quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Oratória - 4º Bimestre- Narração, descrição e injunção aplicadas ao discurso

  Aula 1 

Narração; storytelling; narração aplicada ao discurso; descrição; apresentando uma pessoa; descrição aplicada ao discurso; injunção; orientando a plateia; injunção aplicada ao discurso.

(EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

Texto 1 

Era uma vez, em um reino distante, uma jovem princesa chamada Branca de Neve. Ela vivia com sua madrasta, a rainha má, que tinha inveja de sua beleza. Um dia, a rainha ordenou que um caçador levasse Branca de Neve à floresta e a matasse. No entanto, o caçador, comovido pela inocência da princesa, decidiu deixá-la escapar.

Texto 2 

A pequena casa na floresta era encantadora. Tinha paredes de madeira e um telhado de palha que parecia brilhar sob o sol. No jardim, flores coloridas dançavam ao vento, e um pequeno riacho corria ao lado da casa, produzindo um som relaxante. Dentro da casa, os móveis eram simples, mas acolhedores.

Texto 3 

Para se proteger da rainha má, siga estas instruções: 

 Evite sair sozinha na floresta; 

 Confie apenas nas pessoas que conhece bem; 

Não aceite presentes de estranhos, especialmente frutas; 

 Se sentir perigo, esconda-se na casa dos anões e espere até a ameaça passar. 


Texto narrativo

 Por exemplo: Era uma vez, em um reino distante, uma jovem princesa chamada Branca de Neve. Ela vivia com sua madrasta, a rainha má, que tinha inveja de sua beleza. Um dia, a rainha ordenou que um caçador levasse Branca de Neve à floresta e a matasse.  
• Relata eventos reais ou fictícios. 
• Envolve personagens, cenários, eventos e ações. 
• Caracterizado por uma sequência lógica de acontecimentos em evolução temporal. • Orador assume a perspectiva de observador. 
• Cria um enredo que o leitor acompanha como espectador dos episódios descritos.

Por exemplo: Era uma vez, em um reino distante, uma jovem princesa chamada Branca de Neve. Ela vivia com sua madrasta, a rainha má, que tinha inveja de sua beleza. Um dia, a rainha ordenou que um caçador levasse Branca de Neve à floresta e a matasse.

Texto narrativo aplicado ao discurso


Texto descritivo

Permite ao leitor visualizar ou imaginar detalhadamente o descrito. • Tempo referencial é simultâneo à descrição. 

• Orador pode situar o relato em qualquer momento em relação à enunciação. Descreve características de seres, objetos, ambientes ou cenas, utilizando descrições sensoriais que envolvem os sentidos, como: • Olfato: cheiroso, perfumado 

• Tato: macio, áspero 

• Visão: brilhante, colorido 

• Audição: suave, estridente 

• Paladar: doce, amargo 

 Texto descritivo Por exemplo: A pequena casa na floresta era encantadora. Tinha paredes de madeira e um telhado de palha que parecia brilhar sob o sol. No jardim, flores coloridas dançavam ao vento, e um pequeno riacho corria ao lado da casa, produzindo um som relaxante.

Texto descritivo aplicado ao discurso


Reproduzir até o minuto 2.

Texto injuntivo

Injunção orienta e indica ações específicas. 
• Utiliza modo imperativo para instruir o leitor. 
• Orador dá comandos ou diretrizes para tarefas. 
• Tempo referencial é posterior à enunciação. 
• Foco na execução das ações propostas pelo orador.

Por exemplo: Para se proteger da rainha má, siga estas instruções: 
• Evite sair sozinha na floresta; 
• Confie apenas nas pessoas que conhece bem; 
• Não aceite presentes de estranhos, especialmente frutas.

Texto injuntivo aplicado ao discurso



Construindo o conceito



Agora que vocês já se aprofundaram sobre os tipos textuais narração, descrição e injunção, vamos colocar o conhecimento em prática. Vocês trabalharão em grupos para transformar o texto abaixo em três versões diferentes, cada uma seguindo um dos tipos textuais estudados. Vamos ao desafio! "Júlia entrou na sala de aula. Ela olhou ao redor e viu que a mesa do professor estava organizada, com uma pilha de papéis ao lado do computador. O relógio na parede marcava 14h e, ao fundo, um feixe de luz entrava pela janela parcialmente aberta.“







Oralidade, leitura e escrita Projeto: discurso escrito Ensino Médio
 Aula 2
Características de um bom discurso

(EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica. 
• (EMIFLGG10)Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às várias linguagens podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais. 



Projeto: discurso escrito

Vocês vão criar um discurso escrito sobre como se imaginam no futuro e sobre quais caminhos traçarão para alcançar esses objetivos. O objetivo é aplicar técnicas de oratória para produzir um texto que mostre suas visões e planos para o futuro.

Instruções Defina a intenção do seu discurso: motivar a si mesmo, inspirar os outros ou apresentar um plano claro e detalhado. Faça uma breve pesquisa sobre as áreas ou as carreiras em que você está interessado e que ajudarão a fortalecer o seu discurso.

Projeto: discurso escrito

Decida em qual área ou carreira você está interessado e como planeja se inserir nesse campo. Considere o tempo necessário para alcançar seus objetivos e os passos necessários para a preparação. Crie um plano para o seu discurso, definindo a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Pense em como cada parte pode se conectar para contar uma história clara e convincente sobre o seu futuro. Siga o modelo do próximo slide. Projeto: discurso escrito Durante a aula Individual 3 4 Escolha um dos tipos textuais que estudamos na aula anterior (narração, injunção e descrição) para elaborar seu texto. Certifique-se de que o discurso seja conciso, claro e bem estruturado, cobrindo todos os pontos importantes sem ser excessivamente longo. 


Introdução: forneça um panorama geral do seu discurso. Apresente-se e descreva brevemente a área ou a carreira de interesse, mencionando o propósito do discurso e uma visão geral dos passos que você tomará (atividades, estudos etc.). 
Desenvolvimento: detalhe seus objetivos futuros e os passos específicos para alcançá-los. Explique os requisitos, as atividades e as experiências necessárias para se inserir na área escolhida. Inclua uma análise do tempo necessário e da maneira que você planeja superar desafios. 
Conclusão: resuma os principais pontos abordados no desenvolvimento e reafirme seu compromisso com seus objetivos. Conclua com uma mensagem inspiradora ou um plano concreto para o futuro.


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Defina os recursos para diferentes cenários:

• Vocês usariam microfone? Por quê? • Qual seria o tom de voz adequado para o cenário? • Que tipo de roupa escolheriam? • Usariam uma aprese...