Oratória - 4º Bimestre- Narração, descrição e injunção aplicadas ao discurso
Aula 1
Narração; storytelling; narração aplicada ao
discurso; descrição; apresentando uma pessoa;
descrição aplicada ao discurso; injunção;
orientando a plateia; injunção aplicada ao discurso.
(EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre
a organização, o funcionamento e/ou os
efeitos de sentido de enunciados e discursos
materializados nas diversas línguas e
linguagens (imagens estáticas e
em movimento; música; linguagens corporais
e do movimento, entre outras), situando-os no
contexto de um ou mais campos de atuação
social e utilizando procedimentos e linguagens
adequados à investigação científica.
Texto 1
Era uma vez, em um reino distante, uma jovem princesa chamada
Branca de Neve. Ela vivia com sua madrasta, a rainha má, que
tinha inveja de sua beleza. Um dia, a rainha ordenou que um
caçador levasse Branca de Neve à floresta e a matasse. No
entanto, o caçador, comovido pela inocência da princesa, decidiu
deixá-la escapar.
Texto 2
A pequena casa na floresta era encantadora. Tinha paredes de
madeira e um telhado de palha que parecia brilhar sob o sol. No
jardim, flores coloridas dançavam ao vento, e um pequeno riacho
corria ao lado da casa, produzindo um som relaxante. Dentro da
casa, os móveis eram simples, mas acolhedores.
Texto 3
Para se proteger da rainha má, siga estas instruções:
Evite sair sozinha na floresta;
Confie apenas nas pessoas que conhece bem;
Não aceite presentes de estranhos, especialmente frutas;
Se sentir perigo, esconda-se na casa dos anões e espere até a
ameaça passar.
Texto narrativo
Por exemplo: Era uma vez, em um reino distante, uma jovem
princesa chamada Branca de Neve. Ela vivia com sua
madrasta, a rainha má, que tinha inveja de sua beleza. Um dia,
a rainha ordenou que um caçador levasse Branca de Neve à
floresta e a matasse.
• Relata eventos reais ou fictícios.
• Envolve personagens, cenários, eventos e
ações.
• Caracterizado por uma sequência lógica
de acontecimentos em evolução
temporal.
• Orador assume a perspectiva de
observador.
• Cria um enredo que o leitor acompanha
como espectador dos episódios descritos.
Por exemplo: Era uma vez, em um reino distante, uma jovem
princesa chamada Branca de Neve. Ela vivia com sua
madrasta, a rainha má, que tinha inveja de sua beleza. Um dia,
a rainha ordenou que um caçador levasse Branca de Neve à
floresta e a matasse.
Texto narrativo aplicado ao
discurso
Texto descritivo
Permite ao leitor visualizar ou imaginar detalhadamente o descrito.
• Tempo referencial é simultâneo à descrição.
• Orador pode situar o relato em qualquer momento em relação à enunciação.
Descreve características de seres, objetos, ambientes ou cenas, utilizando
descrições sensoriais que envolvem os sentidos, como:
• Olfato: cheiroso, perfumado
• Tato: macio, áspero
• Visão: brilhante, colorido
• Audição: suave, estridente
• Paladar: doce, amargo
Texto descritivo
Por exemplo: A pequena casa na floresta era encantadora. Tinha paredes de
madeira e um telhado de palha que parecia brilhar sob o sol. No jardim, flores
coloridas dançavam ao vento, e um pequeno riacho corria ao lado da casa,
produzindo um som relaxante.
Texto descritivo aplicado
ao discurso
Reproduzir até o minuto 2.
Texto injuntivo
Injunção orienta e indica ações
específicas.
• Utiliza modo imperativo para instruir o
leitor.
• Orador dá comandos ou diretrizes
para tarefas.
• Tempo referencial é posterior à
enunciação.
• Foco na execução das ações propostas
pelo orador.
Por exemplo: Para se proteger da rainha má, siga estas instruções:
• Evite sair sozinha na floresta;
• Confie apenas nas pessoas que conhece bem;
• Não aceite presentes de estranhos, especialmente frutas.
Texto injuntivo
aplicado ao
discurso
Construindo o conceito
Agora que vocês já se aprofundaram sobre os tipos textuais narração, descrição e injunção,
vamos colocar o conhecimento em prática.
Vocês trabalharão em grupos para transformar o texto abaixo em três versões diferentes, cada
uma seguindo um dos tipos textuais estudados. Vamos ao desafio!
"Júlia entrou na sala de aula. Ela olhou ao redor e viu que a mesa do professor estava
organizada, com uma pilha de papéis ao lado do computador. O relógio na parede marcava 14h
e, ao fundo, um feixe de luz entrava pela janela parcialmente aberta.“
Oralidade, leitura e escrita
Projeto: discurso escrito
Ensino Médio
Aula 2
Características de um bom discurso
(EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a
organização, o funcionamento e/ou os efeitos de
sentido de enunciados e discursos materializados
nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas
e em movimento; música; linguagens corporais e do
movimento, entre outras), situando-os no contexto de
um ou mais campos de atuação social e utilizando
procedimentos e linguagens adequados à
investigação científica.
• (EMIFLGG10)Avaliar como oportunidades,
conhecimentos e recursos relacionados às várias
linguagens podem ser utilizados na concretização de
projetos pessoais ou produtivos, considerando as
diversas tecnologias disponíveis e os impactos
socioambientais.
Projeto: discurso escrito
Vocês vão criar um discurso escrito sobre como se imaginam no futuro e
sobre quais caminhos traçarão para alcançar esses objetivos. O objetivo é
aplicar técnicas de oratória para produzir um texto que mostre suas visões e
planos para o futuro.
Instruções
Defina a intenção do seu discurso: motivar a si mesmo, inspirar os outros ou
apresentar um plano claro e detalhado.
Faça uma breve pesquisa sobre as áreas ou as carreiras em que você está
interessado e que ajudarão a fortalecer o seu discurso.
Projeto: discurso escrito
Decida em qual área ou carreira você está interessado e como planeja se
inserir nesse campo. Considere o tempo necessário para alcançar seus
objetivos e os passos necessários para a preparação.
Crie um plano para o seu discurso, definindo a introdução, o
desenvolvimento e a conclusão. Pense em como cada parte pode se
conectar para contar uma história clara e convincente sobre o seu futuro.
Siga o modelo do próximo slide.
Projeto: discurso escrito
Durante a aula
Individual
3
4
Escolha um dos tipos textuais que estudamos na aula anterior (narração,
injunção e descrição) para elaborar seu texto.
Certifique-se de que o discurso seja conciso, claro e bem estruturado,
cobrindo todos os pontos importantes sem ser excessivamente longo.
Introdução: forneça um panorama geral do seu discurso. Apresente-se e
descreva brevemente a área ou a carreira de interesse, mencionando o
propósito do discurso e uma visão geral dos passos que você tomará
(atividades, estudos etc.).
Desenvolvimento: detalhe seus objetivos futuros e os passos específicos
para alcançá-los. Explique os requisitos, as atividades e as experiências
necessárias para se inserir na área escolhida. Inclua uma análise do
tempo necessário e da maneira que você planeja superar desafios.
Conclusão: resuma os principais pontos abordados no desenvolvimento
e reafirme seu compromisso com seus objetivos. Conclua com uma
mensagem inspiradora ou um plano concreto para o futuro.
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