quinta-feira, 22 de abril de 2021

Protagonismo Juvenil

 7º ano




A ASSEMBLÉIA DOS RATOS

Aula de Protagonismo Juvenil 
6ºB e C



A ASSEMBLEIA DOS RATOS - Fábula de ESOPO


Era uma vez uma colônia de ratos, que viviam com medo de um gato. Resolveram fazer uma assembleia para encontrar um jeito de acabar com aquele transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim, um jovem e esperto rato levantou-se e deu uma excelente ideia:


-Vamos pendurar uma sineta no pescoço do gato e assim, sempre que ele estiver por perto ouviremos a sineta tocar e poderemos fugir correndo. Todos os ratos bateram palmas; o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um velho rato que tinha permanecido calado, levantou-se de seu canto e disse:


- O plano é inteligente e muito bom. Isto com certeza porá fim à nossas preocupações. Só falta uma coisa: quem vai pendurar a sineta no pescoço do gato?





Moral da história:


Falar é fácil, fazer é que é difícil.





fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/
 

quarta-feira, 14 de abril de 2021

quinta-feira, 1 de abril de 2021

SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Gênero textual: Conto
Para saber mais! Sugestão enviada pela professora.


                                                      Aulas do CMSP de Revisão 




Quiz: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1oQcYd3y3EzLTWRznBhakDiQsBCwvZg0vV91yThqSvJnljQ/viewform?usp=sf_link





Atividades e recados destinados aos alunos do PEI Helena Loureiro Rossi



quinta-feira, 11 de março de 2021

PROTAGONISMO JUVENIL

Atividade destinada aos 6ºB e C


 Yusra Mardini


Você já ouviu falar em Yusra Mardini? Ela nasceu na Síria e, por causa da guerra civil, em 2015, aos 17 anos, após sua casa ter sido destruída, fugiu com sua irmã mais velha para pedir asilo na Europa. No meio da viagem, no Mar Egeu, o bote que elas estavam parou de funcionar, mas como Yusra, desde pequena, praticava natação, se jogou no mar, pediu ajuda a sua irmã que também é nadadora e juntas nadaram por mais de três horas, puxando o bote, salvando a vida de 20 pessoas que estavam nele. Por fim, o motor voltou a funcionar e todos chegaram à costa bem.https://medium.com/@ph9brandao/yusra-mardini-nascida-para-nadar-aa64e4d566bd.
Após a leitura e assistir ao vídeo, responda: Qual a principal característica fez dessa garota ser uma protagonista?


domingo, 31 de janeiro de 2021

VOLTA ÀS AULAS 2021

 


Textos de volta às aulas – Se a escola fosse uma orquestra
Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?


Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?

A orquestra está desafinada.

E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?

E os ouvintes, por que não gritam?

Estão mudos?

Não; não sabem gritar.

Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.

E você? Também é músico nesta orquestra?

A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.

Não basta simplesmente tocar.

A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o “assumir”, é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.

Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!

O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música.

Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.

(autor desconhecido)

Aulas 13 e 14

 Elementos da conclusão do discurso Reconhecer os elementos da conclusão de um discurso;  Delimitar a conclusão de um discurso. “A primeira ...