sábado, 24 de setembro de 2022
quarta-feira, 24 de agosto de 2022
Para além da imagem
Os estudantes foram organizados em equipes;
Distribuí diversos poemas;
Os estudantes escolheram de forma espontânea quem iria representar sua equipe, recitando o poema selecionado.
Poeminha do contra
Mário
Quintana
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!
Correr da vida
Guimarães
Rosa
O correr da vida
embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem…
Reflexo
Pablo
Neruda
Se sou amado
Quanto mais amado
Mais correspondo ao amor.
Se sou esquecido
Devo esquecer também
Pois amor é feito espelho
Tem que ter reflexo.
Soneto da
Fidelidade
Vinícius de Moraes
De tudo, ao meu amor
serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada
vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais
tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Eu possa me dizer do
amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Memória
Carlos
Drummond de Andrade
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.
Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.
Cantiga para não morrer
Ferreira
Gullar
Quando você for se
embora,
moça branca como a neve,
me leve.
Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.
Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.
E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina
branca de neve,
me leve no esquecimento.
Motivo
Cecília
Meireles
Eu canto porque o
instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas
fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se
edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a
canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
Sentimentos
Rubem
Alves
Somos donos dos nossos
atos
mas não donos dos nossos sentimentos.
Somos culpados pelo que fazemos
mas não pelo que sentimos.
Podemos prometer atos,
mas não podemos prometer sentimentos.
Atos são pássaros engaiolados.
Sentimentos são pássaros em voo.
Pessoas felizes
Clarice
Lispector
As pessoas mais felizes
não
têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das
oportunidades que aparecem
em seus caminhos.
A felicidade aparece para
aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam
e tentam sempre.
À minha eterna namorada
Antônio
Bezerra
Lembro cada Momento
Único e verdadeiro
Com você a meu lado
Iremos ser muito felizes
Amando-nos por inteiro.
Hoje, ontem e amanhã.
Estaremos sempre juntos
Lembrando o que passou
Esperança é o que restou
Na vida intensa vivida
Amaremos por toda vida.
domingo, 7 de agosto de 2022
sábado, 6 de agosto de 2022
Produção de cartas
quinta-feira, 28 de julho de 2022
Projeto LER, ESCREVER... CRESCER!
Turmas: 6ºA, 6ºB e 6ºC
Período: 2º semestre de 2022
Aprender é uma das coisas mais
bonitas, mais gostosas da vida. Acontece e qualquer tempo, em qualquer idade,
em qualquer lugar. Ajudar as pessoas a descobrir esse prazer, a
"degustar" o sabor dessa iguaria é ascender às mais altas esferas da
atuação humana. A escola existe para estimular a "gula" pelas
delícias de poder saber... (Alves; 2000)
A ideia do projeto surgiu após
o diagnóstico de uma defasagem escritora dos alunos do 6º ano. Para atender essas
necessidades pretendemos estimular a competência de ler e escrever e ao mesmo tempo
atender aos conteúdos curriculares anuais, de maneira que todos avançassem no
processo de ensino, utilizaremos os gêneros textuais estudados nas aulas e o
círculo de leitura já iniciado neste ano letivo.
Iniciemos pela importância de
LER. Se o aluno for um leitor competente, consequentemente terá bom desempenho nas
demais disciplinas, uma vez que terá condições de interagir com diversos tipos
de texto, inferindo sobre os mesmos, retirando as informações necessárias para
desenvolver suas atividades. Ler é um processo que confere ao aluno o prazer da
descoberta, processo este que está intimamente ligado ao desenvolvimento da
competência de ESCREVER.
Os gêneros textuais, por sua
vez, constituem um excelente instrumento de ensino para o professor, porque atribuem
sentido real às atividades, pois que reportam os alunos às situações reais do
cotidiano. Conforme Dolz e Schneuwly (1998): "...uma proposta de
ensino/aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais permite ao professor
a observação e avaliação das capacidades de linguagem dos alunos; antes e
durante sua realização, fornecendo-lhe orientações mais precisas para sua
intervenção didática. Para os alunos, o trabalho com gêneros constitui, por um
lado, uma forma de se confrontar com situações sociais efetivas de produção e
leitura de textos e, por outro, uma maneira de dominá-los
progressivamente."
Por possuírem enunciados
estáveis e presentes na cultura, os gêneros textuais fornecem ao professor uma fonte
significativa de aprendizagem.
PLANEJAMENTO
Os estudantes serão desafiados
a produzirem textos semanalmente como um processo complementar de aprendizagem.
Utilizarão um caderno exclusivo e personalizado por eles.
Meu Programa de Ação - Solução e Criatividade
Defina os recursos para diferentes cenários:
• Vocês usariam microfone? Por quê? • Qual seria o tom de voz adequado para o cenário? • Que tipo de roupa escolheriam? • Usariam uma aprese...

-
Diário de um organizado Lucy Carvalhar Domingo: Eu arrumo o meu material, Coloco na mochila Que está limpinha e cheirosinha. Separo tu...
-
Análise de Notícia HABILIDADE(EF69LP03A) – Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrênci...
-
Objetivos da aula Compreender as diferentes técnicas para uma boa autoapresentação; Identificar formas positivas de apresentar um di...