fazer uma limpeza, jogar fora o que a gente não usa e fazer umas cortinas com aquele pano que ganhei de aniversário.
Arrumar a casa deu bastante trabalho, mas Jorge e Joana sentiam um prazer enorme ao ver tudo se transformando. Não entendiam como tinham conseguido viver por tanto tempo daquele jeito!
Aos poucos, a casa foi ganhando vida nova.
Agora ela tinha um jardim florido, paredes branquinhas, vasinhos nas janelas... Os vizinhos começaram a comentar:
— Que coisa incrível! A casa do Jorge e da Joana, agora, é a mais bonita da rua! E eles não gastaram quase nada!
- Pois é! Agora a nossa é que está fazendo feio!
Amanhã vou comprar uma lata de tinta e dar um jeito na fachada.
— E eu vou arranjar mudas de roseira.
Sempre quis ter um jardim de rosas!
— Faz tempo que eu estou querendo pintar a porta e as janelas da mesma cor. Também quero uma casa bonita!
Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado!
Mas a poeira das ruas de terra ainda sujava bastante as casas.
Joana falou:
— Se nossas ruas fossem pavimentadas, teria menos poeira e tudo ficaria mais limpo!
Ela e outras pessoas do bairro formaram um grupo. Foram até a prefeitura e pediram este melhoramento. O prefeito resolveu visitar o bairro e ficou impressionado com o capricho dos moradores. Disse:
- Nunca vi casas tão bem cuidadas! Vou providenciar a pavimentação das ruas principais e a canalização do esgoto!
Talita também teve uma ideia:
— Ali na esquina tem um terreno baldio, cheio de mato e lixo. Se todos ajudassem, ele poderia virar uma praça, com brinquedos pra gente se divertir!
A criançada adorou a sugestão e o prefeito autorizou o projeto.
Depois de retirar o lixo, os moradores descobriram que, reunindo seus talentos, poderiam construir os brinquedos. Quem tinha material sobrando em casa... doou. Quem sabia trabalhar com madeira... trabalhou. Quem não sabia... aprendeu. Por fim, com restos de tinta, pintaram tudo bem colorido! Logo, a praça tinha balanços, gangorras e um escorregador, que num instante se encheu dos risos das crianças!
Dona Corina, que nunca saía da cama, levantou-se e foi até a calçada.
Seu Clodoaldo, que só pensava em fazer contas, cheirou uma flor.
Dois namorados pararam de se beijar e foram pra janela olhar.
Os risos alegres lembraram a todos que a vida tinha ficado melhor!...
Mas havia alguém mais feliz: o professor Felipe. Ele olhava as ruas limpas, as rosas nos jardins, as pessoas mais sorridentes, e pensava:
“Quem diria!
E tudo começou com um vestido azul!...”
Cada atitude nossa, mesmo que pareça pequena e que não dê frutos instantâneos, é importante e traz resultados.
Um pequeno gesto pode fazer muita diferença!
Então, vamos presentear nossos amigos com um lindo vestido azul e ver esse pequeno gesto se transformar em um grande movimento!
Autor: Desconhecido
Agradecimento: Professora Rosana
Leitura do conto “A menina do vestido azul”, que aborda pequenas ações que contagiam, positivamente, as pessoas, e que colaboram para a melhoria do ambiente.
Sugestões de atividades
Atividade 1
Após a leitura, os alunos confeccionam, em papel, peças de vestuário (calça, saia, blusa, vestido etc.) e, nelas, registram ações que eles realizam e que ajudam a melhorar o ambiente escolar e a própria aprendizagem. Após, solicitar que combinem as peças em um "Varal ou Painel das Boas Ações".
Atividade 2
Ser protagonista de nossa vida é ser líder de transformações positivas para o mundo. Essas transformações podem começar pelas ações que realizamos onde vivemos, estudamos ou frequentamos. Forme grupos e, para cada um, determine um líder. O líder deve chamar voluntários para cuidar de uma determinada tarefa. Por exemplo: um grupo cuidará das plantas da escola; outro será a equipe da decoração; outro será a equipe da limpeza; e assim por diante!
“Seja a mudança que você quer ver no mundo” Mahatma Gandhi
Atividade 3
Quando uma pessoa nos presenteia com algo ela está confiando em nossa capacidade de ser cuidador. A partir da atitude do professor, que deu um vestido azul à aluna, a comunidade transformou suas casas, suas ruas, seu bairro e, consequentemente, a cidade. Para desenvolver esse tipo de responsabilidade e compromisso:
Confeccione em papel um “vestido azul” e escreva nele uma mensagem de carinho e respeito. Entregue-o a alguém da sala!
O objetivo das atividades é que os alunos identifiquem que suas ações, unidas, formam uma força, e melhoram o dia a dia na escola.
quarta-feira, 22 de setembro de 2021
CLUBE JUVENIL
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2021/03/Clube-Juvenil-Caderno-do-Estudante.pdf
ROTEIRO PARA ENTREVISTA COM OS PRESIDENTES DE CLUBES JUVENIS DA ESCOLA
Como são definidos os temas e os objetivos do Clube Juvenil?
Quem são os responsáveis pelo Clube Juvenil?
Como fazer para dar início a um Clube Juvenil?
Como entrar para um Clube Juvenil?
