quarta-feira, 31 de julho de 2024

Um bom discurso



01 de agosto


Aula 01

PARA COMEÇAR:

O que você sabe sobre Nelson Mandela? 



Na sua opinião, o que a posição dele na estátua revela sobre ele?
 Por que você acha que ele foi retratado assim?

PARA SABER MAIS CLICAR NO LINK ABAIXO





Como já estudamos anteriormente, nem só de um bom texto se faz um bom discurso. É preciso atentar para algumas características que vão além do que se fala, tais como: partida a postura corporal; a entonação; o ambiente em que se está; o público-alvo.


A seguir, estão os minutos finais do discurso do ex-presidente norte-americano Barack Obama após sua vitória em 2008. 

ATIVIDADE NO CADERNO:
Assista com atenção e anote uma característica que você elogiaria.


Alguns destaques textuais Sim, nós podemos! A frase é repetida, ao longo do discurso, como um bordão, e acabou se tornando uma frase de efeito do ex-presidente. Ann Nixon Cooper Citar uma ativista de destaque traz embasamento para o discurso. Minhas filhas Ao mencionar a própria família, Obama demonstra o caráter humano de sua posição. 4 5 6 Nossa chance Usar a 1a pessoa do plural envolve o público nos planos, ao mesmo tempo que demonstra sua atitude particular. Reivindicar o sonho americano O resgate a um ideal do passado liga a tradição aos planos futuros. Deus os abençoe Apelo à crença do público.
A postura corporal Gestos curtos e assertivos – Obama não gesticula muito durante esse discurso; em vez disso, mexe pouco as mãos; Olhar dividido – Para demonstrar que está falando com todas as pessoas presentes, ele vira o corpo para ambos os lados; Vestuário – Um terno é a vestimenta padrão para um presidente, mas a escolha da gravata com as cores da bandeira não é à toa; Apresentação – A barba feita, o cabelo cortado e a aparência descansada também são sinais de compromisso com o momento; Entonação – As frases são curtas e ditas de maneira pausada, para que todos as entendam, e com voz firme de quem sabe sobre o que está falando. Os leves sorrisos também ajudam.
O slogan da campanha de Obama, que mais tarde virou nome de música, livro e tema do seu governo, carrega uma poderosa mensagem. Levante exemplos de como é possível incorporar essa mensagem no seu dia a dia. A partir de suas reflexões e de seus colegas, explique oralmente o motivo de ele ter repetido essa frase várias vezes em seu discurso.

 



Aula 02 
01 de agosto
 
Reconhecendo um bom discurso
É comum as pessoas dizerem que para se escrever bem é preciso ler muito. Nesse sentido, para escrever um bom discurso, é preciso ver outros bons discursos. Na imagem ao lado, é possível ver o ex presidente norte-americano e, ao fundo, um cartaz com a frase que ele usou como slogan de campanha: "Sim, nós podemos". Não foi, necessariamente, essa frase que tornou o seu discurso bom, mas, sem dúvida, ela impulsionou a qualidade do texto. Outras frases ficaram famosas por estarem em grandes discursos, mas não foram elas que transformaram magicamente esses discursos em bons textos. Nesta aula, você vai visitar alguns desses discursos e dessas frases famosas da realidade e da ficção.

Nos slides a seguir, estão 4 exemplos de discursos. Sua missão individual será assisti-los atentamente e anotar características positivas e negativas sobre cada um deles. Em seguida, haverá um momento de discussão em grupos, então, esteja atento aos detalhes para colaborar na conversa.

ATIVIDADE NO CADERNO
 01 DE AGOSTO

Ao analisar os vídeos, fique atento a: 
• uso de frases de efeito; 
• exemplos pessoais; 
• postura corporal; 
• adequação ao público-alvo;
 • interação com o ambiente; 
• vestimentas; 
• reação do público-alvo; etc





ATIVIDADE DO DIA 01 DE AGOSTO


DISCUSSÕES EM GRUPO
REALIZAR ANOTAÇÕES NO CADERNO

Em grupos de até 5 pessoas, compartilhem suas impressões gerais a respeito de cada um dos discursos que viram. Elejam qual foi o melhor discurso e o pior discurso. Para cada um, ressalte o maior elogio e uma crítica construtiva. 
Logo depois, vocês irão apresentar isso para toda a turma.



















 (EMIFLGG02) Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materiali...