terça-feira, 6 de julho de 2021

Fábulas



VAMOS FALAR DE FÁBULAS?

CONHECIMENTOS PRÉVIOS



As imagens acima representam quais fábulas?






A cigarra e a formiga



Atividade destinada aos alunos do 7º ano 

Fábulas europeias


https://tvbrasil.ebc.com.br/janelajanelinha/episodio/fabulas-europeias 




segunda-feira, 28 de junho de 2021

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS


Aprendendo a fazer marginálias

Mobilização dos conhecimentos prévios 

1. O que vocês sabem sobre o continente africano e a escravidão?

Resposta pessoal. Professor(a), explore com os(as) estudantes o que é um continente a fim de queles(as) possam situar-se diante do que foi lido.

 2. Qual relação existe entre o continente africano e a escravidão?

 Resposta pessoal. Espera-se que os(as) estudantes façam a relação a partir da leitura do texto apresentado.

3. Em qual (is) componente(s) curricular(es) você estudou sobre esses temas?

Resposta provável: História, Geografia, Sociologia, Língua Portuguesa. 

4. Em quais tipos de manifestações artísticas eles aparecem? E qual sua influência na cultura brasileira?

Resposta provável: música, dança, pintura, poesia, literatura etc.

5. Observe a figura a seguir e responda: o que ela representa?

Resposta pessoal. Espera-se que os(as) estudantes respondam que ela representa a sociedade escravista.

https://pixabay.com/pt/illustrations/pintura-arte-d%C3%A9cada-de-1690-80648/. Acesso em: 09 out. 2020

6. Analisando a imagem apresentada, como se caracterizava a sociedade da época?


Atividade destinada ao 6ºB




quinta-feira, 17 de junho de 2021

CRÔNICA

 

O LIXO






Luís Fernando Veríssimo

Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo.

É a primeira vez que se falam.

-- Bom dia...

-- Bom dia.

-- A senhora é do 610.

-- E o senhor do 612

-- É.

-- Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...

-- Pois é...

-- Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo...

-- O meu quê?

-- O seu lixo.

-- Ah...

-- Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena...

-- Na verdade sou só eu.

-- Mmmm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.

-- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar...

-- Entendo.

-- A senhora também...

-- Me chame de você.

-- Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim...

-- É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas, como moro sozinha, às vezes sobra...

-- A senhora... Você não tem família?

-- Tenho, mas não aqui.

-- No Espírito Santo.

-- Como é que você sabe?

-- Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.

-- É. Mamãe escreve todas as semanas.

-- Ela é professora?

-- Isso é incrível! Como foi que você adivinhou?

-- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.

-- O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.

-- Pois é...

-- No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.

-- É.

-- Más notícias?

-- Meu pai. Morreu.

-- Sinto muito.

-- Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.

-- Foi por isso que você recomeçou a fumar?

-- Como é que você sabe?

-- De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.

-- É verdade. Mas consegui parar outra vez.

-- Eu, graças a Deus, nunca fumei.

-- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...

-- Tranquilizantes. Foi uma fase. Já passou.

-- Você brigou com o namorado, certo?

-- Isso você também descobriu no lixo?

-- Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora.

Depois, muito lenço de papel.

-- É, chorei bastante, mas já passou.

-- Mas hoje ainda tem uns lencinhos...

-- É que eu estou com um pouco de coriza.

-- Ah.

-- Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo.

-- É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.

-- Namorada?

-- Não.

-- Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.

-- Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga.

-- Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.

-- Você já está analisando o meu lixo!

-- Não posso negar que o seu lixo me interessou.

-- Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia.

-- Não! Você viu meus poemas?

-- Vi e gostei muito.

-- Mas são muito ruins!

-- Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.

-- Se eu soubesse que você ia ler...

-- Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?

-- Acho que não. Lixo é domínio público.

-- Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?

-- Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que...

-- Ontem, no seu lixo...

-- O quê?

-- Me enganei, ou eram cascas de camarão?

-- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.

-- Eu adoro camarão.

-- Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode...

-- Jantar juntos?

-- É.

-- Não quero dar trabalho.





-- Trabalho nenhum.

-- Vai sujar a sua cozinha?

-- Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.

-- No seu lixo ou no meu?




Entendendo a crônica:

01 – É possível concluir, a partir da leitura do texto que:

a) O lixo produzido pelas pessoas é um dos maiores causadores dos problemas ambientais urbanos.

b) É preciso acondicionar corretamente o lixo para evitar os problemas ambientais.

c) O lixo pode ser uma fonte de informação sobre as pessoas que o produzem.

d) É possível apaixonar-se pelo lixo do outro.

02 – O texto é uma crônica porque:

a) É um texto leve e bem humorado, com linguagem acessível e marcas da oralidade.

b) É um texto leve e bem humorado, rico em vocabulário elevado e cheio de expressões antigas.

c) É um texto elaborado para ser publicado em livro e, por isso, apresenta uma ligação com o momento em que foi realizado.

d) É um texto literário e repleto de recursos poéticos, como metáforas e metonímias.

03 – Há identificação do tempo e do lugar de onde acontecem os fatos narrados?

A identificação de tempo e de lugar também é muito vaga, pois podemos apenas identificar trata-se de um prédio de apartamentos, pela forma como os personagens se referem (a senhora do 610, o senhor do 612).

04 – Onde aconteceu o primeiro encontro das personagens?

a) Dentro do apartamento.

b) Na área de serviço.

c) Na cozinha.

d) No quarto do senhor do 612.

05 – Em “Isso” é incrível! Como você adivinhou? O elemento destacado retoma qual informação no texto?

a) Envelopes no lixo da senhora.

b) Família da senhora.

c) Indiscrição do senhor.

d) Pai da senhora.

06 – De acordo com o texto, qual elemento que faz o senhor chegar à conclusão que a senhora tinha brigado com o namorado?

a) Buquê de flores jogado no lixo.

b) Carteira de cigarros amassados no lixo.

c) Fotografia rasgada.

d) Telegrama amassado no lixo.

07 – Qual a finalidade do texto?

a) Anunciar a importância do lixo.

b) Informar um fato acontecido na rua.

c) Relatar conflitos entre vizinhos.

d) Relatar um início de um relacionamento.

08 – O rompimento do namoro do homem foi revelado:

a) Pela fotografia.

b) Pelas cartas amassadas.

c) Pelo buquê de flores.

d) Pelos poemas escritos.

09 – Qual foi o pretexto utilizado pelos personagens para o início da conversa?

a) A família.

b) O lixo.

c) O namorado.

d) O pai.

10 – Na oração “Na verdade sou só eu”, o “eu” se refere a quem?

a) Lixeiro.

b) Senhor.

c) Serviçal.

d) Senhora.

11 – Todo o diálogo revela uma característica muito comum entre os habitantes das grandes cidades. Qual característica é essa?

a) Amor aos bens materiais.

b) Medo da violência.

c) Poluição das grandes cidades.

d) Solidão e ausência da família.

12 – Pelo texto, o que fez a mulher perceber que o homem recomeçou a fumar?

a) A distância do pai.

b) A morte do pai.

c) O fim do romance.

d) Os comprimidos.

13 – O diálogo introduz aos poucos, muitas informações sobre as personagens. Isso revela que:

a) Eles já se conheciam há muito tempo.

b) Eles não simpatizavam um com outro.

c) Eles possuíam hábitos em comum.

d) Eles sabiam muito da vida um do outro.

14 – De acordo com o que você compreendeu acerca da crônica, é possível afirmar que:

a) Um texto só pode ser considerado crônica se ele estiver publicado em um jornal ou em uma revista.

b) Um texto pode ser considerado crônica por apresentar algumas características peculiares a esse gênero, como a ligação a algum fato do cotidiano, as marcas de subjetividade do autor, entre outros.

c) Um texto pode ser considerado crônica sempre que for narrativo, apresentar marcas de oralidade e determinações do tempo e do lugar onde foi produzido.

15 – Observe o trecho em destaque abaixo e explique, de acordo com a sua opinião e baseado na leitura do texto, por que o autor afirma que o lixo é comunitário e social. “Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social”.

Resposta pessoal do aluno.

16 – O texto é construído com base nas informações que o cronista colhe nos lugares que percorre cotidianamente. Que fato desencadeou os acontecimentos narrados na crônica?

Nessa crônica em especial, vemos como o autor parte de um fato bem comum, do dia-a-dia, o fato de ir colocar o lixo fora, para elaborar um enredo em que os personagens acabam por interessar-se um pelo outro à partir de seu diálogo sobre o lixo.

17 – Existe marcas de oralidade nessa crônica? Confirme com um trecho do texto.

Nesta crônica, o diálogo é o elemento mais marcante de todo o texto, o que implica em uma grande presença da oralidade, através não só de marcas estruturais, como a pontuação.

Ex.: “-- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...

-- Tranquilizantes. Foi uma fase. Já passou.”



 

quarta-feira, 16 de junho de 2021

PROTAGONISMO JUVENIL


 
Atitudes para manter as boas condições de uma escola:

1. Jogar o lixo no lixo;
2. Manter as paredes sem pichações;
3. Organizar as carteiras na sala de aula;
4. Limpar a lousa;
5. Não depredar o patrimônio escolar;
6. Preservar os trabalhos expostos pelos colegas;
7. Manter as carteiras, o chão e as paredes limpas;
8. Não destruir e nem se apropriar de bens de terceiros.

ATIVIDADE - Elaboração de Cartaz TEMA: Conservação do Patrimônio Escolar. Você também pode criar frases e desenhos que expressem essas atitudes. Envie para a professora quando concluir.




Protagonismo Juvenil



 

quinta-feira, 3 de junho de 2021

ELETIVA CONSTRUINDO MEUS SONHOS





Indicação da aluna Laura 8ºB

Indicação da aluna Alanna 8º B



                     Indicação do aluno Marcos Vinícius 8ºB

terça-feira, 1 de junho de 2021

Produzindo uma campanha de conscientização

 Atividade do Caderno Aprender Sempre - Volume 2

7º ano





Giovanna - 7ºC
Tainá - 7ºB






                               





domingo, 16 de maio de 2021

Orientação de Estudos


 Diário de um organizado 

Lucy Carvalhar
 
Domingo: Eu arrumo o meu material,
 Coloco na mochila Que está limpinha e cheirosinha. 
Separo tudo com carinho Durmo cedo Para disposto acordar! 
Segunda-feira:
 Acordo bem cedinho 
 Tomo meu banho 
 Visto a roupa 
Escovo meus dentes 
 Tomo meu café da manhã 
Com leite e pão quentinho!
 Escovo meus dentes 
 Pego minha mochila 
 Despeço-me da família 
 E sigo para a escola 
Diário de um organizado 
Chego antes da hora 
Vejo os amigos Toca o sinal 
Vou para a sala de aula.
 Sento no meu lugar 
E quietinho Espero o professor! 
Ele chega, 
Cumprimenta a turma 
E inicia a explicação! 
Presto atenção, 
Tiro as dúvidas
 E faço a lição 
 Com zelo e devoção! 
Sigo todas as aulas 
Com o material organizado. 
Toca o sinal: é o intervalo!
 Que delícia de merenda
 E bate-papo com os amigos 
 Volto para a sala de aula 
 E tudo recomeça. 
O professor passa a tarefa para casa 
Afinal, aula dada, Aula estudada! 
Vou para casa Troco a roupa, 
Almoço, 
Descanso, 
Ajudo a família Nas tarefas lá de casa. 
Como um lanche, 
Faço a lição
 Que é de montão
 Mas sem ligar a televisão 
Porque preciso de concentração! 
Arrumo novamente a mochila
 Organizo meu material 
Depois vou brincar Ver Tv, 
ler ou ficar ao celular! 
Tomo banho , 
 Janto e descanso... 
Vou dormir cedo 
 Porque amanhã 
Vai ser puxado 
 E a semana está apenas começando! 
Ainda tenho a terça, a quarta, 
A quinta e a sexta-feira para muito estudar!

Sábado: É dia de passear, Brincar e me cuidar!!!

pixabay.com










sexta-feira, 14 de maio de 2021

Entrevista



Língua Portuguesa


Turmas: 7ºA, B e C 

Unidade escolar: PEI HELENA LOUREIRO ROSSI

Material: Caderno Aprender Sempre - volume 2 

Habilidade: EF67LP09 

Páginas: 11 e 12

PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA 

Chegou a sua vez de ser o jornalista que vai realizar uma entrevista.

 Para isso, prepare a entrevista.  

• Defina quem será o entrevistado. Qual é a principal característica deste entrevistado? 

• Planeje, previamente, perguntas interessantes para fazer ao entrevistado; 

• Anote as perguntas em um caderno para não esquecer; 

• Não faça muitas perguntas; 

• Deixe o entrevistado falar, escutar também é uma habilidade importante para o jornalista;

ENTREVISTA

• Registre as respostas por escrito ou por gravação em celular; 

• Quando acabar, releia suas notas ou ouça a gravação e selecione as falas mais relevantes para escrever um texto que resuma a entrevista; 

• Em seu texto, você pode escolher manter a citação direta ou indireta da fala do entrevistado; 

• Não esqueça das aspas para marcar citação direta.


Aula do CMSP  - 14/05/2021

https://www.youtube.com/watch?v=bM2uyqiY8zc




sexta-feira, 7 de maio de 2021

Aulas 13 e 14

 Elementos da conclusão do discurso Reconhecer os elementos da conclusão de um discurso;  Delimitar a conclusão de um discurso. “A primeira ...