Qual o tempo de duração do Clube Juvenil?
O que faz um Presidente de Clube Juvenil?
O que fazem os outros membros do Clube Juvenil?
Quais são e como são definidas as funções dos membros do Clube Juvenil?
Quem define como se desenvolvem as ações do Clube Juvenil?
Em que lugar e momento são realizadas as reuniões do Clube Juvenil?
O que acontece nas reuniões dos Clubes Juvenis?
Como são registrados os objetivos, estratégias e reuniões do Clube Juvenil?
O Clube Juvenil poderá ter ajuda de pessoas que não são seus membros?
Quando, como e quem fará a avaliação do clube e das ações desenvolvidas?
Como será encerrada a atividade do Clube Juvenil?
domingo, 8 de agosto de 2021
Touca Vermelha e Lobobão
Tema
da aula: Texto
narrativo ficcional e construção de sentido.
Objetivo da aula: Analisar um texto narrativo ficcional, destacando a forma de composição do gênero e os recursos expressivos e linguístico-gramaticais empregados.
O
título da aula de hoje, “Touca Vermelha e Lobobão”, faz
referência a que conto tradicional?
Levante
hipóteses quanto ao enredo dessa nova versão.
Touca Vermelha e Lobobão
Numa
cidade, ao lado de uma floresta, morava uma menina chamada Daniela que,
frequentemente, usava uma touca vermelha.
Todas
as tardes, Touca Vermelha levava um pouco de compras para sua avó, dona Alice,
que não podia sair de casa por causa da pandemia de coronavírus.
Numa
dessas tardes, ao levar um cesto de peixes para a vovozinha, ela pegou um
atalho que passava perto da floresta onde morava o denominado Lobobão.
Lobobão
era um lobo facilmente enganado pelas pessoas, nenhum adulto tinha medo dele,
no entanto a sua aparência assustava as crianças. E foi exatamente isso que ele
fez com a Touca Vermelha naquela tarde.
A
menina estava apressada, o peixe não poderia estragar, foi quando, de forma
assustadora, o lobo pulou na frente dela e gritou:
—
Buuu, garota!!!! Estou com máscara, mas
sinto cheiro de peixe!!! Me entregue o peixe ou eu vou tossir em você!!!
Daniela,
sem pensar, espirrou álcool em gel na direção do lobo.
Lobobão,
assustado, tampou os olhos e, ao tirar as mãos, percebeu que ela havia deixado
cair um peixe. Achando-se vencedor, gritou:
—
Me dei bem!!!
Pegou
o peixe, começou a comê-lo rapidamente e, esquecendo-se das espinhas,
engasgou-se com uma delas. Desesperado, saiu correndo em busca de socorro.
Chegando ao hospital, viu que havia uma fila muito grande para atendimento.
— Parece que não estou num bom dia!
A
espera foi longa, mas, após algumas tentativas, o médico conseguiu retirar a
espinha da garganta de Lobobão, que voltou para casa refletindo sobre sua
atitude, e prometeu a si mesmo nunca mais assustar as crianças.
Agora,
na cidade inteira, ele é chamado de Lobobom.
Estudo do texto
1. Utilize a legenda para
classificar os marcadores abaixo:
I.
Marcador
de tempo II.
Marcador de lugar
a)
“Numa cidade, ao lado de uma floresta...” (
)
b)
“Todas as tardes...” ( )
c)
“Numa dessas tardes...” ( )
2. Releia: “Lobobão era
um lobo facilmente enganado pelas pessoas, nenhum adulto tinha medo dele [...]”
. Esse trecho justifica o foco narrativo apresentado pelo texto:
(
) narrador-personagem ( ) narrador-observador
3. Por meio de quais outros nomes os autores fizeram referência à personagem Touca Vermelha?
4. Releia o trecho
abaixo.
“A menina estava apressada, o peixe não poderia estragar,
foi quando, de forma assustadora, o lobo pulou na frente dela e gritou:
— Buuu, garota!!!!
Estou com máscara, mas sinto cheiro de peixe!!! Me entregue o peixe ou
eu vou tossir em você!!!”
Agora,
complete.
- No trecho acima,
temos um exemplo de discurso _______________(direto/indireto).
- O verbo dicendi
(verbo do dizer) que indica a fala da personagem é _______________.
5.
Ao
darem voz para o lobo, os autores se utilizaram de um recurso expressivo, a
figura de linguagem denominada
- ( ) metáfora;
- ( ) comparação;
- ( )personificação /prosopopeia.
terça-feira, 6 de julho de 2021
Fábulas
Fábulas europeias
https://tvbrasil.ebc.com.br/janelajanelinha/episodio/fabulas-europeias
Defina os recursos para diferentes cenários:
• Vocês usariam microfone? Por quê? • Qual seria o tom de voz adequado para o cenário? • Que tipo de roupa escolheriam? • Usariam uma aprese...

-
Diário de um organizado Lucy Carvalhar Domingo: Eu arrumo o meu material, Coloco na mochila Que está limpinha e cheirosinha. Separo tu...
-
Análise de Notícia HABILIDADE(EF69LP03A) – Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrênci...
-
Objetivos da aula Compreender as diferentes técnicas para uma boa autoapresentação; Identificar formas positivas de apresentar um di...