terça-feira, 8 de março de 2022

Produção de notícia

 

Atividade  para 6 º ano

LÍNGUA PORTUGUESA

Habilidade:EF69LP06 - Produzir Notícias





2º momento: Organização dos grupos para a produção inicial

3º momento: sorteio dos temas/imagens

4º momento:  mão na massa – Produção/monitoramento da professora

5º momento: Apresentação dos grupos.

ELABORE  NOTÍCIAS COM BASE NAS IMAGENS ABAIXO:

IMAGEM 1



IMAGEM 2


IMAGEM 3
IMAGEM 4
IMAGEM 5


Alunos do 6º ano produzindo as notícias.
PEI Helena Loureiro Rossi















domingo, 20 de fevereiro de 2022

Língua Portuguesa - 6º ano

HABILIDADE(S) ESSENCIAL(AIS)
 (EF69LP16A) Analisar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico; (EF69LP16B) Utilizar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.


Atividades realizadas com alunos dos 6º anos
Material: Aprender Sempre







 


Entrevista





6º ano 
Realização da atividade



















Imagens: pixabay



 


domingo, 13 de fevereiro de 2022

Sondagem da escrita

https://letrasqueinspiram.com.br/2018/11/23/as-hipoteses-de-escrita-na-alfabetizacao/ 

As hipóteses de escrita: entenda como a sondagem da escrita funciona na alfabetização





https://letrasqueinspiram.com.br/2018/11/23/as-hipoteses-de-escrita-na-alfabetizacao/


domingo, 5 de dezembro de 2021

Os 4 pilares da Educação





1- Aprender a conhecer

A aprendizagem do domínio dos próprios instrumentos do conhecimento simultaneamente, como um meio e uma finalidade da vida humana. Meio, porque se pretende que cada um aprenda a compreender o mundo que o rodeia, pelo menos na medida em que isso lhe é necessário para viver dignamente, para desenvolver as suas capacidades profissionais, para comunicar. Finalidade, porque seu fundamento é o prazer de compreender, de conhecer, de descobrir.

2- Aprender a fazer

Aprendizagem para desenvolver habilidades de fazer, não só para qualificar-se profissionalmente mas, para qualificar-se socialmente. Com objetivo mais amplo preparando para uma participação formal ou informal no desenvolvimento.

3- Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros – conviver

Aprendizagem do outro, descobri o outro. Aprender a participar da vida social, dos projetos comuns, aprender a resolver conflitos.

4- Aprender a ser

Aprendizagem de referências, estratégias para lidar e compreender o mundo ao redor, desenvolvendo autores responsáveis e justos. Aprendizagem do pensamento livre, crítico, do conhecimento dos próprios sentimentos e desenvolvimento das habilidades e potencial criativo.

foto: pexels-monstera-6238120  




Aulas 13 e 14

 Elementos da conclusão do discurso Reconhecer os elementos da conclusão de um discurso;  Delimitar a conclusão de um discurso. “A primeira ...