Tema
da aula: Texto
narrativo ficcional e construção de sentido.
Objetivo da aula: Analisar um texto narrativo ficcional, destacando a forma de composição do gênero e os recursos expressivos e linguístico-gramaticais empregados.
O
título da aula de hoje, “Touca Vermelha e Lobobão”, faz
referência a que conto tradicional?
Levante
hipóteses quanto ao enredo dessa nova versão.
Touca Vermelha e Lobobão
Numa
cidade, ao lado de uma floresta, morava uma menina chamada Daniela que,
frequentemente, usava uma touca vermelha.
Todas
as tardes, Touca Vermelha levava um pouco de compras para sua avó, dona Alice,
que não podia sair de casa por causa da pandemia de coronavírus.
Numa
dessas tardes, ao levar um cesto de peixes para a vovozinha, ela pegou um
atalho que passava perto da floresta onde morava o denominado Lobobão.
Lobobão
era um lobo facilmente enganado pelas pessoas, nenhum adulto tinha medo dele,
no entanto a sua aparência assustava as crianças. E foi exatamente isso que ele
fez com a Touca Vermelha naquela tarde.
A
menina estava apressada, o peixe não poderia estragar, foi quando, de forma
assustadora, o lobo pulou na frente dela e gritou:
—
Buuu, garota!!!! Estou com máscara, mas
sinto cheiro de peixe!!! Me entregue o peixe ou eu vou tossir em você!!!
Daniela,
sem pensar, espirrou álcool em gel na direção do lobo.
Lobobão,
assustado, tampou os olhos e, ao tirar as mãos, percebeu que ela havia deixado
cair um peixe. Achando-se vencedor, gritou:
—
Me dei bem!!!
Pegou
o peixe, começou a comê-lo rapidamente e, esquecendo-se das espinhas,
engasgou-se com uma delas. Desesperado, saiu correndo em busca de socorro.
Chegando ao hospital, viu que havia uma fila muito grande para atendimento.
— Parece que não estou num bom dia!
A
espera foi longa, mas, após algumas tentativas, o médico conseguiu retirar a
espinha da garganta de Lobobão, que voltou para casa refletindo sobre sua
atitude, e prometeu a si mesmo nunca mais assustar as crianças.
Agora,
na cidade inteira, ele é chamado de Lobobom.
Estudo do texto
1. Utilize a legenda para
classificar os marcadores abaixo:
I.
Marcador
de tempo II.
Marcador de lugar
a)
“Numa cidade, ao lado de uma floresta...” (
)
b)
“Todas as tardes...” ( )
c)
“Numa dessas tardes...” ( )
2. Releia: “Lobobão era
um lobo facilmente enganado pelas pessoas, nenhum adulto tinha medo dele [...]”
. Esse trecho justifica o foco narrativo apresentado pelo texto:
(
) narrador-personagem ( ) narrador-observador
3. Por meio de quais outros nomes os autores fizeram referência à personagem Touca Vermelha?
4. Releia o trecho
abaixo.
“A menina estava apressada, o peixe não poderia estragar,
foi quando, de forma assustadora, o lobo pulou na frente dela e gritou:
— Buuu, garota!!!!
Estou com máscara, mas sinto cheiro de peixe!!! Me entregue o peixe ou
eu vou tossir em você!!!”
Agora,
complete.
- No trecho acima,
temos um exemplo de discurso _______________(direto/indireto).
- O verbo dicendi
(verbo do dizer) que indica a fala da personagem é _______________.
5.
Ao
darem voz para o lobo, os autores se utilizaram de um recurso expressivo, a
figura de linguagem denominada
- ( ) metáfora;
- ( ) comparação;
- ( )personificação /prosopopeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário