domingo, 28 de maio de 2023

Semana 3 - Aprender Sempre

 






a) O enredo transcorre em primeira pessoa e postumamente, isto é, o narrador se denomina defunto  autor, sendo um morto que resolve escrever suas memórias. A trama é contada a partir de um relato do narrador- observador e protagonista, que conduz o leitor para a percepção de sua visão de mundo, seus sentimentos e o que pensa da vida.

b) O romance Memórias póstumas de Brás Cubas, narrado pela própria personagem que, depois de morto, revive suas memórias e seus descontentamentos, inverte a ordem dos fatos.

c) A intenção do narrador foi enfatizar a questão das amizades por interesse, das relações frágeis, instáveis. Na verdade, no final da vida somente poucos estariam ao seu lado.

Texto II

a) O enredo transcorre em primeira pessoa e postumamente, isto é, o narrador se denomina defunto autor, sendo um morto que resolve escrever suas memórias. A trama é contada a partir de um relato do narrador- observador e protagonista, que conduz o leitor para a percepção de sua visão de mundo, seus sentimentos e o que pensa da vida.

b) A narrativa em questão traz a descrição real da mulher, com suas qualidades visíveis e perceptíveis, a partir de seu comportamento. O narrador deixa explícito que, de repente, tem sua “noiva” arrebatada por outro homem, no tempo presente, deixando-o perdido, sem reação.

c) Como se trata de um romance realista, que trata de forma objetiva a realidade, podemos ver, no enredo, a presença de conflitos sociais e relações de interesse, costumes da burguesia carioca do século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aulas 13 e 14

 Elementos da conclusão do discurso Reconhecer os elementos da conclusão de um discurso;  Delimitar a conclusão de um discurso. “A primeira ...